SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

INCÊNDIO EM GOV. DIX-SEPT

Estivemos agora a tarde na zona rural de nosso município, para averiguar informações, de que estaria havendo um incêndio nas imediações do abatedouro municipal. Ao chegarmos no local, constatamos que a situação era mais grave do que se imaginava. Os dois lados da RN 117, estava tomada por focos de incêndio. A fumaça era vista a distância e os moradores se mostravam muito preocupados. A situação se tornara mais preocupante, devido a proximidade dos focos com os oleodutos da petrobrás e o gaseoduto da empresa Poty Gás, localizado vizinho as empresas produtoras de cal, UNIMIM e Mineração Ouro Branco. Ambas, possuem paiol de pólvoras, que aumentam significativamente o risco de explosões no local.

O vice-prefeito Júnior Afonso, que foi avisado por telefone do ocrrido, antes de chegar ao local entrou em contato com o corpo de bombeiros, visando evitar maiores prejuízos. Ficamos de avisar novamente, depois de analisarmos se a situação realmente merecia uma atenção maior, e assim o fizemos, todavia, o corpo de bombeiro já se encontravam em campo, na cidade de Baraúnas, só podendo dirigir-se ao nosso município no período da noite.

As áreas devastadas pelo incêndio é perceptível nos dois lados da rodovia. Cidadãos residentes daquela localidade estão apavarados, considerando que o fogo atingiu a propriedade do senhor Antonio de Batista, parte da propriedade do ex-vereador Ismar Pio de Morais e outras terras vizinhas. O fogo, que se iniciou por volta das 10:00 se alastrava no sentido do Sítio Bonito.

O Secretário de Meio Ambiente, Sandoval Olegário, que já tinha sido acionado pela Prefeita Lanice Ferreira, se encontrava no local, comandando o serviço de combate ao fogo, com o trator da prefeitura e vários carros pipas. Ressalte-se que a atuação do secretário foi de grande relevância, uma vez que evitou que o fogo se alastrasse em direção a comunidade de Gangorrinha.

Carro pipa na propriedade do Sr. Antonio de Batista, que teve inúmeros danos com 70% de suas cercas destruídas pelo fogo.

Área devastada pelo fogo.

O fogo se alastrando em direção ao Sítio Bonito.

Senhor Antonio Batista, estarrecido com a situação, dizendo que nunca tinha vivido algo parecido, pois o fogo ficou a poucos metros de sua casa e da casa de sua filha. Conversando com sua filha, ela me falou que havia retirado os filhos de dentro da residência e também, todos os documentos da família, temendo o pior.

Mais área atingida pelo fogo.

Carro pipa chegando no local do incêndio para reforçar o trabalho de combate ao fogo.

Em vários trechos no caminho que vai a cidade de Caraúbas era possível ver áreas devastadas pelo fogo e focos de fogo em vários lugares.
Fumaças eram vistas de vários lados, como se o fogo fosse tivesse se alastrando cada vez mais.
Sinceramente, fiquei muito atemorizada, lembrando daqueles incêndios de grande proporção que vemos na TV. O matagal seco contribuia para que cada vez mais o fogo se estendesse. Era algo realmente assustador.
Carro pipa, que já estava no local quando chegamos.

O trabalho prestado pelo pessoal das Secretarias foi muito importante. Nas imediações das casas no Sítio Gangorrinha o fogo foi logo controlado pelos carros pipas da prefeitura. Quando chegamos no local, os moradores ainda estavam todos atemorizados, temendo que fosse necessário sair de dentro de suas casas, caso o fogo não viesse a ser detido. Todavia, pelo menos esse fato já foi evitado.

Agora no final da tarde, quando eu ainda encerrava esse post, devido a lentidão da net aqui, fato que dificultou fazer o upload das fotos, o fogo continuava se expandindo no sentido da base da Petrobrás, naquelas circuvizinhanças. Esperamos que a situação seja dirimida o mais rápido possível. Aguardamos ainda, o Corpo de Bombeiros e a qualquer momento traremos mais informações a respeito.

2 comentários:

  1. ei isalamara
    sandoval é secretario de meio ambiente ñ de desenvolvimento rural

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela colaboração amigo, já está consertado meu engano.

    ResponderExcluir