SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 24 de março de 2010

I Conferência Municipal de Esporte

Sábado passado, 20/03, estive presente na I Conferência Municipal de Esporte e fiquei deveras emocionada com o que vi. Já participei de várias conferências que estão sendo realizadas no Município, todavia, esta teve um cunho especial, ao meu sentir, o público ali envolvido.  Imagem0138Fiquei híper feliz de ver crianças, adolescentes e jovens envoltos e absorvidos no que ali se falava. Demonstrava sede de ver aquilo tudo acontecer. Percebi naquele momento, não que eu não soubesse, mas aquilo me fez ver de forma concreta, que reside no esporte o grnde interesse dos jovens, que esse é o caminho de conquistá-los e afastá-los das drogas, dos vícios, dos crimes.Imagem0139

Sentei ao lado de uma criança e abordei-a, perguntando-lhe como ele soube daquele evento e o que queria ali. Ele de pronto respondeu-me que tinha sido convidado por uns amigos, que disseram que iria haver um ‘negócio’ do esporte e que era pra todos eles irem. 

Imagem0147 Naquele instante fiquei pensando que o esporte, além de fazer um bem danado a saúde, agrada a gregos e troianos, pois abrange uma diversidade de meios de diversão como nenhuma outra atividade. Tem modalidades pra todo gosto e é nisso ai que Gov. Dix-sept precisa investir. Precisamos dar um norte na vida de nossas crianças e jovens, mostrar-lhes que há diversas formas sadias de se gastar energia, de se divertir. É imperioso que nossa sociedade se preocupe com as crianças e jovens de hoje, não apenas pelo fato de elas serem o nosso futuro, o nosso amanhã, mas também é claro, e não menos importante, porque elas merecem nossa atenção e requer um cuidado mais específico, mais direcionado. Imagem0141

Falando do esporte, não posso deixar de parabenizar mais uma vez, meu amigo Zé Emídio, Secretário Municipal de Juventude e Esporte, pelo brilhante papel que tem desempenhado à frente da supracitada pasta. José Emídio é um militante incansável, que tem se destacado em vários momentos em nosso município. Tem sido uma voz forte e atuante em todos os sentidos e faz por merecer o nosso reconhecimento. Parabéns Zé Emídio, você merece.

Imagem0134

Parabenizo também, a Secretária Municipal de Planejamento, Amanda Carlos, que tem prestado um brilhante serviço na pasta que ocupa. Em todas as conferências que fui, Amanda estava lá, a frente de tudo, atuante, sem falar que tenho conhecimento de que ela está sempre envolvida no planejamento e organização desses eventos. Não tinha dúvida de que ela desenvolveria um bom trabalho, conhecemos sua competência e capacidade e não poderia ser diferente. Assim, seria injusto, não reconhecer aqui seu mérito, por talvez, para alguns, figurar parcialidade de minha parte. Parabéns Amanda, você hoje faz jus ao nome da pasta que ora representa. Por muito tempo esta referida pasta sofreu, digamos que, de inércia.

Imagem0151 Outra observação minha, durante o evento aqui especificado, que aqui também faço destaque, é a constante presença de três edis e ausência dos demais. Os vereadores Ricardo Martins, Edmar Carlos e Antonio Freire, em todas as conferências que participei os vi presentes, isso demonstra a preocupação de quem realmente deseja ver algo de melhor acontecer. Portanto, ressalto, que evento aqui aludido é algo de extrema relevância e entendo que seria necessário ter mais atenção por parte de nossos representantes e de toda sociedade.

Inclusive, em relação a participação da sociedade como um todo, nas conferências municipais, gostaria de ressaltar, que a despeito de sempre serem muito participativas, ainda se carece que as pessoas valorizem mais um evento desse naipe. São oportunidades que não podemos deixar passar, que não devem ser desperdiçadas. Comumente reclamamos que as mudanças só vêem de cima para baixo, contudo, quando temos a oportunidade de participar, de sugerir, planejar, discutir o que entendemos ser o melhor pra nossa cidade, por algum motivo bobo, não valorizamos.

Imagem0144

Temos que ter a consciência de que há realmente o direito de questionar, criticar, falar, colocar a boca no trombone, gritar aos quatro cantos da cidade, como queiram dizer. Todavia, temos que compreender nosso papel de cidadão ativo e participante nos problemas de nossa cidade. Participar e buscar por melhorias para nosso município implica muito mais em simples palavras, implica em participação ativa e concreta. Falando nisso, lembrei-me que senti a falta do amigo e blogger Jocigleuson Alves na conferência, pois o vi, recentemente fazendo uma reclamação sobre a situação do esporte local e acho que ele deveria ter aproveitado o ensejo, para criticar e sugerir as melhorias que julga necessário. Foi realmente, ao meu sentir, uma oportunidade ímpar, perdida por ele e por todos os que se dizem desportistas de nosso município.

E pela prolixidade do post, chego ao fim. Está dado o meu recado. 

Um comentário:

  1. Concordo com vc Islamara, a Conferência do Esporte foi um sucesso, fui dar uma olhada, juntamente com minha amiga Lucia Paiva, constatamos não só a presença das crianças, como também a presença feminina. Lucia me disse que o pessoal do Basquete está dando nota mil a Zé Emídio, tanto pelo apoio, como pela facilidade do dialógo que eles tem na Secretária. O que vc falou sobre Amanda é veridico, ela é uma pessõa muito competente. Em certo momento da Conferência, eu vi ela Amanda, Junior Afonso e Zé Emídio conversando, eu disse a Lucia, pense em três pessõas que não gostam de adular a poder, por isso eles merecem respeitos.
    Cesar Aquino - cesaraa.22@hotmail.com

    ResponderExcluir