SEJAM BEM VINDOS

domingo, 29 de março de 2009

Pessoas que fazem

ROMERO COM SEU FILHINHO

Há duas semanas estava com Júnior Afonso na UERN e encontramos com o professor Romero Cardoso, na ocasião ele falava de seus projetos e paixão por nossa terrinha. Fiquei impressionada com o fervor com que ele se referia ao local onde nasci, pensava naquele momento, como muitos de nós munícipes não apresentava tamanho amor por este torrão, ao contrário muitas vezes o vemos de forma desvalorizada e com desdém. Ficava a imaginar o que o levara a amar tanto uma terra tão simples e humilde como a nossa. O que o prendia a um local que ele já não tem tantos laços, ou pelo menos não teria tantos motivos para tê-lo. apesar de saber que suas origens estão aqui, que ele é descendente de dix-septienses, sua vida o levou para outros caminhos, que como outros, poderia ter esquecido daqui, porém não o fez. Na verdade, cheguei a conclusão que ainda há pessoas que valorizam o simples, as pequenas coisas. Romero com certeza é uma destas. Fiquei muito feliz, quando da oportunidade ele revelou-me que tornara-se assíduo leitor do ad finem, o que me deixou por demais lisonjeada e aproveito a ocasião para agradecê-lo.

Romero é Geógrafo, professor da UERN e mestre em Meio Ambiente. Ele tem dedicado muito de seu tempo para escrever artigos sobre algumas áreas geográficas de Gov. Dix-sept. Recentemente participou de uma seleção no estado do Ceará, para ingressar no doutorado e seu projeto de pesquisa tratava-se exatamente do poço-feio, que aproveito suas palavras para esclarecer a quem ainda não conhece o local ao qual me refiro. Ele assim o descreve, "Marcado por estrutura geológica que remonta à era cretácea, o território dix-septiense possui privilegiadas formações espeleológica de origem calcária, sobressaindo-se a do Poço Feio, localizado na comunidade rural do sítio Bonito, imemorialmente ponto de turismo predatório que vem impactando consideravelmente todo entorno da caverna.

Água farta brota das entranhas da terra, a qual, sulcando o interior, tem provável gênese no emaranhado e complexo subsolo da região, formando intricado sistema do qual o arenito assú e o calcário jandaíra participam plenamente marcando a proeminência das características edáficas da bacia potiguar...

Impossível não se apaixonar pelo Poço Feio, a poesia que emana das águas, as lendas acalentadas e o curioso fenômeno hídrico que brota das entranhas da terra, caracterizado pela água em tonalidade azulada".

Nunca tinha visto uma descrição tão precisa e poética do local, confesso que conheço o poço-feio há muito tempo, todavia não teria uma expressão tão forte impactante para retratá-lo. A escrita de Romero sobre o nosso município, demonstra amor e um incansável desejo de ver esta cidade evoluir e se desenvolver. Como cidadã dix-septiense Romero, quero deixar aqui um pedido, diria um apelo aos nossos edis, para que estes reconheçam sua enorme contribuição e apego por nosso solo e lhe conceda um título de cidadão dix-septiense, porque com certeza você merece.

2 comentários:

  1. Islamara, estimada e querida amiga, estou profundamente emocionado com suas palavras, seu blog é minha leitura virtual obrigatória para ficar ciente das coisas da nossa terrinha. Não obstanteter nascido em Pombal, Estado da Paraíba, terra natal de queridos parentes radicados em terras dix-septienses, como os saudosos Nô rosado Bandeira, Lourenço Menandro da Cruz, meu tio-avô, Dona Ester, Senhora e Zezinho Rosado, entre muitos outros, tenho ogulho de pertencer a esse torrão lindo e maravilhoso que guarda muito da minha infância, cada metro quadrado desta terra é abençoada, é querida e valorizada por mim, eu não posso viver sem o cheiro que emana das terras dix-septiense por que aí estão fincadas minhas mais profundas raízes, desde criança aprendi a amar Governador Dix-sept Rosado com toda intensidade, pois aí estão minhas recordações mais belas, estão meus valores, meus encantos, enfim, tudo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez, não recordo-me a data, mas recordo-me muito bem que em um levantamento feito em nosso Município, acho que na gestão de Gilberto, foi feito uma catalogação de 49 cavernas no território de nosso Cidade,acho que se falou na época em um projeto de TURISMO RURAL. naõ sei se chegou ao conecimento do ROMERO!! Gostaria de saber mais informações sobre o assunto, se é ou não verdade!! Em relação aos impactos ambientais, claramente visíveis, dega-se de passagem,causados pelos "visitantes" do POÇO FEIO e do OLHO d'ÁGUA, é uma pena.
    O poder Executivo juntamento com o Poder legislativo e o Poder Judiciário deveriam provocar a população para conscientizar sobre a importância desses lugares para nossa Cidade. O descaso da população é grande, notória, mas não existem projetos de nenhum desses poderes em relação a conservação dessas maravilhas de nosso Município. Claro que a iniciativa deveria ser da Popolação. Sabemos também que ambos estam cituados em propriedades particulares Acho que existem meio para esses lugares ser patrimônios públicos, o que facilitaria uma ação de conservação. Será que não temos vereadores capazes de apresentar projetos em relação ao assunto??? Será que facaremos sempre falando da beleza desses lugares e aceitando a poluição, degradação dos lugares mais lindos do estado que a Mãe Natureza reservou para os Dixseptienses?

    ResponderExcluir