SEJAM BEM VINDOS

domingo, 4 de outubro de 2009

Aulas da UERN só retornarão nesta terça-feira

Morte de ex-reitor suspende as atividades administrativas e acadêmicas da UERN nesta segunda-feira.

Depois de um mês de recesso, a UERN retornaria suas atividades neste dia 05/10, todavia o retorno foi transferido para a próxima terça-feira, 06/10. O adiamento se deu devido ao decreto de luto oficial por três dias, em decorrência da morte do primeiro reitor da aludida instituição, João Batista Cascudo Rodrigues.

O atual reitor Milton Marques, além de ter decretado luto oficial, também suspendeu as atividades desta segunda-feira.

João Batista morreu neste sábado em Brasília. "O reitor Milton Marques de Medeiros lamentou a perda do ilustre professor e destacou que a sua história se confunde com a da própria universidade, tendo prestado relevantes serviços nos momentos mais cruciais, fincando os alicerces para que a Instituição pudesse dar passos significativos no seu futuro". (Fonte: http://www.uern.br/administracao/agecom.asp?menu=noticia&notid=1918..)

Deixo abaixo uma homenagem ao ex-reitor, deixada pelo professor Romero e publicada no blog http://espacouern.blogspot.com/

HOMENAGEM A JOÃO BATISTA CASCUDO RODRIGUES
"Sem sombras de dúvida foi a educação e a cultura que ocuparam as preocupações proeminentes nas batalhas travadas por João Batista Cascudo Rodrigues, homem que soube honrar tradições e lutas historicamente efetivadas na sagrada terra de Santa Luzia do Mossoró.

Ousou sonhar enriquecer e abrilhantar Mossoró com instituições de ensino superior, e, com afinco e determinação, teve o pioneirismo em idealizar os primeiros alicerces da futura Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, da qual foi primeiro reitor. Escritor brilhante, dedicado, amante do conhecimento e de todas manifestações artístico-culturais, respeitando-a de forma culta e altiva, João Batista Cascudo Rodrigues ainda foi um dos principais responsáveis pela criação do Instituto cultural do oeste potiguar.

No ensejo da formação das mitologias do "País de Mossoró", João Batista Cascudo Rodrigues ergue-se a pedestal em que se igualam figuras como Graf, Jeronimo Rosado, Rodolfo Fernandes, Lauro Reginaldo, Dix-sept, Vingt-un".

José Romero Araújo Cardoso
Professor do Curso de Geografia da UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário