SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Quanto mais alto se sobe numa escada, mais ela balança.

Alguns anos atrás, mais precisamente no ano de 2003, em decorrência de algo que ocorrera comigo, recebi um texto de Rosalina Fernandes, assessora da prefeitura de Gov. dix-sept Rosado naquela época, que guardei até hoje em uma de minhas pastas.

Na época quando recebi, fiquei a conjecturar qual seria a real intenção de ela me presentear com aquele texto. Como estava muito na defensiva, achei até de mau grado ela me oferecer aquilo. Contudo, analisando um fato e refletindo na mensagem e reflexão que o texto me trouxera, vi que ele tinha muit a contribuir com minha vida.

Depois de tanto tempo e atualmente vivenciando algo, digamos que um pouco semelhante, dos tempos de outrora, recordei-me do aludido texto e fui procurá-lo em meio tantos arquivos existentes no meu PC. Num é que eu reencontrei. Estava ansioso pra ver sua mensagem novamente, até porque depois de muitos anos já não lembrava dos detalhes da mensagem. Quando reli o texto, pensei de pronto aqui postá-lo, socializar com vocês algo de bom que podemos extrair dele. Ao pensar nisso, parei e refleti se por um acaso isso não poderia transparecer presunção, pretensão ou algo parecido de minha parte.

Não deu outra, diante do meu pensamento desisti de postar, fato porém, que demorou bem pouco, pois logo voltei atrás e refleti mais uma vez: e daí se parecer isso ou aquilo? Não estou ofendendo a ninguém e tenho convicção de que a mensagem poderá falar bem alto pra muita gente. Assim eis a mensagem para nossa reflexão. Espero que ela tenha o mesmo préstimo pra vocês, que teve pra mim. Com vocês

escada

Quanto mais alto se sobe numa escada, mais ela balança.

Não se iluda. Quanto mais sucesso você tiver, quanto mais alto você subir, mais sua escada balançará. Ou ela balançará pela altura ou porque os que estão embaixo a balançarão para você cair. Essa é a vida.

E como essa é a vida não adianta reclamar. Não adianta querer ficar em baixo. Não adianta achar-se perseguido ou injustiçado. O remédio é não dar bola para torcida e continuar subindo, degrau por degrau, segurando-se como puder e já sabendo que ela vai balançar. O consolo é que só uma pessoa sobe na escada. Ela é única. Ela é vencedora porque conseguiu subir. Embaixo da escada tem um monte de gente igual, os perdedores. Eles são muitos. Assim a alternativa é ser vencedor e subir ou ser perdedor e ficar embaixo junto com os perdedores.

Opte por subir, por maior que seja o risco da escada balançar.

Se você é empresário, arrisque subir. Diferencie sua empresa. Cuide da qualidade. Exija produtividade para que seus preços possam ser competitivos. Se você é funcionário público ou executivo arrisque subir. Faça tudo com sentimento de fazer com comprometimento e atenção aos detalhes. Queira subir. Suba. Deixe os outros balançando a escada.

Conheço muita gente que, com medo do balanço da escada nem tentam subir. Fica embaixo. São pessoas que não tentam o novo. Ficam na mesmice. Não tentam idéias inovadoras. São pessoas que desistem mesmo antes de começar. Nem tentam um novo cliente, um novo contrato, um novo fornecedor porque acham de antemão, que não serão recebidos, que não venderão, que não terão sucesso. Não sobem na escada. São pessoas que com medo da crítica alheia, não emitem suas opiniões. Ficam caladas. Concordam para se manter seguras embaixo da escada. Não arriscam para conseguir algo novo.

Subir na escada pode ser arriscado. Mas, lembre-se que toda grande obra é sempre aos olhos do mundo uma imprudência. Suba!

Nesta semana, pense nisso. Onde você está? Em cima ou embaixo da escada? Pense em você como pessoa. Pense em você como profissional. Pense em você como alguém que está vivendo no século XXI. Pense se você não está acomodado embaixo da escada de sua vida.

Não tenha medo de subir! Suba já!

4 comentários:

  1. Minha cara Islamara, vc levantou o assunto, agora esta devendo a resposta. A Prefeita Lanice Ferreira esta com Dilma ou Serra, ontem teve uma mobilização do PMDB e PT, ela não compareceu, outras lideranças do PMDB já se sabia que não compareceriam, pois, eles têm posições diferentes. Lanice era tida como serrista, mas, vc colocou lenha na fogueira, agora, como leitor de seu Blog espero que, este esclareça esta situação. Muito Obrigado. Ass. Francisco Diomedio de Morais!

    ResponderExcluir
  2. Islamara, sei que já tem uma formação educacional e estar cursando Direito. Depois de concluir este curso, por que não Jornalismo? ou quem sabe, filosofia? você tem o Dom de interpretar, descrever e filosafar. Suas matérias são tão completas que dispensa comentários. Leio atenciosamente todos os Blog`s da nossa urbe, diga-se de passagem , ambos de muita qualidade, em especial o Ad finem. votos de muito sucessos. Francisco das Chagas de Menezes.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Diomídio, como disse antes, infelzimente não tenho condiçao nem propriedade para te responder a indagação, mesmo assim, sou grata por tua interação neste espaço.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Francisco, certamente se eu fosse mais nova aceitaria seu desafio, o de cursar jornalismo, (risos) e ainda outro, o de cursar Psicologia, que faz parte de um dos meus sonhos antigos. Contudo, em decorrência desse fator supracitado, que considero prepoderante e relevante, acredito que minha saga na academia acaba-se ainda este ano, a não ser que eu mude de idéia, fato também que pode acontecer (risos). Já estou deveras cansada e pretendo encontrar um meio de diminuir meu ritmo e aproveitar mais outras coisas da vida, se é que diminuir o ritmo nessa altura do campeonato é possível (risos).
    Fico extremamente feliz e gratificada que veja minhas matérias da forma como explicitou, não sabes o que significa ouvir ou ler de alguém, isso acabara de falar. Qualquer pessoa gosta de ver seu trabalho reconhecido e para quem escreve isso é ainda mais intenso.

    Só me resta agradecer mais uma vez por tudo, principalmente por tua leitura diária e interação no Ad Finem.

    Abraço.

    ResponderExcluir