SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 29 de março de 2010

Esperança FM - esclarecimentos

Passando por alguns blogs, agora a pouco, vi um post no The Place, que julguei importante repassar aos meus web leitores. O post se refere a Esperança FM, rádio comunitária de Gov. Dix-sept Rosado, que falta bem pouco para ser inaugurada.

Sou conhecedora e acompanho a luta de alguns dix-septienses (que já que perpassam anos) para implementação de uma rádio comunitária em nossa cidade. Sei que há muito se empenham no sentido de alcançar o sonho, de ter um meio de comunicação que sirva a nossa comunidade como um todo. Todavia, como tudo que se faz na vida, muitas vezes gera-se interpretações errôneas, com a rádio não foi diferente. 

Desta feita, por entender necessário, que realmente sejam elucidados alguns pontos, que possam vir suscitar dúvida da lisura, e do verdadeiro objetivo da referida rádio e de seus sócios julguei por demais relevante o esclarecimento feito por Wilton Júnior, um dos sócios fundadores da rádio, em seu blog The Place, o qual socializo aqui com vocês:

aviso
Há alguns dias que precisava escrever sobre um post, publicado no blog “O Cotidiano” de Jocigleuson Oliveira, sobre o funcionamento da rádio comunitária Esperança FM em Dix-sept Rosado.

Ele escreveu dizendo que um dos sócios da Associação Comunitária, Cultural Dixseptiense (ACCD) teria afirmado que a rádio seria de propriedade e/ou controlada pelo ex-prefeito Gilberto Martins.

É mister que se comunique que a FM Comunitária é controlada por uma associação que não tem fins econômicos ou políticos, e o fim a que se destina o meio de comunicação é a difusão de informação comunitária de interesse da população. Todas as decisões relativas a associação e por conseguinte a Esperança FM, são tomadas em conjunto, por seu quadro de sócios. A rádio não foi criada com intenções políticas, se isso é realmente o que querem afirmar. Isso nem pode acontecer, pois como o próprio Jocigleuson afirmou, existe legislação para coibir abusos desse tipo, leis essas que conheço muito bem, e pelo que concebo da integridade das pessoas que fazem parte da associação, vão cumpri-las fielmente. Caso aconteça descumprimentos, existem órgãos para punir as infrações, qualquer um está apto para realizar denúncias.

Com relação a alguns comentários sem identificação e que foram publicados por Jocigleuson, informo que é pretensão da ACCD proporcionar voz a entidades populares e igrejas na cidade, sem é claro, cobrar por espaço ocupado. Não há necessidade de especulações nesse sentido, pois quem conhece o projeto sabe da seriedade com que ele foi construído, por dez anos.

A Esperança FM está total e completamente legal, pronta na sua parte formal para entrar em funcionamento. A associação é reconhecida como de utilidade pública e conta com demonstrações de apoio de muitas representações sociais da cidade, cumprindo com todas as exigências legais impostas pelo Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.

O ex-prefeito Gilberto Martins faz parte do quadro societário da ACCD, juntamente com outros 8 sócios fundadores. Se formos impedir um projeto desse tipo, somente pela agremiação partidária ou por alguma função que tenha exercido seus sócios, ninguém na nossa cidade poderia pleitear participar de algo do tipo. Não há relação de propriedade entre os sócios e a Rádio. Acontece que a FM Comunitária é controlada pela associação, de acordo com o que reza a legislação sobre radiodifusão comunitária.

Assim sendo, gostaria de me prontificar de público, para solver qualquer dúvida que por ventura venha a aparecer sobre qualquer processo que envolva a Esperança FM, caso queiram cá estou eu aqui, pronto para dirimir qualquer postulação. Coloco meus emails a disposição, o espaço de comentário do blog, e se necessário for, estou pronto para pessoalmente conversar sobre a rádio. Não quero que fique qualquer dúvida ‘pairando no ar’ sobre nossas intenções.

Em tempo, a Esperança FM está em estágio final de conclusão de sua sede funcional. Já estamos providenciando os equipamentos necessários, bem como finalizando os processos burocráticos para iniciar as transmissões em caráter experimental e um mês depois, funcionar com programação normal.

A FM Esperança vai operar na freqüência de 104.9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário