SEJAM BEM VINDOS

sábado, 30 de janeiro de 2010

À VOCÊ MULHER (também serve aos homens)

Confiar em si mesmo, eis um dos grandes desafios enfrentados pelo ser humano. Se isso é difícil para o ser humano como um todo, agora direcionemos isso às mulheres, que foram ao longo da história da humanidade, subjugada, maltratada, perseguida, humilhada, desacreditada e mais outros adas, que aqui não dão mais para citar. Direciono a você mulher esse post. Precisamos acreditar em nossa potencialidade, dar a volta por cima, mostrar nosso valor. Necessitamos ser mais convicta de nosso papel, de nossa força, de nossa coragem. Muitas nesse momento, devem está em suas mentes afirmando: "Ah Islamara, se fosse fácil". Ora se fosse fácil, não teria graça, não teria sabor. As dificuldades é que nos impulsionam a romper os obstáculos.

OLhe, sobre nossa confiança, preciso tecer algumas considerações a respeito. Há alguns psicólogos que afirmam que nascemos com a predisposição para acreditarmos em nós, para sermos fortes, corajosos, desinibidos e determinados, todavia, os adultos interferem relevantemente nesse aspecto, causando muitas vezes estragos irreparáveis, no relacionamento com as crianças.

Confiar em si mesmo, significa ter auto-estima e isso não é fácil. A auto-estima expressa a opinião e o sentimento que cada um de nós, tem por si mesma. Significa ser consciente de seu valor pessoal. Significa acreditar, respeitar e confiar em si mesma. É simples não é??? Não, não é tão simples assim. Não é fácil construírmos esse sentimento. Se fosse, seria a cura para todas as dificuldades, sofrimentos, principalmente os de origem emocional, entretanto, ratifico, não é tão fácil assim.

Agora mulheres, chamo-lhes atenção para uma coisa, não falo de arrogância, narcisimo, egocentrismo. Não. Falo de acreditar, de confiar que você é capaz de vencer os óbices que surgirão. Falo de incutir em nossa mente, que somos fortes o suficiente para romper as barreiras que se levantarão, a despeito de elas serem gigantes. Comumente eu escuto de pessoas que se aproximam de mim, que sou forte, corajosa, determinada, destemida. Gente, mas vocês não imaginam o que se passa dentro de mim. Não sou isso. Convictamente assumo, não sou.

Fui uma adolescente medrosa (affff, tinha medo de tudo), problemática, revoltada, arrogante e que desafiava as pessoas constatemente. A vida me levou aquilo. Queria demonstrar força, determinação, destemor, independência, mas fazia tudo da forma errada. Não sabia eu, que não era daquela forma que iria construir minha auto-estima. Lhes afirmo uma coisa bem relevante, verdadeiramente não é fácil, talvez seja um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade, enfrentar você mesma. Gente, mas hoje eu entendi que os medos existem e que depois de existirem não temos outra opção, se não enfrentá-los. Enquanto não decidirmos fazer isso, ele nos escravizará.

A forma como as pessoas, pais, tios, familiares e amigos em geral nos trata enquanto crinaça, tem uma forte influência na visão que construímos de nós mesmo. O ser humano precisa de reconhecimento, de confiança por parte dos seus e quando isso não acontece, acaba-se se incultindo, inconscientemente, uma fraqueza pessoal.

Bem, mas toda essa prolixidade, (se é que você se atreveu, ou encontrou motivo para chegar até aqui) era tão somente para afirmar, que tudo depende de você. Tudo depende de sua decisão de mudar. Fácil, ah, se fosse fácil, se eu tivesse uma receita mágica, estaria rica. Mas uma coisa eu sei, esse sentimento não depende de sua forma física, da forma como se veste, do tipo de pele, de cabelo, da maquiagem, nada disso, depende da forma como você se encara no espelho. Depende da atitude de você, ao menos tentar conhecer a si mesmo. O auto-conhecimento é o passo preponderante para se acreditar em si.

Reconhecer seus valores, respeitar seus limites, ouvir sua intuição e cair fundo nela, acreditando que você é capaz de perceber e reconhecer o que é melhor pra si, ao invés de deixar que os outros faça por você. Aceitar e expressar seus sentimentos sem medo, sentindo-se competente e capaz, tornando-se independente da aprovação dos outros. Você, somente você, é quem deve se aprovar, a aprovação de terceiros virá, quando isso acontecer, todavia, se aprovação de quem desejamos não vier?? E dai??? Se tiver a sua, isso será suficiente, porque mesmo se errar na sua decisão, saberá que buscou o melhor, que foi você que escolheu o caminho, não deixou ser guiada por outrem. Ame-se como és. Olhe no espelho e veja alguém bela, preparada e feliz. Isso faz a diferença.

Ratifico ainda, este é um processo gradativo que depende de uma decisão sua de mudar. Depende de você se colocar em primeiro plano na sua vida, ao invés de sempre esquecer-se, deixar-se de lado, esquecer ou omitir o que quer, o que sonha, em detrimento dos sonhos que os outros tem pra você. Seja você. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário