SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 25 de maio de 2009

ESCOLA ATIVA ESTÁ DE VOLTA

O Assessor de Comunicação, Itamir Vieira me enviou mais um email, que pela sua relevância não poderia deixar de aqui postá-lo.

Trata-se de uma capacitação referente ao Programa de Formação Continuada da Escola Ativa. Conheço de perto a didática do Programa e posso afirmar, que indubitavelmente este é um dos projetos criados pelo governo federal mais sério e eficaz que já foi desenvolvido na área educacional. Implantado no período do Ministro da Educação Paulo Renato, no governo de Fernando Henrique Cardoso, o aludido programa tem uma sitemática diferenciada, que trabalha as particularidades e especificidades dos alunos da zona rural.

Acompanhei a implantação do programa em Dix-sept Rosado, que deu início nos sítios Horizonte e Pau da Légua. Lembro-me com satisfação de como éramos recebido de forma cordial pelos alunos da professora Tereza aquino no sítio Horizonte. Tereza que estava à frente de uma das turmas que trabalhava em estágio experimental, simplesmente desempenhou um trabalho brilhante e louvável. Sentia muita falta de programas desta natureza no governo de Lula, todavia de 02 anos para cá, não podemos obscurecer o excelente trabalho que o Ministro Fernando Haddad tem promovido na pasta da educação.

Proposta de Metodologia deferenciada para classes multisseriadas do 1º ao 5º ano, oferecida pelo Governo Federal – MEC / FNDE / DIPRO / FUNDESCOLA – aos Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em parceria com estados e municípios.

Objetiva que o aluno atue como um sujeito ativo e partipativo na construção do saber, fugindo aquela regra de passividade repassada pela metodologia tradicional. Outro ponto relevante que o programa trás é desenvolver o relacionamento solidário e o companheirismo, como forma de melhorar sociabilidade e consequentemente promover uma melhor atuação frente à sociedade. Ressalte-se ainda, que outro objetivo primordial do programa é que o aluno possua sensibilidade ecológica e respeite o meio-ambiente, e , por fim, aspira que o professor seja mediador na construção do conhecimento, comprometido com a educação do campo, promovendo o cultivo afetivo as pessoas da comunidade escolar

O secretário de Educação Diassis Araújo, deve está bem feliz por reiniciar um programa tão importante para promoção da qualidade da aprendizagem, pois em tempos outrora, ele já trabalhava conosco na SEMEC e também acompanhou a implementação e desenvolvimento dos programas da área. Quando falo em reiniciar, não sugiro que o programa houvesse acabado, todavia, ele se encontrava, digamos que adormecido, e agora acredito que ele voltará a ativa, como o próprio nome sugere. Parabenizo ao secretário pela iniciativa e apoio que sei que está dando a essa nova fase da escola ativa e desejo de coração ver novamente este projeto caminhar e produzir frutos como em tempos anteriores.

A programação da capacitação e publico alvo segue abaixo:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REALIZAM:

CAPACITAÇÃO: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA METODOLOGIA DA ESCOLA ATIVA.

DATA: 25 a 29 de maio de 2009 na Biblioteca Pública Municipal Alice Dias
PÚBLICO ALVO: Diretores(as), Supervisores(as) e Professores(as) do campo que atuam nas classes multisseriadas do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário