SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 8 de maio de 2009

MELANCÓLICO

Já prometi tanto a vocês que estou com vergonha, rsrrrss, mas voltei. Hoje eu continuo a discussão sobre os temperamentos, mas gostaria que alguém dissesse, mesmo de forma anônima, para não se expor é claro, rsrsrsrsr, se já se identificou com o colérico ou com o sanguíneo. Vamos fazer só uma pequenina revisão:
SANGUÍNEO
Qualidades – Comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.
Defeitos – Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.

COLÉRICO
Qualidades – Enérgico, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso.
Defeitos – Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso.

E aí? Tem uma boa soma de características de algum destes temperamentos? Vamos ao próximo:

MELANCÓLICO
Sabe aquele tipo de pessoa, que ao contrário do colérico, gosta de estar nos bastidores, escondidinho, que não gosta de estar em evidência e sempre foge de movimentos muito social, principalmente se tiver de se destacar? Eis ai o misterioso melancólico. Ele é totalmente analítico, teórico, metódico. Prima pela qualidade. É extremamente organizado, detalhista, perfeccionista, tudo deve ser da forma como ele entende que deva. Ele se dedica o máximo que pode e até o que não pode, ao seu trabalho. É bastante habilidoso, principalmente em planejar as coisas. O colérico se destaca em agir por intuição, em ter um tino para decidir as coisas de forma rápida, imprevisto para o colérico não é problema, ele é mestre em sair de situações difíceis. O melancólico, por sua vez, é o oposto, de maneira nehuma aceita uma situação dessa, para desenvolver um projeto, sobretudo necessita que tudo seja minunciosamente planejado. Deve-se averiguar os pós e os contras de cada ação, somente depois pode se colocar em prática, caso contrário ele não se engaja.
O melancólico é totalmente abnegado, é capaz de deixar de fazer algo para si, para fazer para aos outros. Não sabe dizer não.
Todavia há um sofrimento que envolve o melancólico, em seu íntimo sofre de complexo de inferioridade, e, as vezes em decorrência disso, transmite às pessoas uma certa arrogância, pois tenta sobremaneira, mostrar aos outros, que não é o que ele próprio pensa ser. Na realidade, ele não é inferior a ninguém, pelo contrário, tem características belíssimas, porém sua tendência a se isolar o faz oscilar em fases depressivas.
O melancólico é calmo, mas quando explode sai de perto, pode se tornar mais iracundo do que o próprio colérico. Apresenta difiuldades em fazer amizade, tem um certo ar de desconfiado, de timidez. Fala pouco, prefere não emitir opinião, mas quando o faz, sempre tem algo inteligente e relevante para dizer.
Admira e as vezes cria aversão ao colérico, pois acaba se irritando com a facildade que este tem para lidar com situações.
è o tipo de temperamento mais propenso a sofrer de problemas emocionais, principalmente depressão e hipocondria.
É de uma criticidade extrema. Pior que não critica apenas os outros, seu senso de auto-crítica é maior ainda consigo mesmo. Exige demais dos outros e de si mesmo, pois tem mania de perfeição.
Raramente, um melancólico cumprimenta ou se aproxima das pessoas na rua., sempre deixa que os outros façam. Isso não ocorre por orgulho ou coisa parecida, acontece que este temperamento tem essa dificuldade. Por isso, sempre preferem conversar com o colérico, tendo em vista que este sempre tem uma facilidade maior para iniciar diálogo.
Tem três defeitos do melancólico que eu julgo (e aqui verdadeiramente imponho um juízo de valor), digamos que mais cruel. São eles: egoísmo, pessimismo e criticismo.
VEJA RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MELANCÓLICO:
MELANCÓLICO
Qualidades – Habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado.
Defeitos – Egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, crítico, vingativo, inflexível.

4 comentários:

  1. Oi Islamara,
    Você só pode tá fazendo querendo testar alguem, mas que bom, ainda bem que ninguem conseguiu descobrir o meu temperamento. Já apareceu opinião de todo jeito. Se você conseguir descobrir eu posto comentario a respeito.
    Pior que nem eu mesmo sei. kkkkkkkkk!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida tenho vinto o seu esforço para falar sobre os temperamentos, quero só te falar uma coisinha, estes conceitos ja estão ultrapassados.atualize-se tenho certeza que conseguirá,até pq vc é uma pessoa muito inteligente.

    ResponderExcluir
  3. Oi João Viana obrigada pela interação neste espaço. É sempre uma honra poder contar com a presença de leitores assíduos.
    Falando sobre o seu comento, quanto a questão de eu pretender testar alguém, tá enganado, não é meu intento, até porque quem estuda sobre os temperamentos sabe que não devemos fazê-lo para analisar ninguém, senão a si próprio. Gosto do assunto, porque posso falar com propriedade, pois depois que comecei a estudá-lo, mudei muito. Não foi fácil admitir que era prepotente, arrogante, auto-sufiente e outras coisitas mais, todavia foi imprescindível, para que eu pudesse perceber que precisava mudar algumas coisas em mim mesma e deixar Deus trabalhar mais em minha vida. Este é um dos motivos para eu gostar tanto do assunto. Não faço uso do que eu estudo para analisar as pessoas, embora isso ocorra com naturalidade. No que pertine ao seu temperamento se me autorizar eu posso arriscar opinião a respeito, já afirmar só você mesmo poderá fazê-lo. Espero retorno e continue sempre por aqui participando e interagindo.

    ResponderExcluir
  4. Caro(a) amigo(a) anônimo perdoe-me a ignorância de minha parte, mas tenho que dizer que não compreendi direito o que quis dizer sobre o esforço para falar do assunto em pauta, pois para mim não é esforço nenhum é prazer. Não compreendi também sobre o que quis dizer sobre me atualizar, pois hodiernamente, talvez este assunto esteja mais em voga do que anos atrás. Hoje, até as grandes empresas utilizam estes conceitos para contratar seus trabalhadores, pois o estudo dos temperamentos dá um panorama de como será o desempenho dos candidatos a emprego. a Psicologia por sua vez, nunca deixou de fazer uso dos conceitos aqui aludidos. O horóscopo, embora não der valor a isso (faço juízo de valor e não me importo com isso) também usa os conceitos dos temperamentos para trabalhar cada signo. Assim amigo(a) peço-lhes que seja mais direto e claro no que quis dizer. Se não gosto do assunto, compreendo e respeito, (até porque o que embeleza a vida são as diferenças, diversidades, divergências, poruqe caso contrário, afff, seria muito desinteressante, não gosto de mesmice) mas infelizmente não posso deixar de falar, uma vez que eu gosto e sei de certo, que muitas pessoas também. Ah, lembrei de uma coisa, há um temperamento que não gosta de falar e nem de ler a este respeito. Se você se identificasse poderia ser que eu soubesse se você se enquadra neste tipo.
    No que tange eu ser inteligente, obrigada pela parte que me toca, mas vou ser um POKIM arrogante, tenho convicção de minha capacidade de pensar e me sobressair pela inteligência que DEUS me deu e não vejo como eu falando ou deixando de falar do assunto em pauta, ficarei mais ou menos inteligente.
    Ademais, agradeço sua participação e interação de afirmo-lhe que este espaço continua aberto para debates. Persista sempre por aqui ad finem.

    ResponderExcluir