SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Olimpíadas e o Brasil

Com a vitória do Brasil para sediar as olimpíadas, depois de três fracassadas tentativas, nosso país terá que desembolsar nada mais, nada menos, que a cifra estimada em R$ 25,9 bilhões, algo sem precedentes na história nacional do esporte. Apesar de ser uma conquista sem igual, mas, como se trata de muuuito dinheiro, e com a realidade a que estamos inseridos, começam a surgir as críticas humorísticas em relação ao fato.
Eu sou patriota, e, como tal, também fiquei feliz com o êxito obtido pelo Brasil nessa conquista e não posso esconder, que me emocionei deveras ao ver o povo brasileiro vibrando no momento do anuncio, sobre o Brasil ter vencido. Entretanto, como patriota também que sou, não posso me furtar à reflexão, de que a despeito de as afirmações demonstrarem de que seremos a 5ª potência mundial em 2016, tenho uma leve e momentânea certeza, de que o problema educacional persistirá, de que a saúde que está morta, não ressuscitará, de que o saneamento básico que não existe, continuará exatamente da forma como está hoje.

Infelizmente vejo, que do ponto de vista capitalista essa será uma excelente oportunidade para se faturar muito. Construtores, vendedores de bebidas dentre outros que atenderão asnecessidades do evento, sem dúvida farão o seu pé de meia, todavia, espero eu, que sejamos também, a quinta potência mundial melhorias na saúde, em qualidade na educação, em segurança, em melhores infra-estruturas e saneamento, em oportunidades de emprego e investimentos em oportunidades para os jovens de nosso país, etc, etc, etc...

Realmente gente, só pretendia mostrar-lhes as charges a mim enviada por email, entretanto, não tenho como ocultar ou dissimular o meu ponto de vista, de que essa foi apenas mais uma tentativa de Lula demonstrar a si mesmo, se auto-afirmar, que ele é capaz, um forma de se vingar daqueles que tem 'olhos azuis e cabelos loiros'. Sinto em dizer, que entendo que haveria outros meios bem mais relevantes para o povo brasileiro, de se demonstrar ao mundo que somos uma potência, mas me parece que a política do 'pão e do circo', tão obsoleta, ainda prevalece em nosso mundo moderno. Infelizmente.

Esse é o meu pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário