SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Manoel Joaquim será reinagurado

Depois de mais de dois anos de total descaso e abandono para com a Escola Estadual Manoel Joaquim, a Governadora Vilma de faria virá a Gov. Dix-sept reinagurar a única escola de nível médio da cidade. o nível médio (antigo segundo grau) chegou até nossa cidade no início dos anos 80, através de muita luta da então Diretora, Maria Senora e do advogado Francisco Carlos (in memorian). Até então os dix-septiense que desejassem prosseguir seus estudos tinham de se deslocar para a cidade vizinha Mossoró. Fato muito difícil em tempos de outrora.
No ano de 2007 os alunos da referida escola tiveram de sair de suas dependências, pois sua estrutura física estava por completa comprometida, deteriorida e destruída pelo tempo, já que reformas já não havia há muito.

Os alunos tiveram seu ano comprometido, uma vez que tiveram de esperar a adequação mínima de um prédio da Diocese, que não tinha sido construído para esse fim.

Anos se passaram e muitos movimentos foram feitos pelos professores, diretores, alunos, pais, autoridades, mas nada parecia sensibilizar a governadora. A situação persistia e a visão local da escola, servia apenas de lamento para os dix-septienses que já nao acreditavam numa mudança, todavia, continuavam sonhando com ela.

Era com ESSAS IMAGENS que tivemos de nos acostumar meses a fio. Como disse minha cunhada Amanda, era um cenário que dava tristeza de olhar, até porque, são poucos os dix-septienses que nunca passaram por esta escola, pouquíssimos não tem uma história para contar de dias felizes que passaram por aqui. Dias de aulas, de matar aulas, de jogar bola, queimado em horário intermediário, dias de vibrar com notas boas, outros de se entristecer com notas baixas, dias de curtir a adolescência e seus complexos e mutações. Dentre tantas outras coisas que vivenciamos, são muitas as recordações.

O sonho realizou-se. Hoje alunos são felizes de poder contar com uma melhor estrutura e maior conforto para seus estudos.

Antes de chegar a esta situação de melhoria a governadora Vilma pagou seu preço, pelo descaso, foi, e não apenas uma vez, vaiada por dix-septienses, que já não viam mais como lutar e reivindicar por um direito expresso e assegurado na constituição, que é uma educação gratuita e de qualidade.

Não participarei da inauguração amanhã, pois infelizmente, tenho aula. Gostaria de estar lá, de prestigiar alunos, professores e demais funcionários daquela escola, uma vez que eles mostraram sua persistência e força de vontade, não desistindo e acreditando que um dia veriam o que estão vendo hoje.

Confesso a vocês que é bem difícil dar os parabens a governadora pelo excelente trabalho que foi feito na reestruturação do prédio, não por uma concepção política, como alguns ousem a pensar, mas pelo fato de o descaso ter perdurado tanto, em meio a uma situação de urgência que a escola enfrentava, que não tem como não acreditar que o objetivo maior desta inauguração, neste período é simplesmente eleitoreiro. De qualquer forma, os benefícios estão sendo válidos. Esse fato é notório.








Nenhum comentário:

Postar um comentário