SEJAM BEM VINDOS

sábado, 25 de abril de 2009

Sangria da Barragem de Santa Cruz

Finalmente conheci a barragem de Santa Cruz na cidade de Apodi. Já não era sem tempo, pois há muito, Júnior Afonso me prometia levar-me para conhecê-la e por fim resolveu cumprir o prometido. Posso afirmar a vocês que valeu a pena a viagem. É um espetáculo que somente vendo para se compreender o que se sente diante da dimensão de água jorrando sobre a base de concreto. A barragem de santa Cruz é, como é mais conhecida (recebeu o nome de Barragem Ministro Aluízio Alves, embora este nome não tenha caído na graça do povo) é o segundo maior reservatório hídrico do RN, atingiu na madrugada de hoje seu limite máximo de armazenamento de água.
No dia 11 de março de 2002 o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e o Governador da época, Garibaldi Alves Filho inauguraram a Barragem de Santa Cruz, que está localizada no médio oeste potiguar, mais precisamente na cidade de Apodi.
Somente a natureza pode nos proporcionar momentos tão significativos e ímpares. É nestas horas que me firmo cada vez mais em minha fé e me convenço de que só Deus em sua essência é capaz de criar uma beleza tão rara e imitável como a que presenciamos em nosso meio ambiente.

Mesmo com a influência e a ação do homem, percebe-se que é apenas na natureza que está o encanto, a maestria, a beleza que só um poeta, com sua sensibilidade seria capaz de descrever.

A divina graça de Deus revelada para nós através de seu poder e da inteligência do homem.


Como em outros lugares do Rio Grande do Norte, que já tive o privilégio de conhecer, este é mais um, que certamente há a falta de investimentos na estrutura fisica (para receber visitantes e turistas) e no acesso. Penamos na viagem com a péssima estrada (parte dela), atingindo trechos quase que intrafegável. Tivemos que ir por Mossoró, tendo em vista, termos ouvido comentários que a ponte que liga caraúbas à Apodi, estaria quebrada.

Acredito que a construção de um terminal turístico e a pavimentação asfáltica do percurso que liga a Barragem de Santa Cruz a BR -405, deva ser um sonho de todo apodiense e região oestana, que ganharia em ver o importante ponto turístico dotado de uma excelente infra-estrutura.

Recomendo visita ao local. As vezes, valorizamos tão pouco nossa terra, nosso estado, nossa região, que quando nos deparamos com raríssimas belezas como essa, parece até que estamos em um outro estado e até mesmo em uma outra região.

Precisamos expandir nosso potencial. Temos que lutar contra esta mídia global, que insiste em incultir na mente do brasileiro que o nordestino é a praga do nosso país, que em nosso solo, nossa terra há apenas seca e caatinga e que a nossa raça é composta de analfabetos ou semi-analfabetos, que moram em casebres de taipa e famintos. Temos condições, beleza e capacidade econômica, intelectual e cultural para isso, basta nossos governantes resolverem investir o dinheiro público naquilo que realmente deve ser investido.

2 comentários:

  1. Pelo tamanho do post e pela quantidade de informações repassadas, logo se percebe que você, de fato, ficou encantada pela beleza do reservatório. Sobre o nome, de Mossoró inicia-se um movimento que tenta mudar o nome da Barragem para Fernando Bezerra, segundo matéria de capa do Jornal Gazeta do Oeste de hoje.

    Um abraço!!
    Sucesso!

    Itamir

    ResponderExcluir
  2. Olá Islamara, td bem???

    Olha, como vc mesma ja comentou, ixite sim falta de investimento para que possa ser expandido o potencial da barragem santa Cruz, não só no setor turístico como também na setor agrícola. Como acontece no Vale do Açu, onde a agricultura se desenvolvem e hoje mostra o potencial economico da região na agricultura, aqui, acho quepoderiamos explorar o máximo dessa fonte hídrica, onde até tenho conhecimento, não EXISTE AINDA nehum projjeto para o aproveitamento desse precioso líquido na área agrícola.

    Puxo pra o lado Agrícola por esta ser na área de minha profissão.
    Abraços...

    ResponderExcluir