SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR

Hoje pela manhã, quando vinha aqui para Mossoró pensava sobre o dia de hoje, sobre esta data comemorativa e fiquei a meditar se faria alguma menção da mesma. Ando meio que desencantada com a falta de reconhecimento que a nossa classe sofre atualmente. Há muito que sofremos um espécie de discriminação por parte do poder público e isso tem provocado, não apenas em mim, mas em muitos colegas de trabalho, uma certa revolta.

Há bem pouco tempo, ser professor era garantia de ser respeitado, honrado e porque não dizer, que era sinônimo de status. Hoje, principalmente depois da maquiavélica atitude de Lula, em implementar um mísero piso salarial para o professor, sem conceder a devida condição para que os municípios e estados o concretizem ficou ainda mais difícil de aceitarmos certas coisas que sobrevêem sbre nossa profissão.
Não que eu tenha esperado muito desse piso, não de forma alguma. Uma idéia vindo de quem veio, de alguém que nunca se preocupou nem com sua própria formação, não daria pra ser diferente. Sabia que tudo isso não passava de mais uma estratégia política para angariar votos e garantir a propagação de um curral eleitoreiro, que comumente vive e sobrevive de promessas e juramentos nunca cumpridos.
Bem, mas hoje é o nosso dia, e, apesar dos pesares, sinto uma imensa felicidade e alegria de dizer que sou PEDAGOGA. Tenho ainda, muito prazer em saber, que muitas vezes contribuímos de alguma forma para o crescimento e desenvolvimento de alguém. Sou grata a Deus pelo sonho que tinha desde criancinha de ser professora, sonho este que me fez persistir nos meus ideais e me tornar a ser o que sou hoje. Mesmo considerando os óbices da profissão tenho enorme prazer em dividir os conhecimentos que adquiri ao longo de minha caminhada e de constatar dia-a-dia, que também aprendemos com os nossos alunos.
No que pertine a minha classe, vejo que ainda temos que crescer muito, temos que aprender deveras, principalmente, aprendermos a ser mais coorporativistas, mais unidos, mais engajados, caso contrário, sucumbiremos. Necessitamos ter objetivos definidos, claros e comuns do que queremos e ousarmos lutar por eles. Ressalte-se também, que necessário se faz que reconheçamos o nosso potencial e a nossa importância, para somente depois exigirmos que a sociedade também o faça.
Neste diapasão, quero tão somente, parabenizar a todos nós, nós que já fazemos parte de muitas vidas, que já contribuímos com muitas famílias através de nosso esforço e dedicação. A todos os meus colegas professores e professoras dix-septienses recebam neste dia o abraço desta que há 13 anos luta pelo mesmo ideal que vocês, uma sociedade mais livre, mais feliz e mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário