SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 27 de julho de 2009

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Desde de 2007 que o Ministério da Educação empreende ações no sentido de melhorar a qualidade do ensino, através dos Planos de Metas de Compromisso Todos pela Educação. Aderindo a esse Plano, estados e municípios elaboraram os Planos de Ações articuladas - PAR, os quais possibilitou a reflexão de suas necessidades e aspirções, podendo neles inserir as prioridades ansiadas por cada realidade.

Com o intuito de atender as necessidades especificadas nos planos e garantir a formação exigida pela LDB, o Ministério da educação desenvolveu o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, que segundo o a plataforma Paulo Freire "é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a de autonomia dos entes federados".

Através do Plano será oferecido aos professores da rede pública cursos de licenciatura plena, para aqueles que ainda não tem ou ainda para os que desejam mudar a área de atuação. Uma outra intenção do MEC é ofertar também, Especialização e Mestrado para os professores que intentam ampliar os seus horizontes.

Esta manhã o Secretário Municipal de Educação, Francisco de Assis Araújo Silva, reuniu-se com os professores efetivos do município para o repasse da informações necessárias. A priori os professores interessados devem realizar sua pré-inscrição no sitio do MEC - http://www.mec.gov.br/, no espaço denominado Plataforma Paulo Freire http:/freire.mec.gov.br, onde se poderá também cadastrar ou atualizar o currículo.

A nossa cidade ficou no polo de Mossoró, assim, os cursos serão ofertados pela UFERSA E UERN, nas quais já disponibilizam, agora neste semestre, 30 vagas para Ciências Biológicas e 30 para Educação Física na UFERSA, 25 para Matemática, 25 para Física e 25 para Química na UERN. De início todos os cursos serão presenciais, podendo ainda haver, de acordo com demanda, cursos à distância.

Outras vagas que serão disponibilizadas, a posteriori, e os respectivos números, serão: 60 para Matemática, 30 para educação Física, 30 para Ciências, 30 para Biologia, 30 para Física e 90 para Pedagogia.

Para quem deseja fazer especialização ou Mestrado deverá esperar mais um pouco, pois os referidos cursos ainda não estão disponibilizados na Plataforma Paulo Freire, todavia mesmo assim, deverão efetuar o cadastro na sitio do MEC e aguardar pela disponibilização dos mesmos.
Quaisquer outras informações, trarei aqui.



Um comentário:

  1. ACHO INJUSTOOS CURSOS SEREM SOMENTE PARA PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICAS. PORTANDO DEVERIA TAMBÉM DÁ OPORTUNIDADE A TODOS SEM DISDINÇÃO.

    ResponderExcluir