SEJAM BEM VINDOS

sábado, 11 de abril de 2009

Aulas do estado iniciam nesta segunda-feira

As escolas estaduais iniciarão as aulas nesta segunda-feira, 13/04, e, pelo que sei, nada conseguiram. Aliás, nada não, pelo que me informaram os professores da Joaquim Borges em Mossoró, os resultados de dias e dias sem aula, rendeu em apenas uma promessa, a ser posta em prática no mês de agosto. Enquanto isso, infelizmente, muito do ano letivo já foi comprometido, quem trabalha na educação sabe o quanto custa uma greve a professores e alunos, precipuamente alunos. Mas, é assim este é o Brasil, enquanto não tivermos governantes que vejam a situação sob outra ótica, tudo continuará como está. Tenho minhas dúvidas se acontecerá realmente isso algum dia, ou seja, se algum governante verá a educação como o alicerce para uma sociedade mais justa e igualitária. Como não teria a sapiência de usar as palavras adequadas para transmitir com precisão o que me aflinge, mediante a situação da nossa educação pública, escolhi uma pérola do mestre Arnaldo Jabor, que representa no todo o meu entender...

Nessas reportagens sobre a educação, as soluções são claras: verbas maiores para pagar professores, escolas construídas com segurança, bem aparelhadas tecnicamente. Mas ninguém faz. Por quê? Por que somos um dos países com o pior sistema de educação do mundo? Quais são as causas profundas dessa vergonha?
Bem, primeiro, porque educação não traz votos. Escolinhas limpas, quem liga para isso? Mesma coisa com a saúde. São problemas de puro interesse social, e isso não elege ninguém. Obras só interessam quando dão lucro eleitoral ou lucros em roubos privados.
Nas escolas, dá para roubar na construção, nas merendas, mas é coisa pouca, é mixaria. Na saúde, ainda dá para roubar bem mais, desviando remédios, com superfaturamentos, etc. Mas repensar a estrutura geral da saúde também não dá grana. E dá muito trabalho!
Bom é ganhar votos e roubar em grandes viadutos, barragens faraônicas, canais épicos. Além disso, no Brasil, como diz o Lula, desde Cabral a educação foi programada para não haver. Portugal e a burguesia secular jamais quiseram que o povo aprendesse. Educação é liberdade, entendimento, perigoso! Até o século 19, tinha de haver autorização do governo para a publicação de livros, sabiam?
Está entranhada na alma brasileira a ideia de que pobre não precisa estudar. E muita gente acha que é até melhor que sejam analfabetos. São mais fáceis de enganar, basta que saibam servir. (Fonte: http://www.colunas.jg.globo.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário