SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Meninos na rua ou meninos de rua????

Há alguns dias que desejo fazer um post, sobre uma situação preocupante que estamo vivendo em Dix-sept Rosado, todavia o tempo ainda não tinha me permitido. Fazem algumas semanas, que venho observando um fato em nossa terrinha, talvez, ou com certeza, alguém já tenha percebido. Talvez isso seja até comum para algumas pessoas, contudo pra mim não.
Fazem alguns dias, que eu e minha cunhada Amanda passando em uma das ruas de nossa cidade, a noite, encontramos com cerca de 10 a 12 crianças juntas, nas proximidades do parque de diversão. Crianças que variavam de 05 a 10 anos e nenhum adulto por perto. Elas transitando no meio da rua, como se fosse a coisa mais natural do mundo, tivemos que parar o carro e esperar que elas tivessem a boa vontade de nos conceder a passagem, (se bem que isso em Gov. não é novidade, adultos agem da mesma forma ou pior).

Bem o fato é que comumente vemos essa realidade de meninos transitarem pela cidade sozinhos. Sábado a tarde, íamos novamente, Amanda e eu, na rua Padre Florêncio, quando percebemos três crianças pequeninas, na faixa etária de 03 a 05 anos, (não mais que isso, podem ter certeza) atravessando a esquina da Promotoria para o Posto de Saúde. Aguardei que viesse algum adulto atrás daquelas crianças, não poderia acreditar no que os meus olhos viam naquele momento. Grande ilusão a minha, não havia ninguém, eles estavam realmente sozinhos, sujos, assanhados e não tenho certeza se estavam pelo menos calçados.

Fiquei triste com aquela realidade cruel. Será que já temos meninos de rua? Onde estariam os pais ou responsáveis daquelas crianças? Onde estão? O que estão fazendo que não cuidam da coisa mais preciosa que existe nessa terra, que são os filhos? Se as crianças estão nessa situação de total liberdade, de se fazer o que quer, como a escola continuará impondo limites e regras, para alguém que não as têm de forma nenhuma? Qual será o futuro dessas pobres crianças? E destes pais? E deste país?

É lamentável, mas estamos vivendo um total descaso com as crianças de nosso país e isso chega com toda força no interior. Coisas que há 05 anos atrás não víamos, estamos vendo. A inversão de valores que chega a nos causar espanto, atinge asa famílias de forma degradante e assustadora. Os papéis se invertem e ninguém não sabe mais quem é filho e nem pai. A sociedade hodierna corrompe aos poucos os valores de forma a causar um mal talvez nunca visto antes.
Até quando viveremos em mundo que VALOR não passa de caretice? Até onde iremos neste total descaso e relatividade com o certo e o errado. A relativização tem acarretado muitos males e não percebemos. Não há mais nada absoluto, tudo é relativo e depende do ponto de vista de cada um. Enquanto isso, a sociedade se degrada dia-a-dia e nós achamos isso interessante.
É, nem sei porque cheguei a tudo isso, não pretendia realizar um post alongado e enfadonho. Queria tão somente registrar minha indignação diante de um fato grotesco e malvado. Fato que tem alcançado pessoas inocentes, que não merecem, que precisam de cuidado, carinho, ensinamento e amor, mas ao contrário disso, recebem o abandono. Eita Brasil...


Nenhum comentário:

Postar um comentário