SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

GIL e sentença

Vendo um post no Blog, O Cotidiano, do amigo Jocigleuson Oliveira, pessoa que estimo, admiro e considero, sobre a sentença proferida pela Juíza Welma Menezes, em desfavor de Gilberto Martins, pensei em imediato expor meu ponto de vista e 'conhecimento' (mínimo) a respeito do que ele afirmou. Ressalto que venho aqui, de maneira harmoniosa, abrindo espaço para um debate sadio, pois acredito que os blogs têm esse cunho, de informar e levantar questionamentos, debates, instigando os leitores a também participarem e deixarem seu pensamento sobre os temas e assuntos abordados. Nada do que é escrito aqui ou em outro blog é verdade universal. Assim, copio parte do que ele afirmou, pra depois relatar o que penso
...
"Mas esse fato poderá atrapalhar a futuras pretensões políticas do neo-contador da UFERSA, que sonha em voltar a Chefia do Poder Executivo Municipal, e ser novamente o todo-poderoso do Município. Isto porque já está no Congresso Nacional um Projeto de Lei encabeçado pela CNBB - Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (Órgão ligado diretamente a Igreja Católica) pedindo que prováveis candidatos que tenham sido condenados em 1º Instância, por Improbidade Administrativa, não possam ser candidatos a Cargos Públicos eletivos.


É importante lembrar que foi também a CNBB a responsável pela Inclusão do Art. 41-A, na Lei Eleitoral 9.504/97, onde impõe a cassação com afastamento imediato dos que exercem Cargos Públicos eletivos. Foi este mesmo Artigo que cassou a atual Prefeita Lanice Ferreira no dia 07 de março de 2005.

Portanto o Projeto Político nº 01 de Gilberto Martins, poderá está comprometido. Então aguardemos o desenrolar dos fatos e acontecimentos e em se confirmando a aprovação do Projeto, o ex-prefeito colocará em ação o seu Projeto Político nº 02". 

Para ver a postagem completa clique aqui.
Ratificando o que disse, pensei logo em aqui postar a minha concepção sobre a situação descrita, todavia, como ainda não tenho a capacidade, sapiência e poder de síntese, tanto quanto gostaria, esperei o momento exato, até eu ter o tempo e a dedicação necessária, para aqui relatar meu pensamento.

Ocorre, que hoje, vendo meus blogs preferidos, acessei o Tio Colorau (leitura diária e obrigatória) e essa visita, ato tão simples, que faço todos os dias, me fez poupar um grande trabalho, algo em torno de meia hora do meu tempo e uso dos meus neurônios. O tio Colorau, resumida e sabiamente, disse aquilo que eu sabia, tinha certeza, mas não teria a competência para fazê-lo com tanta simplicidade e maestria ao mesmo tempo.

Assim, sobre o projeto político de Gilberto Martins para 2012 está comprometido ou não, faço tão somente uso das sábias palavras do Oficial de Justiça, bacharel em Direito e blogueiro, Erasmo Firmino. Vejam:

CONDENAÇÃO – A juíza de Direito Welma Menezes, de Governador Dix-sept Rosado, proferiu sentença (processo n.º 140.05.000398-3), condenado o ex-prefeito Gilberto Martins (PMDB) a (1) ressarcir o erário em R$ 680 mil, (2) perda da função pública, (3), suspensão dos direitos políticos por seis anos e (4) proibição de contratar com o poder público por cinco anos. A decisão só tem efeito após o trânsito em julgado (quando não couber mais recurso), o que deverá ocorrer daqui a uns 10, 15 anos.


Não afirmo com isso, que comungo com a falta de celeridade e morosidade que existe em nosso Poder Judiciário, entretanto, tenho que anuir com o direito ao contraditório e a ampla defesa, que é dado a todo e qualquer cidadão brasileiro. Até que se prove o contrário você inocente, princípio da presunção de inocência.

Assim, a despeito de esse não ser o melhor momento, nem época para se falar nisso, reservo-me ao direito de expressar minha opinião sobre o assunto. Destarte, acredito na candidatura de Gilberto Martins para 2012, todavia, caso isso não seja possível, o PMDB tem um Plano B. Assim, não será o Plano 2 de Gilberto e sim de um grupo, e este plano será declarado no momento oportuno. Não é o que se pensa e o que se diz em esquinas, mas o que um colegiado decide.

No entanto, venha o que vier, que seja o melhor pra Gov. Dix-sept Rosado. Há anos que clamamos por verdadeiras mudanças e espero honestamente que isso um dia venha acontecer. Espero ver o tão sonhado desenvolvimento em nosso município. Esse é meu pensar.

Um abraço ao amigo Jocigleuson e nossos parabéns pelo blog, certamente O Cotidiano é mais contribuição para os dix-septienses ficarem mais informados.

Fico feliz em tê-lo como companheiro na blogosfera e faço um apelo às mulheres dix-septienses, genteeeee,,, não me deixem só, assim dessa forma, precisamos que o universo feminino seja expandido, explorado e se não tivermos ousadia, seremos sucumbidas pelos homens, (risos). Vamos, ousem, venha aliar-se a nós blogueiros. Criem, façam uso de vossa criatividade. Lelena amiga, lhe aguardo de volta a este mundo tão prazeroso dos bloggers, você é uma pessoa, capaz, competente, inteligente e tem muito a contribuir. Volte!

P.s. Aproveitando o ensejo, parabenizo ainda, Gilberto Martins, que hoje tomou posse no Cargo de Coontador na Ufersa, sem dúvida uma grande conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário