SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Olhe o golpe ai gente…

Na realidade, foi o que pensei quando vi a notícia (que publicarei abaixo). Pensei de cara, ser uma jogada de mestre do PT, digamos que uma forma de prevenção, já pensando na possibilidade de impedir que o vice-presidente, Michel temer, assuma o lugar de Dilma. Dando continuidade a minha leitura, coonfesso que me decepcionei com o que pensara (risos), fiquei até me sentindo culpada, com tamanha maldade de minha parte, uma vez que percebi que estava enganada.

O projeto ao qual farei menção logo mais, é de autoria de um deputado do Democratas - DEM, partido de oposição ao PT.

Mas vejam agora a matéria a que me refiro, afinal. Isso pra mim é bomba, já acha que gastamos pouco com eleções de dois em dois anos, agora vem mais essa. Novidades no Senado. Não deixem de ler.

CCJ do Senado aprova proposta que impede vice de suceder presidente

Pelo projeto, vice-presidente só poderá ser substituto.
Em caso de vacância do cargo teria de se convocar nova eleição.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (3) uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que não permite mais ao vice-presidente suceder o presidente em caso de vacância de cargo.

Pela proposta, o vice seria apenas o substituto temporário do titular. Na impossibilidade da volta do presidente, seriam convocadas novas eleições. O projeto precisa ser votado ainda duas vezes no plenário do Senado antes de ir para a Câmara.

Pelas regras atuais, o vice sucede o presidente no caso de morte, de impeachment ou de doença gravíssima do titular, completando assim o seu mandato.

O projeto altera dois artigos da Constituição e permite ao vice apenas substituir o titular. Em todos os casos mencionados (morte, impeachment, doença gravíssima) seria necessário convocar novas eleições para presidente em 90 dias. Caso a vacância aconteça nos dois últimos anos de mandato, a eleição, de acordo com a proposta, seria realizada em 30 dias e de forma indireta, pelo Congresso Nacional.

O relator da PEC, Demóstenes Torres (DEM-GO), afirma que a intenção é garantir o maior tempo possível do exercício do cargo por um presidente eleito. “A intenção é essa mesma, é para enfraquecer mesmo o vice e para ter sempre um presidente eleito”.

Se a proposta estivesse em vigor, Itamar Franco (PPS-MG), por exemplo, não teria sucedido Fernando Collor (PTB-AL) após o impeachment em 1992. Demóstenes Torres reconheceu que, se a proposta virar lei, um possível prejudicado seria Michel Temer (PMDB), vice eleito na chapa de Dilma Rousseff (PT).

O projeto prevê ainda que a nova regra vigore também para os deputados federais, determinando que um suplente não pode suceder o titular. No caso do Senado, Demóstenes Torres afirma que outra PEC já aprovada na comissão determina também nova eleição para evitar que o suplente suceda o senador.

6 comentários:

  1. Voce parece ser uma mulher inteligente.., mas peca ao demonizar o PT, como se fosse um partido do mal, não é, é só mais um com erros e acertos, assim como vários existentes no nosso país.

    julianosc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Juliano, certamente tens razão na sua afirmação. Já fui muito radical no que pertine alguns posicionamentos meus, fossem eles de caráter religioso, político, filosófico e hoje isso tem me feito criar aversão a todo tipo de radicalismo.
    Como o PT foi originado com base em alguns radicalismos, alimentei um certo preconceito em relação a ele. Até então, não havia parado pra pensar sobre isso, contudo seu comento pertinente e sábio, me fez refletir na possibilidade de mais uma vez, eu estar sendo um tanto quanto, radical, indo de encontro ao que eu desejo.

    Percebi nas suas poucas palavras que realmente estou alimentando mais radicalismo, até porque, como disse você, o PT não passa de um partido com erros e acertos.

    Obrigada por sua interação e colaboração, não apenas com este espaço, como também pra minha pessoa. Se todas as pessoas tivessem a sabedoria de fazer críticas de forma inteligente quanto você, certamente, estaríamos em melhor posição.

    ResponderExcluir
  3. também concordo com o Juliano islamara acho vc uma pessoa muito inteligente mas as vezes fico triste com alguns pessamentos seu em relação ao PT...mas entendo e não costume misturar muito as coisas...mais acho que vc pode mais...acho que na sociedade que vivemos não existe mais espaço para esse tipo de pensamento..mas valeu mesmo assim admiro muito esse seu espaço..felicidade

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Júnior fico feliz que também tenha expressado seu pensamento em relação a isso. Sinceramente senti-me muito bem ao ler o comento de Juliano, uma vez que me refletir sobre algo, que até então não tinha encarado. Sei que me conheces um pouco e sabes muito bem que não costumo misturar o lado pessoal com partidarismo. Olho as pessoas pelo que elas são como ser humano e não pela cor da camisa que veste.

    Não sou e nunca serei partidarista, sou pessoas, defendo o desenvolvimento de meu município, e pra isso, analiso a capacidade de cada um para admnistrar a coisa pública. Entretanto, a despeito de todas as minhas afirmações acimas, reconheço hoje de público, (acho que isso será inclusive pauta para um futuro de um post), meu preconceito em relação ao PT. Confesso que realmente, após as colcações de Juliano e agora as suas, admito isso. Olha quão grandiosa é a democracia! Vejam só como é preponderante a liberdade de expressão numa nação, em um país. É algo que move montanhas, rompe preconceitos, muda opiniões. Nunca havia parado pra pensar que necessitava rever esse meu posicionamento. Não fora a forma simples, humilde e sapiente de vocês, talvez isso nunca vinhesse a acontecer. Se ao invés de terem me alertado da forma como fizeram, tivessem a exemplo de muitos, me direcionado palavras baixas e ofensivas, jamais teriam alcançado tamanha coisa. Bem, mas hoje sei que tal pensamento não pode ser sadio, desta feita, gostaria de ressaltar que pondararei meus posicionamentos no que pertine a este aspecto e tentarei balancear o que penso, buscando ver as vantagens e desvantagens, as qualidades e defeitos do aludido partido. Para tanto, sintam-se a vontade para arguir da forma que desejarem o que pensam a respeito disso. Digo aos defensores e aos não defensores do PT.

    Como já disse, se todas as pessoas tivessem a capacidade de criticar de forma sábia, talvez nossa cultura não fosse tão contrária a ela.

    Agradeço a vocês pelo puxão de orelha (risos) e espero poder contar sempre com vossa interação. É um prazer e honra, Júnior, tê-lo como meu leitor.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. obrigado islamara
    Eu acredito e confio no seu potencial...e sei da sua importancia para nossa sociedade...pela sua humildade de conduzir as coisas...so cometei, tb jamais vou entrar em conflito por causas de partido..sou presidente municipal do PT de gov...Mas eu vejo politica de outra forma...por outro lado...e costumo acreditar e torçer pelas administrações seja qual for a bandeira...o importante e o que ta em jorgo é desenvolvimento do nosso municipio...
    admiro seu trabalho e sua inteligencia e sei que gente como vc so vem engrandecer cada vez mais o nosso municipio....
    felicidade..e parabens pelo espaço, tão democratico.

    ResponderExcluir
  6. Valeu Júnior por suas palavras elogiosas. Também sei de sua capacidade de não misturar as coisas e saber valorizar o ser humano pelo que é. Por isso mesmo, tenho grande respeito e admiração por ti.

    Espero que sinta-se sempre a vontade para registrar seus pensamentos e opiniões neste espaço.

    ResponderExcluir