Já afirmei em posts anteriores, que Ministro da Educação Fernando Haddad, tem me supreendido em sua atuação frente aos trabalhos da referida pasta. Temos comprovado dia a dia, sua sapiência e capacidade em desenvolver projetos que priorizam o ensino de forma específica. Nesta quarta-feira, o ministro confirma a criação de mais um projeto que visa melhorar a qualidade do ensino no Brasil, fator que tem preocupado todos os setores da sociedade. O projeto será lançado pelo presidente Lula e trata-se de um pacote de medidas que visa a formação do professor atuante.
Denominado Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação, o projeto tem como meta principal, oferecer cerca de 330 mil vagas em cursos superiores com licenciatura para docentes que já atuam na rede pública. Para este fim, calcula-se um investimento, estimado até 2010, de R$ 700 milhões - e de R$ 1,9 bilhão até 2014.
O público alvo serão aqueles professores que não tem sua primeira licenciatura ou aqueles que já têm, todavia não atuam na área de sua formação.
"Segundo o MEC, o professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema informatizado, ainda em criação, que se chamará Plataforma Paulo Freire, em homenagem ao educador e pesquisador brasileiro.
Cada docente poderá cadastrar seu currículo no sistema. As vagas serão ofertadas pelas instituições de ensino e, se houver maior procura do que o número de cadeiras disponíveis, a sugestão do ministério é que haja um sorteio. As instituições de ensino poderão, ainda, criar prova de ingresso para os professores, caso desejarem". (FONTE: http://www.educacao.uol.com.br/).
Excelente oportunidade para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos e melhorar sua atuação profissional. Se bem que um projeto semelhante a este, já foi elaborado e posto em prática pela UERN (PROFORMAÇÃO), só que o custeio ficava por conta do Estado e do Município. Ótima iniciativa esta do Ministro. Merece nossa admiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário