SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alerta às mulheres

Estudo mostra que as mulheres demoram mais a procurar ajuda quando sofrem ataque cardíaco, que os homens. Vejam matéria e fiquemos atentas aos primeiros sinais.

Mulheres que apresentam os primeiros sintomas de ataque cardíaco demoram mais a procurar ajuda ou mesmo para chegar ao hospital do que os homens - embora eles também demorem nessas situações. A conclusão foi extraída de um levantamento realizado por pesquisadores da organização sem fins lucrativos Mayo Clinic, em Minnesota, nos Estados Unidos, que consultaram dados relativos a 104.000 pacientes com os sistomas e 568 hospitais do país entre 2001 e 2006. O estudo foi publicado no periódico Archives of Internal Medicine.

O estudo confirma uma impressão já conhecida: a maioria das mulheres ignora sintomas do ataque do coração porque acredita que o mal só acomete homens. De acordo com o levantamento, em média, os pacientes com o problema cardíaco demoraram 2,6 horas para chegar ao local de atendimento. Entre as mulheres mais velhas, o índice é de três horas, ante 2,5 horas dos homens da mesma idade.

O ataque cardíaco pode causar danos irreparáveis ao músculo do coração. Os autores do estudo alertam para o fato de que a demora no tratamento dos sintomas diminui as chances de cura, causando danos irreparáveis ao coração. Fonte: www.veja.abril.com.br

Para complementar o post… não adianta afirmarmos sobre a necessidade de atentarrmos aos primeiros sinais de um ataque cardíaco, se não conhecermos os sintomas da doença, não é mesmo? Assim, pesquisei e encontrei um artigo, simples, objetivo e bem esclarecedor a respeito do assunto, o qual socializo também com vocês. Chamo atenção porém para uma coisa; percebi ao ler o aludido artigo, que grande parte dos sintomas de um ataque cardíaco, é sentido também por quem sofre de depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou alguma outra doença do gênero, assim, há também a necessidade de se ater de se buscar ajuda médica, para diferenciarmos os sintomas em comum.

Vejam o artigo:

O que é um ataque cardíaco?
Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente.
O coração é um músculo e como os outros do corpo, precisa de oxigênio, que é fornecido pelo sangue dos vasos sangüíneos, conhecidos como artérias coronárias. Um coágulo sangüíneo em uma dessas artérias pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco o que acarreta prejuízos ao coração e a depender do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração morre fazendo com que pare de funcionar corretamente.

Ataques cardíacos podem ocorrer caso seu coração passe a precisar subitamente de mais oxigênio durante exercícios intensos. Tanto homens como mulheres têm ataques cardíacos, risco este que aumentam com a idade.

Placas (fragmentos de colesterol) podem crescer no interior das artérias diminuindo seu diâmetro. Além disso , coágulos sangüíneos podem então se formar nesta artéria estreitada e bloqueá-la.

Quais são os sintomas?
Você Pode:
- Dor no meio do peito.
- Dor no ombro, braço, barriga ou mandíbula.
- Falta de ar.
- Suor intenso.
- Náuseas.
- Fraqueza ou tonteira.
- Palidez.

Ataques cardíacos são possíveis durante descanso ou exercícios, portanto é importante que mantenha seu médico informado de possíveis riscos.

Como é diagnosticado?
O médico o examinará e perguntará sobre seu histórico médico. Pode ser necessário a realização de alguns exames para que se verifique como o seu coração está trabalhando.

Como proceder o tratamento?
- Permanecerá no hospital por 2 a 7 dias.
- Caso haja dificuldade de respirar, receberá oxigênio.
Pode ser necessário a realização de uma cirurgia para abrir ou criar um caminho acessório(bypass) para a artéria bloqueda.
- Poderá receber medicação para dissolver o coágulo.
- Outros medicamentos podem ser administrados.
Assim que melhore, o médico criará um programa de cuidados. Quando for para casa, pode ser necessário que use um pequeno monitor cardíaco nos primeiros dias que gravará os batimentos cardíacos.

Que cuidados devem ser tomados?
- Siga o plano de tratamento feito por seu médico.
- Coma alimentos saudáveis, pobres em gordura e sal.
- Perca peso, se necessário. Mantenha-se no seu peso ideal.
- Inicie a realização de exercícios quando seu médico liberar para tal atividade e aumente a intensidade dos mesmos de acordo com as recomendações.
- Não fume.
- Tenha sempre disponível a sua medicação. A criação de uma lista com os nomes, as
   dosagens, e os horários que deve tomar é útil.
- Tente manter seu colesterol normal.

Consiga informações específicas de seu médico sobre as providências a serem tomadas ao sentir dor no peito, incluindo:
- Quais medicações deve tomar.
- Quando chamar o médico.
- Quando chamar um serviço de emergência.
Chamar o serviço de emergência no momento apropriado aumenta a sua chance de permanecer vivo e também diminui os danos ao coração.

Como prevenir um ataque cardíaco?
Existem muitas maneiras de você proteger seu coração e diminuir os riscos:
- Não fume.
- Se tem diabetes, tente mantê-lo sob controle.
- Alimente-se bem.
- Controle a sua pressão sangüinea.
- Coma alimentos pobres em gordura e sal.
- Pratique exercícios regularmente.

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário