SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bons tempos segundo a visão de Kanitz

Fala sério viu... lendo agora um artigo de Stephen Kanitz fiquei estarrecida ao constatar o quanto gastamos de nosso tempo, literalmente gastamos, com a internet. Gente é coisa de louco, como ele mostra em seu artigo, todos pensávamos que a internet facilitaria a vida das pessoas e parece que essa realidade, não foi de um todo concretizada.

Ora é tanto o que temos que ver, resolver por meio da internet que acabamos escravos dela. Nos posicionamos de fronte a um micro e lá perdemos a noção do tempo que ali perdemos. Tempo que em época outroras, não tão distante assimm utilizávamos com coisas, digamos que mais humanas e menos robotizadas. É algo a ser repensado, revisto e reavaliado. Veja a excelente reflexão que ele faz sobre a situação:

 Uma vez por dia, nossos pais iam para a caixa postal na frente da casa retirar as cartas que o carteiro deixava todo santo dia.


Hoje fazemos a mesma coisa, mas não é mais a única coisa que precisamos controlar. Nossos amigos hoje se comunicam conosco por 14 outros canais de comunicação, e é pecado mortal não responder em uma hora.
Pecado mortal se você deixou o celular desligado e não respondeu o SMS em cinco minutos.
Cataloguei os locais em que preciso ficar atento todo dia, para saber se alguém está querendo se comunicar comigo, e eu posso não estar prestando atenção.

1. Verifico umas cinco vezes por dia se chegou algo pelo fax.
2. Verifico sempre que chego em casa se não tem alguma mensagem na caixa eletrônica do telefone.
3. Verifico sempre que chego em casa se não há nenhum recado de um amigo.
4. Entro nos meus emails no computador central.
5. De vez em quando, verifico no escaninho Spam ou Lixo se não tem email de um amigo erroneamente desclassificado.
6. Faço isto com o meu gmail, e outros emails que eu criei não sei porquê.
7. De vez em quando, entro no meu email antigo da faculdade cuja senha sempre esqueço.
8. Felizmente, meu celular avisa quando eu recebo um SMS, mas nem sempre tenho o meu celular ao lado, por isso é bom verificar de tempos em tempos.
9. Idem com as Direct Messages no Twitter.
10. Idem com as Mensagens via Skype.
11. Idem com as Mensagens via Google Mail.
12. Idem com as Mensagem via LinkedIn.
13. Idem com as Mensagens via Facebook.
14. De vez em quando, verifico as mensagens que ficaram na caixa eletrônica do celular.
15. Além do correio, que agora fica na portaria.

Pior, quando se recebia cartas pelo correio as malas diretas representavam somente 10% dos recebimentos, porque mala direta custava caro. Hoje, 90% do que eu recebo é SPAM.
O segredo de todo canal de comunicação é só ter um canal para todo mundo.
Dezenas de canais, como dezenas de idiomas, significam que ninguém vai voltar a se comunicar direito.
Achei que a internet veio para simplificar as nossas vidas, mas isto não aconteceu. Que saudade tenho do correio!

Stephen Kanitz
Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário