SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Penitenciária de Mossoró foi inaugurada

Conversando pela manhã com o Professor Miguel Borges fui informada que a Penitenciária Federal de Mossoró seria inaugurada hoje. Interessante é que todos os dias estou em Mossoró e não ouvi nenhuma divulgação do evento. Não que eu entenda que este fato merecesse destaque, todavia, não resta dúvida de que é um empreendimento relevante, digo relevante e não benéfico, para o município.

Adentrando no metiê de benefício ou malefício diria, que essa é uma discussão alongada e maçante, mas não menos importante. Hoje, apesar dos empregos diretos e indiretos proporcionado pelo empreendimento, a incerteza e o medo que circundam os moradores de Mossoró e região não é pequeno. O que a presença de prisioneiros de alta periculosidades trará para nossa região? As opiniões se dividem frente a discussão, só o tempo irá dizer, se bem que não é difícil se imaginar.

A solenidade contou com a presença do Diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, Airton Michels, e do diretor do Sistema Penitenciário Federal (SPF), Wilson Salles Damazio.

As penitenciárias federais funcionam desde 2006, são elas: a de Catanduvas (PR) e de Campo Grande (MS) que abrigam atualmente 275 presos de diversos estados. Para transferir um detendo do sistema penitenciário estadual para o federal, as autoridades estaduais devem pedir autorização à Justiça. Em junho, foi inaugurada a penitenciária federal de Porto Velho, em Rondônia, que já conta com 39 detentos.

A quarta a ser inaugurada, a penitenciária de Mossoró faz parte do Sistema Prisional Federal, projeto elaborado pelo Ministério da Justiça para assegurar melhores condições aos presos de justiça e também garantir uma maior tranquilidade as pessoas, pois segundo Airton Michels as penitenciárias federais são totalmente seguras e não põem em risco os moradores das cidades que as sediam.

A quinta e última penitenciária que engloba o intento começará a ser construída ainda este ano em Brasília.

Espera-se que ainda este mês Mossoró receba os novos prisioneiros. Esperemos para ver quem serão os novos e famosos hóspedes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário