SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ellen Gracie volta ao TSE

Para abrilhantar mais uma vez o TSE, com seu charme, beleza, feminilidade e acima de tudo sapiência, Ellen Grace volta agora como ministra substituta. Eleita por unanimidade pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, Ellen Grace, no ano de 2000, foi a primeira mulher a integrar a Suprema Corte do Brasil desde a sua criação, nomeada pelo ex-presidente Fernando Henrique cardoso.
Dessa vez, Ellen Grace volta ao TSE como Ministra Substituta. Eleita por unanimidade pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira, Ellen Grace assume o lugar vacante, deixado pelo o falecimento do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, ocorrida no início de setembro.
Ellen Gracie foi vice-presidente do Supremo, em junho de 2004, tendo antes disso, atuado na Corte Eleitoral, entre 2001 e 2004.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é composto por sete membros, com mandatos de dois anos: três dos sete ministros são eleitos entre os membros do Supremo Tribunal Federal; dois entre os membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ)); e dois são nomeados pelo presidente da República, escolhidos entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral e indicados pelo Supremo.

Na escolha de cada ministro efetivo, se elege também um substituto, escolhido pelo mesmo processo e advindo da mesma origem.

Hodiernamente, os ministros do Supremo que atuam no TSE como efetivos são os ministros Carlos Ayres Britto (presidente), Joaquim Barbosa (vice-presidente) e Ricardo Lewandowski. Os ministros Marco Aurélio, Cármen Lúcia Antunes Rocha e agora Ellen Gracie são seus substitutos.

2 comentários:

  1. É realmente um enorme ganho para o STE e para os precessos eleitorais ter a Ellen Gracie como Ministra Substituta. Impressiono-me cada vez que a ouço falar, gentil, calma, centrada, INTELIGENTÍSSIMA, elegante. É um exeplo a ser seguido. Islamara, você deve se sentir orgulhosa, em primeiro lugar por ser mulher e em segundo por ser colega de profissão. Paz e bem pra você e família. Reafirmo: seu blog está em minha lista de leituras diárias obrigatórias. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua interação neste espaço, fico muito feliz em poder contribuir de alguma forma para o povo dix-septiense. Sinto-me honrada em ter pessoas queridas, utilizando o ad finem como leitura diária. Sua presença aqui muito me honra, saber que muitos dix-septienses aderiram a esse espaço. Sinta-se sempre a vontade para deixar seus comentos.
    Obrigada...

    ResponderExcluir