SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação

Já afirmei em posts anteriores, que Ministro da Educação Fernando Haddad, tem me supreendido em sua atuação frente aos trabalhos da referida pasta. Temos comprovado dia a dia, sua sapiência e capacidade em desenvolver projetos que priorizam o ensino de forma específica. Nesta quarta-feira, o ministro confirma a criação de mais um projeto que visa melhorar a qualidade do ensino no Brasil, fator que tem preocupado todos os setores da sociedade. O projeto será lançado pelo presidente Lula e trata-se de um pacote de medidas que visa a formação do professor atuante.

Denominado Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação, o projeto tem como meta principal, oferecer cerca de 330 mil vagas em cursos superiores com licenciatura para docentes que já atuam na rede pública. Para este fim, calcula-se um investimento, estimado até 2010, de R$ 700 milhões - e de R$ 1,9 bilhão até 2014.

O público alvo serão aqueles professores que não tem sua primeira licenciatura ou aqueles que já têm, todavia não atuam na área de sua formação.

"Segundo o MEC, o professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema informatizado, ainda em criação, que se chamará Plataforma Paulo Freire, em homenagem ao educador e pesquisador brasileiro.
Cada docente poderá cadastrar seu currículo no sistema. As vagas serão ofertadas pelas instituições de ensino e, se houver maior procura do que o número de cadeiras disponíveis, a sugestão do ministério é que haja um sorteio. As instituições de ensino poderão, ainda, criar prova de ingresso para os professores, caso desejarem". (FONTE: http://www.educacao.uol.com.br/).

Excelente oportunidade para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos e melhorar sua atuação profissional. Se bem que um projeto semelhante a este, já foi elaborado e posto em prática pela UERN (PROFORMAÇÃO), só que o custeio ficava por conta do Estado e do Município. Ótima iniciativa esta do Ministro. Merece nossa admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário