SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uzbequistão - Islam Karimov

Curiosidades do mundo. Você já ouviu falar num país chamado Uzbequistão? Sinceramente, nunca tinha ouvido. Pois é, o site do STF divulgou a visita do presidente do supracitado país, ontem, ao Brasil. Confesso que li a matéria, pela curiosidade que o nome do país me despertou, em seguida tive uma surpresa pelo nome do presidente. Eis ai:

"Presidente do Uzbequistão visita o Supremo hoje (28)

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebe a visita do presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, na tarde de hoje (28). Em visita oficial ao Brasil, Karimov será recebido primeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, no Congresso Nacional, e pelo ministro Gilmar Mendes representando o Poder Judiciário.

Localizado na Ásia Central, o Uzbequistão é resultado da união de diversos territórios da região que formam a República Socialista Soviética do Uzbequistão. Desde 1925, passou a integrar a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os nascidos naquele país são os uzbeques, que falam farsi e também russo.

O Uzbequistão declarou sua independência no dia 31 de agosto de 1991, o que gerou tensão no país e conflitos étnicos e, com isso, cerca de 2 milhões de pessoas saíram de lá para a Rússia. Atualmente, é o segundo maior exportador de algodão no mundo e busca diminuir a dependência agrícola explorando as suas reservas minerais e petrolíferas.

http://www.stf.jus.br/

Na visita ao supremo o presidente propôs ao presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, o aperfeiçoamento de juízes uzbequistaneses no Brasil e, em especial, dos estudantes de direito recém-formados. A proposta foi bem vista pelo Ministro Gilmar Mendes, que demonstrou interesse em assinar convênio neste sentido.

Em reunião Islam Karimov disse: “Temos bastante interesse pelo Brasil, que é um grande país, uma potência que tem adquirido importância mundial”. Afirmou ainda, conhecer o trabalho doutrinártio do Ministro Gilmar e que era sua intenção seguir os passos do Poder Judicário Brasileiro, pois em seu país estão estabelecendo o sistema jurídico.

Eita, ainda nos sentimos a margem do desenvolvimento, imagine o povo deste país. Afff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário