SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um pouco da Assembléia de Deus em Dix-sept

No dia da inauguração da igreja fui incubida de elaborar uma espécie de crônica que resumisse um pouco da história da Assembléia de Deus em Gov. Dix-sept Rosado. Depois da minha explanação naquele dia, várias pessoas me pediram a cópia do texto. Assim, para facilitar a minha situação, publico ipsis literis o texto que escrevi e os que desejarem podem imprimir. Eis o texto:

60 anos da Assembléia de Deus

Sessenta anos. Sessenta anos de lutas, adversidades, ventos contrários, óbices, mas também, sessenta anos de sonhos, de realizações, de conquistas, vitórias e contribuição. Contribuição para restauração e transformação de vidas, de lares, de famílias. Em suma, contribuição para uma sociedade mais justa. São sessenta anos fazendo história.

Quantas lágrimas, quantas noites de sonos perdidas, quantas perseguições, quantas barreiras e obstáculos enfrentaram os nossos antecessores, para que hoje tivéssemos o direito de estarmos aqui, gozando das festividades desta inauguração. Quantas orações subidas ao alto, quantas súplicas, quantas pessoas se foram desejando, almejando presenciar o que estamos vivendo e não puderam. Quantas noites negras precederam este dia. Apesar de hoje ser dia de festa, de alegria, não podemos esquecer-nos do sofrimento dos que nos antecederam para que chegássemos aqui, afinal, eles construíram esse momento também.

Todo esse sucesso iniciou-se no dia 06 de fevereiro de 1944, quando José Laurindo, que já sentia a chama do Espírito, desejando assistir um culto e aceitar a Cristo como seu Salvador, saiu sozinho para a cidade de Mossoró e lá entregou sua vida ao Senhor.

Depois disso, a chama do evangelho não parou, expandiu-se dia-a-dia alcançando vidas, atingindo pessoas excluídas pela sociedade e transformando-as em pessoas de bem.

A primeira Escola Dominical de nossa igreja foi dirigida por José Laurindo, primeiro crente de nossa cidade, debaixo de um pé de juazeiro, vizinho a casa do Sr. Adelino. Anos depois Deus usou servos fiéis, para unirem-se em prol da construção de um templo. Foram dias difíceis, mas Deus concedeu vitória e no dia 26 de junho de 1949, o primeiro templo da Assembléia de Deus de Gov. Dix-sept Rosado foi inaugurado. Com certeza, a felicidade de outrora, não diferia desta.

Atualmente, a Assembléia de Deus é a maior congregação evangélica de nossa cidade e já passaram por aqui inúmeros homens de Deus, pastores que contribuíram para nosso crescimento.

Os pastores que atuaram em nosso campo foram José Laurindo, José Juvêncio da Silva, Severino Dantas Praxedes, José Ribamar do Vale, Francisco Torquato, Vicente Batista da Silva, Alfredo Luiz de Melo, Cícero Gomes Teixeira, Manoel Gomes do Nascimento, José Demézio da Silva, Valdemar Félix Sobrinho, Francisco Raimundo da Silva, José Ribamar da Costa, Antonio Ferreira, Manoel Ferreira Filho, Omar Lopes Sampaio, Daniel Faustino de Lima e atualmente Francisco Coriolano.

Com certeza, cada tijolo elevado neste templo hoje, tem o suor dos homens de Deus citados, que Deus reservou para ajudar e colaborar com o crescimento desta obra. Todavia, não há como deixar de citar duas pessoas queridas que deram azo para o grande acontecimento do dia. O amado Pastor Daniel, que com seu carisma e dedicação, conquistou o povo dix-septiense, prestou relevante serviço aos nossos munícipes e iniciou esta grande obra que hoje se mostra.

Outra pessoa que não poderíamos em hipótese nenhuma deixar de citar, é o nosso também querido e amado Pastor Coriolano, que chegou a nossa cidade e conquistou nossa confiança, fazendo-nos segui-lo em sua ousadia e coragem para construção deste belo templo. Se não fora esta ousadia, de certo que esse sonho não teria sido realizado. Quando ninguém mais acreditava ser possível, frente os óbices que surgiam, ele cria que Deus tudo podia e que no momento certo providenciaria o necessário, e, não foi diferente. É certo, que por vezes, pensamos que não iríamos conseguir, eram tantos obstáculos que se levantavam e as dificuldades financeiras que arrasavam com os nossos sonhos, mas, o pastor Coriolano, nunca desistiu e nem desvaneceu, pelo contrário, encorajava-nos para persistir mesmo com todas as lutas.

Foram esses dois homens de Deus que foram reservados para contribuir significativamente para a construção de um sonho que hoje é realidade.

Louvamos a Deus por mais essa vitória alcançada e rogamos que esta nossa conquista estenda-se em benesses para toda a comunidade dix-septiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário