SEJAM BEM VINDOS

domingo, 19 de abril de 2009

Dia do índio

Índios - nossa origem, raça que contribuiu para nossa miscigenação e hodiernamente se encontra excluída da sociedade. Sociedade essa que viola direitos fundamentais desse povo, e, embora haja leis que os proteja do homem branco, a garantia mais efetiva e eficaz que presenciamos é o dia reservado para eles. Quem nunca ouviu falar - 19 de abril - dia do índio. Os primeiros habitantes do Brasil teve suas terras invadidas e possuídas por um povo estranho, que se apoderou e tomou conta como se fosse algo sem dono. Interessante, consideramos isso a coisa mais natural do mundo. Pensem na situação. Chega na sua casa uma outra família desconhecida e que toma tudo que é seu, aposse-se de tudo mesmo. É bem natural né!? Foi exatamente assim que aconteceu.

Para termos uma idéia, na época da invasão dos portugueses em nosso país, havia milhões de índios no Rio Grande do Norte, que foram totalmente extintos nas guerras que travaram lutando por suas terras. Isso aconteceu em quase todos os estados, que destaco o Rio Grande do Norte.


19 de abril de 1940 foi a data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Interamericano. Daí o surgimento da data comemorativa, tendo em vista, a assembléia aprovar dentre outras propostas a criação deste dia. O objetivo desta é promover o despertamento para a necessidade de se respeitar e valorizar o índio, olhando-o como ser humano, e ainda despertar as autoridades constituídas para desenvolverem estudos sobre os principais problemas deste povo e suas possíveis soluções.






Nenhum comentário:

Postar um comentário