SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Você se conhece?

Estava pensando em fazer um post e lembrei que nunca havia comentado aqui sobre um assunto, que muito interessa as pessoas. Pelo menos, nas conversas que tive com várias a respeito do tema a ser postado, elas sempre demonstram interesse. Vamos ao post.

Você já parou para pensar, se realmente conhece a si mesmo. Quando faço essa pergunta no diálogo, as pessoas sempre tem uma resposta pronta e acabada. "Mas é lógico". Todo mundo tem essa ilusão, não se ofenda. Posso provar-lhe que isso é realmente "ilusão", antes de você desistir de concluir a leitura do post.
Faça o seguinte: Antes de dar prosseguimento, escreva agora mesmo em um papel cinco qualidades sua... pare, pense um pouco, respire, você consegue. Não conseguiu? Diminua para três... Conseguiu? Parabéns então. Se não. Não se entristeça, é assim mesmo. Continuemos então. Escreva agora, cinco defeitos seus. Use os mesmos métodos. Pare, respire e pense. Conseguiu? Eu sei é difícil, mas não se preocupe. Proceda do mesmo jeito, diminua para três. Se conseguiu parabéns novamente. Se não, prossigamos.
O ser humano é o mais complexo dos seres existentes, não adianta, porque há coisas que nem mesmo Freud o maior psicanalista que já existiu e o mais profundo pesquisador da mente humana, teve condição de desvendar todos mistérios que circundam no cérebro humano. Todavia, ao longo dos anos, especialista nesta área vem desenvolvendo estudos, que nos ajudam a compreender o mínimo sobre o obscuro mundo da MENTE. Pesquisas antiquíssimas permitiram aos cientistas desenvolvimento de uma teoria sobre temperamentos, que revelam características inerentes aos seres humanos, que embora possam ser dirimidas, minimizadas ou maximizadas, necessitam antes serem conhecidas.
Quem nunca se perguntou por que fulano é tão inconsequente, tão "entrão", fanfarrão, tímido, caaldo, falante ou algo dessa natureza. Já ouvi diversas vezes mães que dizem, "como posso ter tido dois filhos tão diferentes um do outro" A resposta para toda essa diversidade na maneira de se comportar e reagir aos problemas enfrentados no dia-a-dia, está no temperamento.
A teoria, bem antiga como já ressaltei, defende a existência de quatro temperamentos, a saber: SANGUÍNEO, COLÉRICO, MELANCÓLICO E FLEUMÁTICO.
Cada pessoa tem mistura dos quatro tipos de temperamento, entretanto há um que predomina e determina sua forma de agir diante da vida e dos fatos. E é essa determinação que as vezes nos impulsiona a agir diante de algo de forma grosseira ou passiva, que depois nos arrependemos. Digo-lhes portanto, que se há alguma coisa em você, que acha que deveria mudar na sua maneira de ser e ainda não conseguiu, não se preocupe, há um jeito para isso, é só você querer, pois posso afirmar que há uma maneira de valorizar mais nossas qualidades e minimizar nossos defeitos.
Pelo pouco que entendo, vocês devem estar curiosos para descobrir qual o seu temperamento predominante? Se querem mesmo saber, leiam o Ad finem amanhã. Postarei neste sábado as características do sanguíneo e sucessivamente farei da mesma forma com os demais. Depois de concluído todas as postagens sobre o tema, colocarei neste espaço, um teste, para que você responda e descubra o seu tipo.
Eu garanto a vocês que muita coisa muda na gente. Temos através disso um conhecimento mais aprofundado das nossas qualidades e defeitos e com este uma melhor forma de agir, pois passamos a assimilar nossas fraquezas e forças e aprender a lidar com isso. Afff, vejo que como sempre me alonguei demais no meu escrito, rsrsrsrs. Volto amanhã com mais informações sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário