SEJAM BEM VINDOS

sábado, 13 de junho de 2009

Lanice quer apoio de órgãos para construção de uma cerca

Matéria publicada no Jornal de Fato, e, enviada a mim por email pelo assessor de Comunicação Itamir Vieira.

FOTO DO BLOG DE HUGO OLIVEIRA














"GOVERNADOR DIX SEPT-ROSADO - Quem trafega pela rodovia RN 117, sentido Governador a Mossoró e Governador a Caraúbas, já está acostumado a se deparar com carcaças de animais ao longo da estrada, devido aos inúmeros acidentes envolvendo animais e veículos automotores.
Segundo a Prefeitura Municipal, 95% dos acidentes ocorridos nesses dois trechos são causados por animais e muitas vezes são fatais, levando ao óbito inúmeras pessoas, como foi o caso mais recente do fotógrafo mossoroense Shampoo.
Para evitar os atropelamentos dos bichos e ao mesmo tempo prevenir acidentes com pessoas em função da presença dos mesmos nas pistas, a prefeita Lanice Ferreira está buscando apoio com órgãos e com o Governo do Estado para construção de cercas de proteção ao longo da RN 117.
Segundo a prefeita, o município já iniciou o serviço de corte da vegetação, que fica nos acostamentos da RN 117, dentro da área do município e junto ao DER encaminhou uma reivindicação para a melhoria da sinalização, como também de recapeamento de trechos deteriorados com as chuvas.
De acordo com Lanice, ao longo dos dois trechos da rodovia, que são limites do município com Mossoró e Caraúbas, estão instaladas inúmeras pequenas propriedades rurais e comunidades, os quais concentram sua produção na pecuária, 98% desses produtores rurais instalados às margens da RN 117 são de baixa renda e sua produção destina-se exclusivamente à sobrevivência da família, tornando difícil exigir deles a construção de cercas de contenção.
"Muitos desses donos de rebanho estão respondendo a processos de indenização por prejuízos a danos causados a proprietários de veículos que circulam na RN e que os prejuízos causados através de morte de animais ou de pessoas, além dos dados causados a veículos, têm dado origem a processos judiciais, comprometendo seriamente as finanças e economia dos pequenos produtores rurais", esclareceu Lanice".

Quem trafega todos os dias na Rn 117, inclusive a noite, (como eu) agradece a iniciativa e torce para que isso seja concretizado o mais breve possível.



2 comentários:

  1. Muito pertinente o post acima. Realmente, fazendo uma breve busca mental lembro-me de muitos acidentes provocados por animais na pista e lembro-me da pouca sinalização, em alguns trechos mesmo inexistente. É importante e plausível a iniciativa da PMGDSR no sentido de melhorar as condições da via e trazer proteção. Enquanto não se consegue, é preciso se fazer educação nos comunidades rurais, no sentido de os próprios agricultores tomarem providências para diminuir o tráfego desses animais.

    ResponderExcluir
  2. Pertinente também o seu comento Caio. Agradeço a interação e participação e desejo que continue aqui sempre ad finem.

    ResponderExcluir