SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A contribuição do nosso amigo JP sobre a reforma ortográfica. Leiam e se atualizem.

“TIRA-TREMA”
Olá, amigos(as)! Para discutirmos as novas regras ortográficas do nosso idioma, vamos partir da mais simples, por ser definitiva: a que trata do trema.
Existe uma letra do nosso alfabeto que aparece muito unida a outras: trata-se do “u”. Não são poucas as palavras em que ele figura em sílabas juntamente com o “q” e o “g”. Apesar disso, não é sempre que o som da letra “u” aparece em tais casos. Nas palavras leque, líquido e guerra ela não é pronunciada, visto que formam dígrafos (ocorrência de duas letras com um só som).

Para facilitar a comunicação dos falantes, existia o trema (que não era acento, apenas marcador diacrítico), aqueles “dois pontinhos sobre o u”, o qual servia para indicar que, em algumas palavras, ela era pronunciado, por exemplo: conseqüência, eqüidade e qüinqüênio.

Com a Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, o trema deixa de existir. Assim, as palavras anteriormente citadas como exemplo, passam a ser grafadas, respectivamente, da seguinte forma: consequência, equidade, e qüinqüênio.
Outros exemplos:
COMO ERA
COMO FICA
agüentar
aguentar
argüir
arguir
bilíngüe
bilíngue
cinqüenta
cinquenta
delinqüente
delinquente
eloqüente
eloquente
freqüente
frequente
lingüeta
lingueta
lingüiça
linguiça
sagüi
sagui
seqüência
sequência
seqüestro
sequestro
tranqüilo
tranquilo

MAS, ATENÇÃO! O trema continua sendo usado quando ocorrer em substantivos próprios (nome de pessoas e lugares) e seus derivados e em palavras de outras línguas que o utilizem, como a francesa, a grega e a alemã. Exemplos: Müller, mülleriano, hören e vergüenza..

É possível que surja a pergunta: Como saber se se pronuncia ou não o “u” em algumas palavras, descaracterizando o dígrafo (ocorrência de duas letras com um só som)? Bem, essa marca da oralidade vai depender do conhecimento vocabular do falante, já que na escrita não teremos mais a marca gráfica que a sugeria, qual seja, o trema.

Eis mais uma dentre as várias razões para sugerirmos a busca de informações, através da leitura de jornais e revistas, ouvindo ou assistindo a noticiários, ou por outros meios nos quais se tome como base o uso da norma padrão da Língua.

Um forte abraço!
Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário