SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Processo Seletivo de Gov. Dix-sept Rosado

Diante de tudo que já ouvi a respeito do Teste Seletivo, que fora realizado recetemente em Gov. Dix-sept Rosado, venho tecer algumas considerações sobre a polêmica levantada, mediante o resultado publicado.

Em primeiro lugar gostaria de ressaltar que fala aqui neste momento, a blogger Islamara Costa, cidadã dix-septiense e educadora, que acredita na liberdade de expressão e que ela garante a nossa democracia. Entretanto, aquela também que sabe, que nenhum direito é absoluto, nem o direito a vida, que encontra excessões albergadas na própria constituição brasileira, quanto mais, a liberdade de expressão.

Diante do exposto (necessidade de inteirar-se melhor dos assuntos), já justifico minha demora em responder aos apelos de meus leitores sobre o enfático e polêmico teste seletivo. Sou uma pessoa deveras ocupada, e busco dividir o meu tempo da melhor forma possível, embora sabendo, que sempre, mesmo sem querer, acabamos por prejudicar uma de nossas prioridades na vida.

Bem, para iniciar meu pensamento sobre o aludido teste, gostaria que lessem o comentário do anônimo abaixo (considerei porque não ofendeu terceiros):

Anônimo disse...

E vc não vai falar nada sobre essa seleção desastrosa que vcs realizaram não, logo vc que tanto falou do outro concurso? É mas eu entendo, não se tem justificativa para essa aberração,vc fez certo enviou a cabeça entre as pernas, melhor é não comentar mesmo, pois não tem mesmo o que dizer...

Caro anônimo, em primeiro lugar, estava sim há dias, querendo falar a respeito da referida seleção, todavia, tenho responsabilidade sabe? Quando vou publicar algo, sobre qualquer assunto, tenho o cuidado de me inteirar da situação, para que eu possa, depois, ter o embasamento para quaisquer questionamentos e/ou divergências de pensamentos. Não faz o meu tipo e nem pode fazer, tomar a atitude de sair acusando quem quer que seja, somente para obter acesso. Isso, certamente não faz o meu gênero. É prazeroso saber que há muita gente acessando seu blog, isso não posso negar, contudo, isso não deve ser obtido a qualquer custo e a qualquer preço.

Tenho zelo por este espaço, e, por acreditar que ele já conquistou a credibilidade de muitos dix-septienses, é que cada dia me dedico e me preocupo mais, em buscar o máximo de informações possíveis, para que não venha a cometer falhas ou denegrir a imagem de alguém, por nada. Posso até vir a cometê-las, ou chegar atingir alguém, não sou perfeita, no entanto, isso nunca será intencional, proposital e nem de forma irresponsável.

Para ratificar o que estou dizendo, que não uso desse expediente, de balburdiar sobre qualquer coisa e de qualquer forma, que ciito um exemplo. veja o caso do Projeto SAMU, ainda não noticiei nada a respeito, da quase reprovação do aludido projeto, diga-se de passagem, que só irá trazer benefício a população de Gov. Dix-sept Rosado, porque ainda tenho que colher mais detalhes, embora entenda, que nada justifica um ato deste. Votar contra ou se abster de vota a favor de um Projeto dessa magnitude, não pode haver justificativas plausíveis.

Não sei se entende, entretanto, eu, como qualquer outro blogger, de nosso município, responde pelo o que escreve em seus espaços virtuais, daí eu não ter a condição de sair acusando as pessoas disso ou daquilo, pelo simples fato de fazer parte ou não de um grupo partidário.

Por fim, apenas para fechar minha resposta a você, caro(a) anônimo(a), e já agradecer por sua interação neste espaço, gostaria de dizer-lhes, que, se me conhecesse um pouquinhho, Saberia que não sou do tipo de pessoa, que esconde a cabeça entre as pernas. Saberia que não tenho a condição de me calar, quando entendo que tenho motivos, razões para falar. Saberia que sou o tipo de pessoa que emite a opinião, mesmo quando não é solicitada. Saberia que sou o tipo de pessoa, que não vivo, como diz o ditado, com a boca na cumbuca, apenas por ser filiada a determinado partido. Tenho opinião própria e faço questão de publicá-la, de demonstrá-la, recuo se tiver errada e as vezes, mesmo não estando, mas, antes de tudo, mostro o que penso e assumo. Um abraço e permaneça sempre ad finem.

Para continuar com este extensivo, espero que não cansativo post, publicarei outros comentos, desta vez,da Odontóloga Marjorie Candice da Silva. A priori, gostaria de agradecer a interação de Marjorie neste espaço e dizer-lhe da minha felicidade de tê-la por aqui. Sinto-me deveras honrada em receber sua visita e seu comento. Parabenizo pela sua coragem em assumir o que escreveu, demontrando que és uma mulher de fibra e de caráter. Parabéns.

Tentarei responder a todos os seus questionamentos e espero assim o fazer. Aliás, intento não só esclarecer as suas dúvidas, como também, a de todos os leitores que estejam interessados, ou que se encontre em situação semelhante a sua. Ressalto, que o espaço continuará  aberto a discussões, até porque é para isso que os blogs existem. Esse é o nosso papel, tentar elucidar as dúvidas dos leitores e favorecer cada vez mais sua interação conosco, e com os demais que quiserem adentrar na discussão.

gostaria de saber se vc nao vai comentar nada sobre o processo seletivo??
ass. marjorie candice da silva

gostaria de lembra a vcs que fui eu quem fui atras de cancelar o concurso realizado por adail.. e nakela epoca vcs criticavam a mesma coisa que acabam de fazer.. o que foi ? o poder muda as pessoas? keria a sua opiniao....
ASS. MARJORIE CANDICE DA SILVA

queria saber como eh que eu tava com 20 ponto e outro dentista tava com 5 pela analise do curriculo.. e depois da entrevista meus pontos se igualharam com os dele.. queria saber qual o peso da analise do curriculo e qual o peso da entrevista. (feita por uma psicologa, por sinal)... se vc puder se informar disso pra mim eu agradeço...
ass. marjorie candice da silva

Pois é, cara Marjorie, desde ontem, que colho informações para chegar até aqui e falar sobre o Processo Seletivo aqui em foco. Hoje, diante de seus comentos e outros mais anônimos, que se aglomeram em minha caixa de comentários, percebi que não havia mais como adiar.

Conversei com Reginaldo Claudino, Secretário de Saúde; Agsneide Agripino, Assistente Social e com a Psicológa, Anny Ednara Torres Benigno de Moura sobre o assunto. Todos eles me deram conta de que o processo seletivo, aqui em debate, foi realizado dentro da total e irrestrita legalidade. Afirmaram-me ainda que todos os requisitos avaliativos, estavam prefixados no edital,que todos os candidatos tiveram acesso. Pra concluir, eles me afirmaram que o supracitado edital, foi exposto no site www.rn.tmunicipal.org.br, ainda nos jornais da região, que circulam em nosso município e também afixado em todos os locais públicos de nossa cidade.

Sobre o peso da pontuação, questão incitada por Marjorie, os três me informaram, que eram iguais para as duas formas de avaliação, quais seriam, análise do currículum vitae e a entrevista com a Psicológa. As duas notas foram somadas e divididas para chegarem ao resultado final.

Sobre a entrevista realizada pela Psicóloga, entendo eu, que ela está sendo a maior causadora de toda celeuma, falei com própria Psicológa sobre e ela informou-me que sua análise baseava-se em aspectos relacionados à personalidade, mas não apenas a isso. Analisava também, aspectos cognitivos referentes a função, ao papel do profissional no Programa a que concorria e ainda sobre o conhecimento da Portaria Ministerial 648, que norteia os princípios gerais dos PSFs, detalhando as suas especificidades e definindo as atribuições dos profissionais da saúde que devem atuar no referido programa.

Anny informou-me ainda, que apesar de não lembrar de todos os participantes das entrevistas, pois ela entrevistara mais de 60 em um dia, disse-me no entanto, Marjorie, que lembrava especificamente de alguns detalhes da sua. Afirmou-me ela, que você chegara ao local da entrevista com o atraso de uma hora e quarenta minutos, fato levantou ainda questionamentos sobre se permitir ou não, que você realizasse a entrevista, considerando, que o edital deixava claro, o horário que o candidato deveria chegar. Esse fato também, conforme informações de Anny, contribuiu para o rebaixamento de sua pontuação.

Eles ainda me esclareceram algumas situações, referentes a sua entrevista, especificamente. No entanto, não acho de bom tamanho aqui expor. Entendo que você poderá ter acesso a esses dados na hora que quiser. Conforme a psicóloga me asseverou, todas as anotações dela, realizadas nas entrevistas, foram guardadas e ela estará a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Agora minha cara Marjorie, falo de minha parte, se você está se sentindo prejudicada ou lesada em seus direitos (estendo o recado a todos os demais que assim se sentirem), recorram, é para isso mesmo que existem os recursos. Se entendem que podem e tem garantido, busquem o vosso direito. Existe um prazo estabelecido no edital, para interpor recursos, no qual vocês podem contestar o resultado publicado.

Se inteirem de tudo e vão à luta. Não sou do tipo que ache, que devemos deixar passar algo, que entendemos que é nosso por direito. Não desistam. Lutem. Se este ato de buscar os recursos previstos no edital, não forem suficientes para elucidar todas as dúvidas existentes, é para isso que justiça está ai. Recorra aos meios judiciais. Quando passei no concurso de Mossoró e percebi que havia um erro grave no resultado daquele certame, que tirava de mim o meu direito, não titubiei, corri atrás. Se eu tinha certeza do meu direito líquido e certo, porque não buscá-lo? Façam o mesmo. Discutir é bom e agradeço que tenham escolhido meu espaço também para isso. Todavia, esse ato não é suficiente para garantir o nosso direito. 

Como você afirmou Marjorie, critiquei o outro concurso sim, critiquei porque vi motivos, razões e provas robustas para que assim agisse. E não falo do fato de parentes de A e nem de B ter passado. Não, não me refiro a isso. Falo da falta de responsabilidade por parte da empresa, quando veio realizar o concurso aqui. Falo da falta de cuidado no simples procedimento de conferir o documento de identificação, fato que possibilitava qualquer pessoa realizar o concurso no lugar de outrem. Falo ainda, da falta de zelo da empresa e das atitudes que ensejavam dúvidas sobre a lisura e idoneidade daquele pleito. Você mesmo deve saber do que estou falando. Você fez o concurso.

Por fim, minha cara, no que pertine ao fato de eu ter mudado ou não… De o poder mudar ou não as pessoas, tenho uma coisa a declarar. Acredito na mutabilidade do ser humano, somos seres em constante transformação, em constante evolução e isso se dá por meio de diversos fatores, dentre eles, com certeza, o meio a que estamos inseridos. Sou pedagoga e acredito na influência do meio, sim em, nossas ações. Todavia, impende destacar aqui um fato, que talvez não conheça, venho de uma família muito humilde, humilde mesmo, difícil até você imaginar o quanto. Mas, foi exatamente este fato que sempre levou-me a lutar, trabalhar, ralar mesmo, para obter o meu sustento. Desde minha adolescência que trabalho, trabalho duro, para nunca necessitar pedir, pois sou sincera, sou meio que orgulhosa, em relação a isso.

De certo é que essa necessidade me ajudou a lutar pelo que eu queria. Me auxiliou a nunca esperar pelas benesses adquiridas facilmente. Me ajudou também a desenvolver o sentimento de empatia, que as vezes acho que me faz até sofrer, mas que julgo necessário ao ser humano. Me ajudou ainda, a não permitir-me o devaneio, seja este causado por questões financeiras ou por quaisquer outras.

Tenho meus pés no chão e ralo muito pra viver. Não vivo a custa da política, como a maioria do povo pensa. Nunca, nem eu ou meu esposo, que hoje se encontra na posição privilegiada de vice-prefeito da cidade, permitimo-nos a acomodação e a espera das coisas que caem do céu. Assim, não seria agora, que iríamos deixar que este posto, tão passageiro e entendo que não tem nada de grande, venha vislumbrar-nos ao ponto de provocar mudanças tão radicais e de fazer-nos esquecer nossas origens. Não mudamos, com certeza não. Não nesse sentido que me instou a responder.  

Para concluir esse alongado artigo, (afff, alongado até demais) e deixar claro de vez o que penso de tudo isso, vou copiar um post, do blog ‘O Cotidiano”, do amigo Jocigleuson Oliveira, para depois encerrar com meu posicionamento.

A repercussão do malfadado Processo Seletivo do PSF de Governador

É minha gente parece que a repercussão do embaraçado e malfadado Processo Seletivo do PSF de Governador ainda não acabou. E dessa vez veio realmente mostrar a verdadeira cara dessa tropa que está no Poder.

Depois do resultado final, onde se escolheu apenas cinco candidatos de cada cargo, a coisa mostra-se mais direcionada ainda, vejam abaixo a indignação de Marjórie Candice, (editado)…, e estava concorrendo ao cargo de dentista.

só mais uma coisa: eu na análise do currículo estava nessa colocaçao que vc tinha colokando.. ou seja em 5 lugar.. mas como nao sou do pmdm.. (e nao sou com muito orgulho.. nao sou pq nao me vendo.. nao sou pq tenho honra e tenho um nome a zelar.. coisa que eles nao tem..)

eu tava com 20 pontos e francisco neuremberg tava com 5 ponto... pela analise do curriculo.. e depois da entrevista eu fikei empatada com ele .. e por idade ele fikou.. kerem que eu engula isso??? sou do pt com muito orgulho e nao me vendo , como eles keriam.. nao me vendo mesmo.....

ESSE POVIM QUE TANTO CRITICOU O CONCURSO DE ADAIL.... MEU DEUS.. FAZEM UMA COISA DESSAS...

ASS. MARJORIE CANDICE DA SILVA

Candice, acredito que a maior e mais provável razão de você não ter sido escolhida entre os cinco cargos de dentista do PSF, aqui em Dix-sept Rosado, deve ser exatamente esse: Não depender de apadrinhados políticos! Que foi no meu ponto de vista e da maioria da população, a principal avaliação de Títulos desse certame, se é que se pode chamar isso de Certame.

Mais um trecho de outro post de ‘O Cotidiano’:

Se fosse um concurso público, a Chefe do Executivo não agiria da mesma forma para beneficiar os seus? Já que o fez com apenas um simples processo seletivo, onde o emprego é de forma temporária?

Analisemos aqui as afirmações acima copiadas. Vemos a afirmação categórica do amigo Jocigleuson, de que houve irregularidade no certame aqui em foco. Ele afirma com todas as palavras e letras, inclusive em negrito, que a prefeita de nosso município cometeu um crime, burlando um resultado de um processo seletivo.

Chamo atenção aqui, caro amigo Jocigleuson, sabes do respeito e do carinho que tenho por você, mas não poderia deixar de alertá-lo quanto a isso. Se não tens condição de provar, tudo que afirmastes em seu blog, entendo eu que podes complicar-se. Levantar questionamentos, por em cheque determinada atitude ou situação é uma coisa, contudo, fazer afirmações da forma voraz como fez, pode ser deveras perigoso.

O crime de calúnia ocorre pelo simples fato de imputarmos falsamente um crime a alguém. Assim, se você não tem provas robustas de que o certame foi fraudado é melhor pensar em procurar, pois você já imputou claramente este fato, a executiva deste município.

Ainda entendo ser necessário e urgente citar, amigo Jocigleuson, pois não sei se você tem conhecimento, mas o certo é que quando afirmas que o concurso foi manipulado, que o resultado foi para favorecer os ‘apadrinhados políticos’, fazendo isto, ratifico, não atinges somente a executiva deste município, como também, a pessoas que julgo não terem nenhum fato que nos leve a duvidar de sua conduta, caráter e idoneidade. Pessoas que fizeram parte da Comissão Especial e que acompanharam todo o processo e assinaram todos os resultados.

Assim, não só citarei o nome dos componentes da comissão, como insto aqui, que eles também utilizem-se deste espaço e dêem o seu ponto de vista, sobre toda esta celeuma levantada. Se eles foram coniventes com as acusações que estão sendo feitas, se eles anuíram de alguma forma para fraudar o resultado do processo seletivo, realizado em gov, por favor, ajudem-me nesta divulgação.

Provoco aqui, principalmente a Eduardo Rêgo, que até onde tenho conhecimento, é uma pessoa respeitada e bem quista em nossa sociedade. Insto também, Ana Lúcia Rêgo, que a conheço muito bem e até hoje, não vi e nem ouvi nada, que desabonasse sua conduta. Por fim, Elzileide Meneses, que também coonhecemos e sabemos que é uma pessoa idônea e que não participaria de atos como este, que ora estão sendo acusados.

E ai, Eduardo, Ana Lúcia, Elzileide, (instei apenas estes, porque os considero imparciais, as demais pessoas poderão ser questionadas, por, de certa forma, serem beneficiadas pelo governo) o que me dizem de tudo isso? Espero o posicionamento de vocês, para elucidarem esses questionamentos, aliás, para desfazerem ou comprovarem essas acusações.

Não poderia deixar de dizer-lhes por último, que quando essa ‘corja’ (como nos intitularam) entendeu que havia irregularidades nos concursos públicos, realizados pelos ex-administradores de nosso município, Adail e Anax Vale, buscamos os meios legais, com provas robustas e fizemos a denúncia. Tivemos a coragem de provocar a justiça para julgar conforme o fatos probatórios apresentados. Façam o mesmo.

Estão esperando por quem? O que pretendem? Não tem provas suficientes para buscar os meios legais e assim, fazem uso do fato para denegrir a imagem de alguém? Ou pretendem mesmo ficar no conformismo e aceitar um fato tão lamentável como afirmam? Lembrem-se, nós mostramos a nossa cara e não tivemos receio de assumir o que pensava. Porém agimos sempre, dentro da legalidade.

Assim, não adiantam ficar enviando comentários anônimos para meu blog, porque eles não solucionarão o problema do ‘malfadado processo seletivo’. Ressalte-se, estes comentos não irão ter influência alguma, pois não aceiterei a nenhum deles, a não ser, que os mesmos venham com identificações reais e com email para comprovação dos mesmos. Mesmo que o comento seja relevante, pertinente, neste caso agora, o mais racional possível, não aceitarei. Querem combater as injustiças? Querem lutar contra a administração, que vocês julgam um fracasso, identifiquem-se, assumam-se. Mostrem a cara. Gente que tem caráter faz assim.

Agora findando mesmo, a Comissão era composta das seguintes pessoas:

Comissão Especial
Reginaldo Claudino da Silva
Presidente / Representante Governo

Maria Agneide Agripino da Silva
Representante Governo

Eduardo Rego de Morais
Representante Sociedade Civil Organizada

Ana Lúcia do Rêgo Sales Medeiros
Representante Sindicato dos Servidores
Públicos do Município

Euzileide Maria de Menezes
Representante Poder Legislativo

Anny Ednara Torres Benigno de Moura
Psicóloga do Município

Aguardo mais comentos e respostas dos componentes da Comissão especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário