SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

E-mail relevante

Há alguns dias recebi um e-mail de Antonio Wilton (pai), com um artigo digitalizado, e não consegui abrir. Hoje, depois de inúmeras tentativas abri o e-mail e pude constatar que sem dúvida, é mais uma pérola, como todos os outros que ele me enviara.

Parece que Antonio Wilton (diante do que escrevo aqui) já me conhece um pouco e sabe o que penso a respeito de algumas situações e acontecimentos de nosso país (risos). Sempre me indica leituras, que só me acrescem e acho isso fantástico. Sinceramente, vindo de quem vem, sinto deveras lisongeada de ser lembrada para indicação de leituras tão importantes. Espero que isso persista e sempre tenha em mente dividir esses artigos inteligentes comigo.

Pois bem, Antonio Wilton, lendo o artigo que me enviara, fiquei a refletir o que pensas a respeito dele (risos). Certamente desejo ter a oportunidade de conversar contigo, para saber o seu pensamento e posicionamento sobre o assunto. Embora reconheça que me reservarei mais a ouvir, porque discutir com pessoa de seu nível intelectual é coisa bastante difícil, mas mesmo assim, ainda quero empreender a conversa (risos).

A despeito de me referir a você de forma um pouco humorística, espero ter a liberdade para tal, tudo o que disse a seu respeito é o que penso exatamente. As poucas e raras vezes que tive a oportunidade de conversar contigo, fico me policiando e me sentindo pequenina, diante de tanto conhecimento, experiência, informação e cultura. O que quero dizer, é que é sempre salutar dividir opiniões com pessoas de um nível tão elevado, apesar de me ver em situação complicada, para me igualar na conversa.

Por que antes de socializar o artigo com meus webleitores, trouxe todas essas palavras pra você, Antonio Wilton? Porque é o que penso a seu respeito e, acredito que se pensamos e vemos coisas boas nas pessoas devemos dizê-las. Temos o costume de apenas criticar, mas quando chega o momento de elogiar parece que isso parece algo assustador ou outra coisa qualquer. Mas hoje, resolvi dizer-te tudo isso e te parabenizar pelo homem que és. Certamente nosso município já contou muito com todo o seu conhecimento e sabedoria e isso deveria ser mais reconhecido.

Agora com vocês o artigo que Antonio Wilton me enviou. Gostaria apenas de ressaltar, que penso tal e qual as palavras escritas por Guzzo. Claro, jamais teria a condição nem a capacidade de me expressar com tamanha maestria, é pra isso mesmo que serve a cópia, para dizermos o que pensa mos com qualidade, aproveitando-se da inteligência de outro.

Eis o artigo. Não deixem de ler.

Paraiso Imaginário

J. R. GUZZO
REVISTA VEJA - DE 24/11/2010
  De todos os presidentes que o Brasil já experimentou em seus 121 anos de República, provavelmente nenhum teve tanto sucesso em criar um mundo imaginário como Luiz Inácio Lula da Silva. às vésperas de passar o cargo para a sua sucessora, Lula dá a impressão, pelo menos quando fala em público, de acreditar cada vez mais num Brasil que inventou na sua própria cabeça - um Brasil curiosamente parecido com o paraíso terrestre que se pode ver todos os dias na televisão, nos anúncios da Petrobrás, do Banco do Brasil e de outros agentes da propaganda oficial.

É como se o presidente assistisse àquilo tudo, na sua poltrona do Palácio do Planalto, e acreditasse, realmente, que está olhando para um documentário com a imagem de fatos reais; casais felizes correndo com os filhos em gramados impecáveis, operários entusiasmados, transbordando de alegria em uniformes cortados sob medida e sem a mínima mancha de graxa, rostos de todas as raças com sorrisos luminosos nos lábios, máquinas de última geração, plataformas de petróleo em mar de almirante, fábricas do terceiro milênio, usinas espetaculares, todo um mundo de eficiência, operosidade e riqueza. O que mais? Mais tudo aquilo que bons diretores de filmes comerciais conseguem enfiar num anúncio de TV quando são encarregados de inventar uma vida ideal - seja para exibir a família em estado de adoração diante da margarina que vai consumir no café da manhã, seja para mostrar o cidadão comum sendo recebido numa agência bancária como um príncipe da Casa Real da Inglaterra.

  Este é, hoje, o Brasil do presidente Lula - e o melhor, para ele, é a quantidade de gente que acredita a mesma coisa, ou algo parecido. Se o homem diz que o país vive uma época de ouro ("estamos num momento mágico", informa ele), e tanta gente concorda, ou tão pouca gente se dá ao trabalho de discordar, por que não continuar com a mesma procissão? É exatamente o que Lula vem fazendo. Na verdade, em vez de apenas continuar, vai aumentando o conto. "Temos indicadores sociais dos países desenvolvidos", disse ele tempos atrás - um fenômeno, realmente, em matéria de invenção direta na veia, quando se considera que o Brasil não tem simplesmente nenhum indicador comparável aos do Primeiro Mundo, um só que seja, em àreas fundamentais como educação, saúde, esgotos, transporte coletivo, criminalidade, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e por aí afora. Não tem competência, sequer, para montar um exame de escola como o Enem - mas Lula está convencido, e convenceu o público em geral, de que isso que se vê aí é o Brasil-potência.

Da mesma forma, em sua última viagem à África, falou, ao passar por Moçambique , no prodigioso sucesso da política brasileira de ajuda aos países pobres. Justamente em Moçambique - onde o seu governo prometeu, num acordo assinado em 2003, doar aos moçambicanos uma fábrica de remédios que até hoje, sete anos depois, ainda não conseguiu produzir uma única pastilha contra tosse. Julga-se capaz, em encontros como o que acaba de ser feito pelo G-20 em Seul, de intimidar as grandes potências; voltou de lá, mais uma vez, sem que sua presença tivesse alterado coisa alguma.

  Lula sempre conseguiu tirar mais benefícios dos seus defeitos do que de suas qualidades; na construção dessas fantasias todas sobre o Brasil Grande, tem se mostrado capaz, também de construir fantasias sobre si mesmo e colocar-se sempre no papel de herói que "este país" nunca teve. Sua mais recente realização no gênero é dizer que foi "o primeiro presidente que teve coragem" de comprar um Airbus de última geração para a Presidência da República. Assim fica tudo muito fácil; se a compra do Aerolula é um ato de bravura, então não há nada que possa estar errado com o seu governo em geral e, menos ainda, com ele em particular.

Nem o exame do Enem. Quando o desastre aconteceu, Lula disse que a prova tinha sido um "sucesso total e absoluto" e, como sempre, veio com suas ameaças sobre "gente interessada" no fracasso da sua política educacional. Quando, logo em seguida, achou que perdia mais do que ganhava ao sustentar um disparate desse tamanho, saltou fora de sua convicção sobre o "sucesso total e absoluto" e passou a dizer que o exame poderia ser refeito quantas vezes fosse necessário. E dai? A vida é essa. Como o burrinho pedrês de Guimarães Rosa, Lula nunca entra em lugar de onde não possa sair; seja lá o que diga ou o que faça, sempre resolve seu problema, se alguma coisa der errado, desdizendo o que disse ou desfazendo o que fez. É o mundo da imaginação.

7 comentários:

  1. Sou leitora assídua deste blog, mas, muitas vezes, prefiro não comentar certas coisas, mas diante de tanta ostentação não poderia ficar calada. Tenho certeza que não sou tão informada quanto o escritor desta materia, nem tão sabia quanto o leitor que a enviou(meu pai)e muito menos tão inteligente quanto a escritora deste blog. Acredito que tmb não precisa quer PHD em Economia para perceber o desenvolvmento econômico do nosso país, principalmente nesses últimos seis anos, todos os índices econômicos e financeiros estam disponíveis, índeces nacionais e internacionais, que hoje nos coloca em situação confortável e confiável diante de grandes potências econômicas. Hoje somos um países que tem estabilidade e não é fruto da imaginação de ninguém, isso é fato. Concordo que no Governo Lula tiveram várias falhas, que agora precisam ser mostradas para que outro não as cometa novamente, falhas como as que ocorreram no ENEM, mas não podemos dizer que é ilusão de Lula a inclusão social que foi conquistada com o PROUNI, onde varios jovens que jamais teriam oportunidade de chegar aos bancos de uma universidade pública, conquistaram espaço universidades privadas e estam mostrando que realmento o PROUNI deu certo. O bolsa família que muitos chamam de esmola, eu vejo como ajuda para várias famílias carentes e que estam bem próximas de nós, mas com certeza muitos que estam distantes dessa realidade, jamais poderam percecer isso.Não acredito em utopia, mas acredito num país que vem dando certo, isso é economicamente comprovado, falhas todos temos. E termino meu comentário com uma frase do Ex-Presidente Fernando Herique da época do seu governo, mas que na minha opinião, ela se encaixa perfeitamente agora, na situação que está vivendo nosso país, aí vai a pérola:
    " PARA UNS MELHOROU MAIS, MARA OUTROS MELHOROU MENOS, MAS QUE MELHOROU, MELHOROU!
    Abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar gostaria de agradecer por ser leitora assídua deste espaço. Certamente isso muito me honra, no entanto, gostaria sim de ressaltar apenas um ponto que considero relevante na discussão. Antes disso contudo, queria dizer que é exatamente pra isso que esse espaço serve, para publicarmos nossa opinião e possibilitar aos leitores de fazer o mesmo.

    Fico feliz que tenha se posicionado e asseverado aqui, o que pensas sobre o texto acima. São discussões como esta que enaltecem a gente e com certeza, contribuem significativamente para o pequeno êxito do Ad Finem.

    No que pertine a sua opinião sobre o que autor do artigo escreveu, acredito ter ido mais profundo do que ele. Não vi em nenhum momento o autor desconsiderar o crescimento do país, crescimento este que iniciou-se certamente com o Plano Real e que Lula foi inteligente o suficiente (até me supreendeu com isso) para dar continuidade. Pois bem, o autor não refutou este ponto, o que ele mostrou é a despeito de Lula mostrar convecer ao povo que ele construíra um país perfeito ao longo desses anos, a miséria ainda persiste nas grandes metrópoles brasileiras e na regia~i Nordeste em Especial.

    A revista Veja, mostra nessa edição, a pobreza extrema de 23 milhões de brasileiros e isso é fato, não é número. Apesar dos números e indíces, nosso país tem muito a fazer por seu povo.

    Sei que você não concorda com a idéia de ver as coisas acontecerem e a pessoa tentar macular o que não presta, digo isso porque te conheço. Sei que também sabes, que não foi uma vez nem duas que Lula agiu dessa forma.
    Não nego as coisas boas que aconteceram no governo de Lula; reconheço todas. Contudo, não se pode achar, como muitos acham, que ele criou um mundo perfeito e que já não mais necessidade de se fazer muita coisa. Que já não muito o que mudar.

    A miséria persiste, a educação continua como há séculos passados, um fiasco e a saúde não temos nem palavras para definir. Veja só, ponto mais do que relevantes e urgentes para serem resolvidos não tivemos mudança. Não é o Bolsa Família que resolverá a fome e a miséria de milhões de pessoas que são atormetandas por esses males. Somente políticas públicas que venham de encontro ao esses males e possam realmente serem efetivas nesse sentido.

    Caso contrário, tudo continuará como dantes.

    ResponderExcluir
  3. Amanda neste país so é contra o governo Lula quem tem nojo dos pobres ,como o cometarista da RBS de santa catarina que falou que todo afragelado tem um carro que todo pobre term um apartamento que o motivo dos acidentes de transito é Lula por ter dado a opotunidade de uma pessoa trabalhadora que procura viver direito de poder ter seu veiculo pra poder fazer suas necessidades de poder fazer uma consulta medica sem pedir aos policos um, uma ambulacia enfim se hulmilhar á estes politicos incompetentes que temos em maioria no Brasil no estado e principalmente em nosso município.Então ficam mirando no governo Lula pra botar a culpa nos males que aparecem pra nós.Lula este sim foi o melhor presidente que tivemos na historia deste país,quem tem um rei na barriga , que tem espirito de rico e não aguenta ver um pobre hoje andando de carro, de moto podendo pagar suas contas sem ta na porta de uma prefeitura ou da camara municipal se humilhando ao prefeito ou aum vereador,estas pessoas sim estão preoculpadas,porque um dia ,queira deus que seja breve o povo vqi abrir os olhos e saber em quem escolher pra gerir o nosso dinheiro ,sem tem medo de ninguém, por isso os ricos de antigamente ,alguns que não tinham o que o pobre tem hoje estão preoculpados e metendo o pau no governo LULA,que se danem ,assim como muitos deles diziam quando viam um pobre coitado batendo a sua porta a tempos atrás ,tempo este não tão distante assim.enfim viva nos pobres estamos podendo falar de igual pra igual com eles ,ou é mentira?

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Marcio Lima não posso negar que sua presença neste espaço muito me honra. Sinto-me deveras feliz ao receber comentos de meus leitores, principalmente quando estes são meus conterrâneos queridos. Entretanto, impende aqui refutar alguns de seus pontos de vista.

    Em primeiro lugar discordo quando afirmas que só não gosta de Lula, os que têm nojo de pobre. De forma alguma, em nenhuma hipótese, poderei sentir nojo de mim mesma. Certamente isso está totalmente fora de cogitação. Sou pobre e batalhadora. Sempre lutei para não depender dos políticos, que como mesmo afirmas, são em sua maioria, uns aproveitadores. De certo que não sei se posso afirmar que não gosto de Lula, mas alguns assim pensam, porque publico o que penso a respeito dele. Não retiro e nem posso, o mérito de Lula, todavia, não acredito no paraíso imaginário que ele criou.

    Agora amigo Marcio, sou obrigada a perguntar que país é este que falaste, que ainda não conhecço. Veja o que disses: "Amanda neste país so é contra o governo Lula quem tem nojo dos pobres ,como o cometarista da RBS de santa catarina que falou que todo afragelado tem um carro que todo pobre term um apartamento que o motivo dos acidentes de transito é Lula por ter dado a opotunidade de uma pessoa trabalhadora que procura viver direito de poder ter seu veiculo pra poder fazer suas necessidades de poder fazer uma consulta medica sem pedir aos policos um, uma ambulacia enfim se hulmilhar á estes politicos incompetentes que temos em maioria no Brasil no estado e principalmente em nosso município". "Todo afragelado tem um carro!!?? Todo pobre tem um apartamente!!??? Em qual país isso acontece? Não moro nele, não conheço ele e quero me mudar pra lá, urgente.

    (continua abaixo)

    ResponderExcluir
  5. ...
    É exatamente deste país de ilusão que Lula criou em sua cabeça e convenceu a muitos, que o autor se reporta em suas palavras. Ele pode até ter exagerado, mas seguindo o conselho da bíblia de extrair as espinhas do peixew e comer apenas a carne, acho o texto perfeito para se encaixar a esta situação que vivenciamos em nossa realidade atual. Suas palavras certamente, só vieram a ratificar o ponto de vista do autor do artigo. Nossos pobres, em sua grande maioria, continua miseráveis, sem ter o que comer. A miséria ainda impera e a saúde, meu amigo... Ah, a saúde, esta por sua vez só piora e continua cada vez mais catastrófica que sempre. Basta assisitrmos a um simples programa jornalístico, para vermos barbaridades acontecerem. Aliás nem precisa ir muito longe pra ver isso. Nós não temos acesso a saúde, nem no mínimo necessário. Nem em uma uma questão de urgência.

    Para ser mais específica, quem tem o privilégio de ser um funcionário público ou privado, onde a empresa ofereça uma parceria para mantermos um plano de saúde básico, não tem isso que relatou em suas palavras amigo, quanto mais quem necessita de um atendimento vindo do SUS.

    Passei mais de uma semana necessitando de um atendimento específico e se quis tê-lo, foi necessário pagar para isso. Com certeza, isso não é um privilégio só meu.

    Sinceramente, desejaria ardemente ver isso que você apregoou. Queria vir aqui e dar o braço a torcer e dizer que Lula certamente mudou a realdidade dos miseráveis em nosso país. E digo isso, convicta também, que se fora o partido de oposição a Lula, também não teria realizado este feito e nem tão pouco, isso aconteceria futuramente se Serra tivesse vindo a ganhar as eleições deste ano.

    Não sou defensora do PSDB como possa parecer, não vejo qualificação em Serra, para ser presidente no nosso país, como também não vejo em Dilma. Lula? Lula certamente foi um grande homem no poder público. Com certeza contribuiu muito para que este país se desenvolvesse, mas esse sucesso estar lpnge de ser o que ele assevera. Não quero saber de números, quero saber de resultados, de ações concretas, efetivas, eficazes, que realmente venha mudar o quadro atual de miséria, desrespeito e falta de humanidade. O que faço aqui, o que falo aqui é porque acredito em um país mais justo, mais igualitário. E sonho, sonho também com este país que sonhas. Sonho em ver um país onde as pessoas não precisem se humilhar diante de políticos para ter um remédio, para conseguir uma cirurgia ou outro direito seu, porque sinceramente márcio, podes não acreditar, mas isso me causa repugnância. Tenho nojo disso sim, de ver pessoas de bem necessitando esmolar direitos constiticionais. Tenho nojo de ver nosso dinheiro se esvaindo por ralos que não sabemos onde vão parar, ou sabemos e não temos coragem de assumir que sabemos. Tenho nojo Márcio de nossa acomodação diante de determinadas situações. Nos calamos, quando deveríamos ecooar noso grito. Diss eu tenho nojo.

    Mas como dizia, Lula foi um grande homem, ele recenhecera o que vinha dando certo e prosseguiu. Mas ele falhou e falhou feio, quando tentou maquear, esconder o que não mudou e o que não prestava, como se os defeitos não existissem. Quando tentou fugir e fingir que falhas no seu governo não existia, que fracasso não aconteciam em sua gestão, quando em série de falcatruas e roubos e outras coisitas mais, não diferiu de nenhum outro governo anterior. Deveria ter encarado de frente, ter tentando mudar.

    Mas este não é o mal apenas de Lula. Não, não é. Nossos políticos, em sua grandessíssima maioria, costumam fazer uso desse expediente, fingir que as falhas não existe e criar o mundinho perfeito, em seu medíocre cérebro.

    Ah, pra finalizar Márcio, concordo com sua posíção quanto aos nossos políticos, certamente tens razão em suas afirmações.

    obrigada pela interação neste espaço e sinta-se sempre a vontade para aqui chegar e deixar seu pensamento. Valeu.

    ResponderExcluir
  6. ...

    É exatamente deste país de ilusão que Lula criou em sua cabeça e convenceu a muitos, que o autor se reporta em suas palavras. Ele pode até ter exagerado, mas seguindo o conselho da bíblia de extrair as espinhas do peixew e comer apenas a carne, acho o texto perfeito para se encaixar a esta situação que vivenciamos em nossa realidade atual. Suas palavras certamente, só vieram a ratificar o ponto de vista do autor do artigo. Nossos pobres, em sua grande maioria, continua miseráveis, sem ter o que comer. A miséria ainda impera e a saúde, meu amigo... Ah, a saúde, esta por sua vez só piora e continua cada vez mais catastrófica que sempre. Basta assisitrmos a um simples programa jornalístico, para vermos barbaridades acontecerem. Aliás nem precisa ir muito longe pra ver isso. Nós não temos acesso a saúde, nem no mínimo necessário. Nem em uma uma questão de urgência.

    Para ser mais específica, quem tem o privilégio de ser um funcionário público ou privado, onde a empresa ofereça uma parceria para mantermos um plano de saúde básico, não tem isso que relatou em suas palavras amigo, quanto mais quem necessita de um atendimento vindo do SUS.

    Passei mais de uma semana necessitando de um atendimento específico e se quis tê-lo, foi necessário pagar para isso. Com certeza, isso não é um privilégio só meu.

    Sinceramente, desejaria ardemente ver isso que você apregoou. Queria vir aqui e dar o braço a torcer e dizer que Lula certamente mudou a realdidade dos miseráveis em nosso país. E digo isso, convicta também, que se fora o partido de oposição a Lula, também não teria realizado este feito e nem tão pouco, isso aconteceria futuramente se Serra tivesse vindo a ganhar as eleições deste ano.

    Não sou defensora do PSDB como possa parecer, não vejo qualificação em Serra, para ser presidente no nosso país, como também não vejo em Dilma. Lula? Lula certamente foi um grande homem no poder público. Com certeza contribuiu muito para que este país se desenvolvesse, mas esse sucesso estar lpnge de ser o que ele assevera. Não quero saber de números, quero saber de resultados, de ações concretas, efetivas, eficazes, que realmente venha mudar o quadro atual de miséria, desrespeito e falta de humanidade. O que faço aqui, o que falo aqui é porque acredito em um país mais justo, mais igualitário. E sonho, sonho também com este país que sonhas. Sonho em ver um país onde as pessoas não precisem se humilhar diante de políticos para ter um remédio, para conseguir uma cirurgia ou outro direito seu, porque sinceramente márcio, podes não acreditar, mas isso me causa repugnância. Tenho nojo disso sim, de ver pessoas de bem necessitando esmolar direitos constiticionais. Tenho nojo de ver nosso dinheiro se esvaindo por ralos que não sabemos onde vão parar, ou sabemos e não temos coragem de assumir que sabemos. Tenho nojo Márcio de nossa acomodação diante de determinadas situações. Nos calamos, quando deveríamos ecooar noso grito. Diss eu tenho nojo.

    Mas como dizia, Lula foi um grande homem, ele recenhecera o que vinha dando certo e prosseguiu. Mas ele falhou e falhou feio, quando tentou maquear, esconder o que não mudou e o que não prestava, como se os defeitos não existissem. Quando tentou fugir e fingir que falhas no seu governo não existia, que fracasso não aconteciam em sua gestão, quando em série de falcatruas e roubos e outras coisitas mais, não diferiu de nenhum outro governo anterior. Deveria ter encarado de frente, ter tentando mudar.

    Mas este não é o mal apenas de Lula. Não, não é. Nossos políticos, em sua grandessíssima maioria, costumam fazer uso desse expediente, fingir que as falhas não existe e criar o mundinho perfeito, em seu medíocre cérebro.

    Ah, pra finalizar Márcio, concordo com sua posíção quanto aos nossos políticos, certamente tens razão em suas afirmações.

    obrigada pela interação neste espaço e sinta-se sempre a vontade para aqui chegar e deixar seu pensamento. Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir