SEJAM BEM VINDOS

domingo, 22 de março de 2009

Deu no blog de Evânio Araújo


Por se tratar de uma reflexão séria e pertinente ao meu ver, copio e colo matéria de Evânio Araújo.

Combate a violência se faz investindo em educação
O EDITOR

Em 2008, os bandidos mataram em Mossoró 118 pessoas. Deste número absurdo, 90% não foram esclarecidos pela polícia. Também aconteceu mais de uma centena de assaltos.
Este ano já foram registrados 21 homicídios, sendo que 90% ainda não se sabe quem foi e o motivo é um mistério. Também aconteceu incontáveis assaltos.
Mas, em se comparado com Assu, em número de habitantes, a terra dos poetas passa a se chamar terra de ninguém, sem lei...
Por lá, este ano já mataram 9 pessoas e em todos os casos, é mistério total. Ningúem viu e ninguém sabe.
A violência chegou a um ponto tão crítico, que os bandidos agora desafiam a polícia no meio da rua.
Hoje, os bandidos trocaram tiros com a polícia no Centro de Assu. Nem procurei saber o 'resultado'. A minha preocupação é buscar soluções.
Não adianta investir em contigente policial, triplicar número de juízes, promotores, cadeias públicas, pensando em resolver num curto período de tempo.
A mudança só surtirar efeito se o ataque for na raiz do problema. Ou seja, é preciso investir em educação, do primário a universidade.
Do contrário, vamos continuar elegendo politicos corruptos para desviar os recursos da saúde, educação, segurança, etc....

Nota do Blog: O nosso sistema educacional faliu. Os professores não conseguem mais despertar atenção de seus alunos usando esse método atrasado de ensinar. Estão perdendo os seus alunos para os ensinamentos da rua, da televisão, em fim, dos péssimos exemplos que temos por aí.

Infelizmente Evânio concordo em gênero, número e grau com você. Gente, sinceramente, ás vezes me pergunto onde chegaremos se algo não for feito para mudar a realidade da educação brasileira. É por esses motivos, que ainda não me decidi sobre a situação da maioridade civil ser rebaixada para adolescentes de 16 anos, pois confesso que chego a pensar se não estamos penalizando as pessoas erradas. Será que a maioria dos jovens que estão no mundo do crime, desejam realmente estar onde estão? Será que se eles tivessem opotunidade que meu filho e o seu tiveram e tem, eles não teriam optado por coisas melhores. Sei que tem muitos filhinhos de papai envolvidos em crimes cruéis, que tiveram inúmeras oportunidades e jogaram fora, mas sei também, que muitos dos que estão não tiveram outra opção. Não lhes deram direito de escolha, não lhes concederam uma vida digna, não lhes permitiram ter uma educação de qualidade, que lhes proporcionassem esperança em dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário