SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 20 de abril de 2010

Respondendo aos esclarecimentos

Caro Jocigleuson, a priori, gostaria de dizer, que em nenhum tive o intento de provocar polêmicas, discussões e nem muito menos acalorar um debate tão fervoroso da forma como este se tornou. Não é objetivo deste espaço altercar sobre qualquer assunto que seja, nem o mais relevante. No entanto, não posso me furtar o direito de aqui argüir, alguns pontos que entendo como necessário, diante de seu esclarecimento.

Apesar de está fugindo do caráter, a que este blog se propõe, gostaria de tecer algumas considerações. Não vou mais copiar e nem muito menos colar, nenhuma de suas afirmações em relação ao teste seletivo de nosso município, (até porque estas já foram republicadas, um post aqui e outro no The Place), mas gostaria que você relesse o que escreveu, releia minunciosamente o que disse e veja que, que EM NENHUM MOMENTO, você falou de indícios, porque se assim fosse, não teria tido a preocupação de lhe atentar ao que estava fazendo. Você chegou a afirmar sim, quando disse: Se fosse um concurso público, a Chefe do Executivo não agiria da mesma forma para beneficiar os seus? Já que o fez com apenas um simples processo seletivo, onde o emprego é de forma temporária? Pode até ter tido erros no processo, as melhoras empresas prestadora desses serviços erram, quanto mais uma prefeiturazinha de um  município interiorano. No entanto, nem isso lhe dar o direito de afirmar que alguém agiu de  má fé, não enquanto isso não for provado.

Quanto ao fato de você se indignar e a sociedade dix-septiense também, este é um direito seu, meu, nosso, direito que nos assiste. Não tive a intenção de conter sua indignação, de forma alguma, indignar e criticar é preciso, porém, há formas e formas de praticá-la. O que intencionei foi lhe mostrar que para criticar, se opor, contrapor ou qualquer outra coisa, não significa necessariamente que ajamos como se seres imbatíveis fôssemos. Para se opor e criticar, há meios de fazê-lo, sem descer o nível, sem figurar perseguição a qualquer custo. Há meios de se contrapor a determinada ideologia, grupo partidário, filosofia, ou qualquer outra coisa do ramo, sem esquecer que somos mortais, cheios de falhas. Sem esquecer, que como dizem alguns, quando apontamos o dedo pra alguém, temos quatro, apontando para nós mesmo.   

Quanto aos jornaizinhos apócrifos não posso eu responder por eles, uma vez que não sei qual sua origem. Se foi pessoas cultas ou não, que o fizeram não tenho conhecimento, porque sinceramente, até hoje não sei de onde eles saiam. Se bem, que vale ressaltar, que os jornais foram bem recíprocos, tanto existia de um lado quanto de outro. Agora, uma coisa você pode ter certeza, convicção mesmo, jamais compactuei com tais expedientes, sempre assumi o que penso, nunca me escondi por trás de anonimato e nem tão pouco de alcunha ou nome fictício. O que penso, você me conhece muito bem, e, convictamente sei que podes ratificar, não escondo. Entretanto, tento, digo TENTO, utilizar as palavras corretas, para não ter que sair desferindo ofensas à pessoas, que como você mesmo disse, são cidadãos de bem, honestos e que merecem nosso respeito. Sabe muito Jocigleuson que jamais, jamais concordei cegamente com o que meu grupo político faz, apenas porque sou filiada a ele. Jamais considerei nenhum dos nossos líderes como varões perfeitos. Nunca propaguei neste blog, que a administração atual é perfeita ou coisa parecida, todavia também, nunca publiquei algo, nem tão pouco aceitei comentários anônimos, que possam vir a ferir ou manchar a imagem de A e nem de B.

Para exemplificar o que pretendia lhe transmitir com o meu recado, o que eu queria dizer, era que entendo não ser necessário a ênfase que você dar, como no post “Esclarecimento” ao fato de a prefeita ter sido julgada e condenada em todas as instâncias. Não vejo necessidade, de a todo momento, você ficar ressaltando as falhas, o defeito da executiva de nosso município, a não ser que o propósito do seu blog, seja um diferente do que eu pensara. Impende destacar que Lanice Ferreira e Júnior Afonso foram julgados e condenados e já cumpriram pena. Desse processos a que você se refere, eles não têm mais nada a pagar. Por que não fala dos atuais, onde eles foram inocentados em duas instâncias e seu grupo político nem recorreu, porque sabe que não há provas. Os demais processos que eles respondem, terão seu julgamento, esperemos pois.

As vezes fazemos coisas, que nós mesmos não entendemos sabe. É isso que queria mostrar. Por exemplo, você ressalta tanto os processo de Lanice e esquece que seu irmão José Carlos, (sinceramente, não queria afirmar isso aqui, não queria publicar, não é o meu intento, tenho profundo carinho e respeito por você e amo, amo mesmo, muito sua mãe, mas sinto-me obrigada a responder e depois me calar. Não posso persistir num embate desse tipo, que sou contra, que luto contra. Podem todos achar que sou utópica, mas ainda espero ver o desenvolvimento humano e intelectual em nossa cidade, ainda espero ver certas picuinhas caírem, ainda espero ver dix-septienses, que hoje não se falam, em decorrência da política partidária, voltarem às velhas amizades) também responde a muitos processos, inclusive penais também, e você nunca fez referência a eles. Ele teve seus direitos políticos cassados e também não vejo nada sobre isso no seu blog.

O que queria dizer Jocigleuson é que a política é dinâmica (para não dizer outra coisa), principalmente a partidária. Sei que você também, sabe muito bem disso. Hoje você está de um lado e eu de outro, mas amanhã poderemos estar juntos. Ora, você não pode ter esquecido que já fez parte deste grupo que você tanto critica, que você tanto hostiliza. Você já participou dessa panelinha e foi um dos  beneficiados dela. E que benefícios!!!! Como a sociedade dix-septiense se indigna hoje, como afirmara, com a realização deste malfadado teste seletivo, ela também pode ratificar o que vou afirmar: José Carlos (seu irmão) foi durante anos, o braço direito de Gilberto Martins. Era pessoa da máxima confiança dele e que tinha privilégios diversos na sua administração, como nenhum outro tinha. Você realmente deve conhecer muito bem, melhor do eu até, como o meu grupo político beneficia os seus. Você por muito tempo, foi muito mais beneficiado do que eu e nessa época, não me lembro de ouvir nenhuma crítica de sua parte, e olhe que você tinha chance para isso. Você foi Secretário de Administração no governo de Gilberto e poderia ter feito críticas construtivas, mas parece, que naquele tempo tudo era perfeito, não havia o que criticar.

Falando sinceramente, entendo seu posicionamento, mas meu intento, foi apenas a aconselhar a moderação. O próprio Paulo em uma de suas cartas expressou que nem devemos ser nem demasiadamente santo, nem demasiadamente ímpio, temos de ser temperados. Era isso que queria dizer.

Para finalizar, esse post enorme (desculpem-me minha incapacidade de síntese), gostaria de destacar que quase que diariamente, recebo comentários ofensivos, de baixo nível, que até davam para ser aceitos, mas que eu os modero, por deferência a você e a tantas outras pessoas, que a despeito de serem consideradas minhas adversárias políticas, eu as considero, respeito, estimo e tenho profundo carinho. É disso Jocigleuson que falo. Entendo, que hoje, eu, você e outros bloggers da cidade, temos uma grande oportunidade de acabar, ou, no ao menos, minimizar com a picuinha que foi travada, desde cassação de 2004.

Entendo que temos uma responsabilidade, de enquanto pessoas, que tivemos um maior acesso a a informação, propagar aos nossos jovens e crianças, que o que define uma pessoa, não é a cor que ela veste, não a bandeira que levanta, não o partido que segue ou religião que professa. Entendo Jocigleuson que temos o poder de diminuir com as diferenças raciais, partidárias e religiosas que muitos lutam pra propagar, por pura ignorância ou radicalismo mesmo. Entendo que o respeito e a consideração que temos as pessoas devam estar acima dessa mediocridade que foi criada em nossa mente. Entendo que temos que desfazer a lavagem cerebral porque muitos passaram, de não ter o discernimento de ver, assimilar e aceitar o que é bom para o nosso povo, independentemente por quem venha esse benefício. O asfalto de nossas ruas, não posso dizer que não foi um bem incalculável para Gov. Dix-sept Rosado, apenas pelo fato de ter sido feito, pelo ex-prefeito Adail Vale. Não, não entendo dessa forma. 

Entendo Jocigleuson, que não é pelo fato de muitos, ressalto, MUITOS,  me criticarem, até esnobarem de mim, porque afirmo ter amizades com pessoas que não compactuam com o meu grupo político, que eu vá mudar de opinião. Inclusive, não sei se seria necessário afirmar, mas mesmo assim o faço, já fui por diversas vezes criticada, por expressar, em público, minha amizade por você. Espero do fundo do meu coração, que esta acalorada discussão não mitigue ou leve a cabo, essa nossa amizade, que julgo deveras importante. O queria provocar era tão somente uma reflexão no seu posicionamento.

Ps. Desculpem pelos erros que possam existir no post. Meu tempo, neste momento, impossibilita fazer a correção minuciosa que gostaria.

3 comentários:

  1. Sou evangélico,acho que você não deveria mensionar o evangelho em seus desabafos, aliás acho essa sua resposta um tanto exagerada, você tenta atingir o lado pessoal,onde está a sua capacidade de receber críticas,sua atitude é antidemocrática, todos tem direito de expressar o que acha sobre algo,de criticar, principalmente quando se tem motivo.Como é que vc pede moderação, se vc mesmo ataca dessa forma.

    ResponderExcluir
  2. Caro evangélico tenho capacidade sim de receber críticas, tanto que aceitei seu comentário, mesmo ele sendo anônimo. Agora, também tenho o direito de me defender de críticas e ofensas feitas a mim. O fato de eu ser evangélica, não significa que deva ser passiva e apática, isso nunca serei, sabe por quê? Porque sigo o exemplo de Cristo e se conhecer o evangelho, certamente saberá que Jesus, jamais se acovardou, se amendrontou, ou recuou diante de ameaças e represálias. Não fiz desabafo, apenas disse o que julguei necessário.

    Obrigada por sua interação neste espaço e continue sempre ad finem.

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão de se expressar assim. Jocigleuson precisa acabar com essa guerrinha besta. Ele me parece ser um cara inteligente, mas tou vendo que ainda é muito imaturo. Precisa amadurecer mais para a vida. Acho que ele deve sim fazer comentários sobre coisas erradas, mas parece que o blog dele só serve para atacar a administração de Lanice. Faça outra coisa rapaz, creça e haja como gente inteligente.
    Abraço Islamara!

    ResponderExcluir