SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mais uma vez

Caríssimos e amados leitores ad finenses, sinto ter, que mais uma vez bater numa mesma tecla, já deveras utilizada e debatida. Contudo, não posso furtar-me ao dever de aqui está e dirigir minhas palavras novamente, mais uma vez, ou como queiram, de novo, juntando-se a outras vozes que ecoam, sobre o velho e gravíssimo problema da falta d’água em Gov. Dix-sept Rosado.

Acredito que esse assunto está tornando-se monótono e estafante, para àqueles que de alguma forma, conseguem sanar sua necessidade de água. Todavia, quem vive a mercê da situação, quem calça o sapato que aperta e faz calo, é quem sabe realmente da importância do que estamos falando. Assim, vamos nós.

Imagem0230Há uns dez dias atrás conversei com o vereador Ricardo Martins e adentramos no assunto polêmico da falta d’água em nossa terrinha. Ele falou-me de sua já conhecida e publicada reinvindicação de audiência pública e que até agora, nada foi feito em relação ao fato. Gente, não é possível. Uma situação dessa é querer nos taxar de palhaços, ignorantes, burros mesmo. Não tem explicação alguma, que seja convincente, que justifique o que está acontecendo em nossa terrinha. É por demais vergonhoso essa situação que vivemos e nos mantemos calados, inertes, como se fora tudo normal. Em que mundo nós estamos, o que dificulta, ou impede um presidente marcar uma audiência pública, para tratar de um problema que urge por solução imediata? Não vejo lógica nisso. 

Diante do exposto, gostaria de solicitar, mais uma vez, o posicionamento do vereador Dário Pio, no sentido de marcar com urgência essa audiência pública. Não sei se alguém já informou aos caros edis de nosso município, mas está havendo uma mobilização no Conjunto Fausto Martins, por parte dos moradores daquela localidade, com o intuito de participar de uma sessão para cobrar e exigir que se tome alguma providência.

Entendo ser realmente necessário que haja esse tipo de movimento, uma vez que parece que as vozes que nos blogs ecoam, estão indo para o espaço, ou seja, não estão sendo valorizadas. Mas, como eu disse a minha mãe, fiz minha parte, venho aqui mais uma vez bradar em alto e bom som o meu descontentamento e repúdio diante do fato. Me alio ao Blog The Place, que encampou esta luta há tempos e venho reclamar, bradar, requerer, solicitar, clamar que nossas vozes sejam ouvidas. Peço-lhes ainda, que busquem o sentimento de empatia, tão necessário e esquecido na sociedade atual.

Pensem só, nas pessoas, que literalmente, não tem uma gota sequer por dia saindo de suas torneiras. Necessitamos fazer algo, urgente. Minha mãe, que juntamente com todos os moradores que residem no Conjunto fausto Martins está indignada e sofre dia e noite com a situação. Recentemente  ela fez uma reforma em sua casa, com muito sacrifício, diga-se de passagem e está correndo o sério risco de ver toda a estrutura de sua caixa d’água comprometida, uma vez que há meses, não cai sequer uma gota d’água dentro dela.

Aproveito o ensejo e copio o enfático e necessário post do The Place, no qual Júnior Wilton expressa sua indignação e cobra providências. Quero contudo, antes disso, fazer apenas uma ressalva ao que ele falou sobre a questão em pauta. Afirmou ele, que o problema aqui expressado não foi divulgado em outros blogs dix-septienses. Assim, Lembro-lhe amigo, que o Ad Finem já se posicionou em relação ao assunto, e, inclusive o post aqui publicado, referente ao assunto, foi copiado por você, para complementar um outro seu. Por fim, fica aqui de público nossa cobrança e insto nossos nobres edis a se posicionarem em relação ao fato.

Veja o post do The Place:

E soluções para o problema da água?

Até agora, nada!!!

PontodeInterroga_o
Enquanto a população agoniza, ninguém toma qualquer atitude para solver o problema.

Venho pela bilionésima, trilionésima quarta vez, tratar sobre o tema. Não me cansarei, enquanto puder digitar, tiver senso e tino para escrever, esse blog estiver no ar, e até o problema ser resolvido, o The Place de quando em vez, abordará a palhaçada. Assim sendo, vamos discutir a problemática, enquanto não há “solucionática”.

Tinha conversado dias antes com o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Dário Pio, sobre a possibilidade de ser realizada uma audiência pública para tratar do assunto, visto que, já havia um requerimento (de autoria do Ver. Ricardo Martins) aprovado sobre o tema.

Imagem0230
Dário informou-me que já havia uma audiência pública aprazada sobre outro tema, e que qualquer outro evento teria que obrigatoriamente esperar. Falou também que a Governadora já tinha se pronunciado sobre o assunto, e que o problema só seria resolvido quando a adutora chegasse a nossa cidade. Dário ainda prometeu tratar de dar prosseguimento a realização da audiência.

Até agora, não ouvi falar de nenhuma possível data. A Câmara de Vereadores (que não possui nenhum tipo de serviço de comunicação externa) nem Dário comunicou nada, a ninguém.

É interessante e complicado de entender o posicionamento da Câmara sobre a realização dessa audiência pública. É como se ela não pudesse de forma alguma ser realizada.

Estamos esperando Presidente!!!

Mais uma vez volto a explicar: não temos que esperar adutora… não precisamos esperar por chuvas… melhoras em poço… nem pela ‘benção’ da Senhora Governadora. A Caern é uma empresa, cobra pelos serviços que presta, nós pagamos por esses serviços e assim, não importa o problema, a nós consumidores só interessa a solução, que é a água nas nossas torneiras. A obrigação da Caern é inquestionável, se ela não tem condições de distribuir água, se está sucateada e não serve mais ao fim a que se propõe, então que o serviço seja privatizado.

Alerto para o fato de que o contrato de concessão da Caern com relação ao município de Dix-sept Rosado está no fim, e que é preciso que a Prefeita Lanice Ferreira pondere muito, antes de renová-lo.

Não que a audiência resolvesse de pronto o problema. Isso não aconteceria. Mas seria uma oportunidade da população se pronunciar e ouvir de algum representante da Caern, o posicionamento da empresa sobre a calamidade pública que se instalou na cidade.

É um jogo sórdido, que só quem perde é a população. Como sempre!!!

Ouvi alguns comentários, que faço questão de publicar aqui nesse espaço. Uns dão conta de que existem algumas ruas na cidade que estão sendo abastecidas por água, somente quando o trator da prefeitura passa aguando as plantas dos canteiros. Só nesse momento que esses cidadãos conseguem um pouco de água para cozinhar e prover suas necessidades mais básicas no tocante ao uso do líquido.

Outros comentários dão conta que o poço de abastecimento de água que serve nossa cidade está abandonado, cheio de mato, sem proteção contra animais, causando até riscos a quem por perto passa.

chargeaguaa
Enquanto isso tudo isso acontece, a governadora continua ‘serelepe’ a visitar suas obras, os políticos locais a ignorar que estamos em estado de calamidade, e o povo a se xxxxx (censurado! usem a imaginação!) e a ter obrigação de pagar suas ‘continhas’ de água todo santo mês.

PS: Gostaria de saber se os amigos escritores de blogs locais também pensam o mesmo sobre o assunto ou discordam de mim. Ainda não li nada a respeito noutros blogs, ao passo que entendo ser importante a divulgação do assunto.

Recado dado. Esperamos agora resposta de nossas solicitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário