SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Prefeitura prepara plano contra enchente

Mais uma informação relevante que o amigo Itamir enviou-me e socializo com vocês. Copio mais uma vez, ipsi liters, pois o meu tempo não me permite fazer diferente, rsrrssr.


Governador Dix-sept Rosado – A Coordenadoria de Defesa Civil (COMDEC), em parceria com a prefeitura, está realizando trabalho de prevenção, monitoramento e correção de danos causados à população, pelas chuvas que estão caindo no município ou em casos de inundações que possam ocorrer provocadas pela cheia do Rio Apodi/Mossoró.O Plano de Contingência que a COMDEC vem desenvolvendo é baseado no que aconteceu nos últimos anos, com a ocorrência de cheias nas comunidades ribeirinhas, que representam 35% da população dix-septiense. Nessa área, as inundações foram frequentes, o que ocasionou o isolamento de comunidades inteiras, perda de plantações, de criação de animais, além de casos de risco de vida humana e grande número de pessoas desabrigadas. Com todas essas perdas, se fez necessário a realização de ações que assegurassem a ordem social e a preservação da vida humana.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, as atividades visam minimizar os danos provocados pelas cheias, dar assistência às famílias desabrigadas ou desalojadas, convocar a sociedade para agir em situações adversas e proteger a sociedade de problemas relacionados com desastres ambientais garantindo a integridade física e moral da população, bem como a preservação do patrimônio público e privado.“As ações do plano abrangem tanto a zona urbana quanto a zona rural do município, já que o curso do rio estende-se de sul ao norte da cidade, atingindo todas as comunidades que habitam próximas ao leito do rio, e de forma indireta aquelas mais distantes que ficam isoladas, pois o acesso fica inviável”, relatou a prefeita Lanice Ferreira.O monitoramento do rio está sendo feito em contato permanente com as COMDECs da região para acompanhar a elevação do nível da água e da sangria dos reservatórios que deságuam no leito do rio Apodi-Mossoró. O secretário de Desenvolvimento Rural, Sanimarcos Firmino, declarou que o órgão vai ficar a disposição da população, e que serão feitas visitas às comunidades ribeirinhas para conversar com moradores, para fazer um levantando de possíveis casos de perda de lavouras, bem como para fiscalizar e acompanhar o serviço de canoas nas passagens.

Com o aumento das águas do rio Apodi/ Mossoró, várias canoas já foram instaladas para passagem de moradores nas comunidades ribeirinhas, além de estudantes que precisam realizar a travessia para chegarem às escolas. Neste fim de semana, a prefeita Lanice Ferreira realizou a entrega de coletes salva-vidas, como forma de proteger as pessoas que utilizam o serviço de canoas. O telefone para contatos e chamados de emergência é o 3328-3908, que fica na Secretaria Municipal de Obras, situada a Rua Padre Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário