SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cabelos

Depois de um exaustivo dia de trabalho, sem tempo e oportunidade para aqui chegar e já convencida de que não atualizaria o Ad Finem hoje, mudei de opinião ao abrir minha caixa de email. Percebi que havia algo interessante para socializar com minhas webleitoras.

Toda mulher se preocupa com sua aparência, ou não? Sem dúvida, é fato notório que somos vaidosa e isso nos faz bem, não é nenhum pecado. Pois é, no que pertine a nossa aparência, o cabelo está entre as maiores preocupações, diria que ele se encontra num patamar privilegiado, em relação aos esforços empreendidos para sua mantença. Ter cabelos bonitos, fortes, brilhantes, saudáveis e com vida é um desejo de todas nós. Hidratação, escova, banho de brilho, pinturas, reflexos, luzes e outras coisitas mais, são um linguajar conhecido da mulherada. Entendemos disso e mais pouquito (risos).

Imagem 135

Em nossas conversas diárias trocamos experiências e sugestões de como fazer para melhorar a aparência de nosso cabelo, uma vez que ele é responsável por grande parte de nossa aparência. E conseguir isso não é nada fácil, ao contrário, afirmo com veemência que é bem difícil, principalmente considerando o clima quente e seco de nossa região.

Normalmente as maiores reclamações dos cabelos são que, ou eles são extremamente oleoso ou excessivamente seco e consequentemente ninguém fica satisfeito com isso. O meu por exemplo, sofre de um excesso de oleosidade sem igual. Afff, chega a ser maçante o esforço para mantê-lo com uma aparência de limpo. Lavo diariamente meus cabelos, quando não faço isso duas vezes ao dia. Assim que lavo, nossa, ele fica maravilhoso, depois de algumas horas e com a mania horrível que tenho de passar as mãos nos cabelos, ele fica um óleo só. É irritante olhar para um cabelo, tendo certeza que estão limpos e ele com a aparêcia de sujo, aff. Sofro com isso demais.

Enquanto tenho de suportar isso, algumas amigas se afligem pelo fato de os seus cabelos serem secos, chegando afirmar que gostariam mesmo que fossem oleoso igual ao meu, só assim não quebraria tanto. Vai entender não é?

maritiza 

E ai segue nossa eterna busca pelo equilíbrio desejado, sem muito sucesso (risos). Deixo as dicas que recebi, sem saber se são realmente eficazes. Algumas até já fiz, outras não, mas farei, com certeza. Procurar dermatologista e usar shampoo indicado por ele, já tentei, não resolveu, contudo e a despeito de deixo com vocês as dicas. Se não tivermos uma solução definitiva, quem sabe conseguiremos pelo menos amenizar os efeitos nocivos, que tanto nos causa sofrimento.

Eis o e-mail:

Uma das maiores preocupações das mulheres é o cabelo e a busca por tratamentos e soluções para deixá-los mais bonitos e saudáveis é constante. No Brasil, um país tropical e com várias misturas étnicas, é fácil encontrar pessoas com fios secos ou oleosos.

Conheça as dicas para o cabelo seco:

As principais características de um cabelo seco são os fios arrepiados, pontas duplas e aparência volumosa. O fio crespo está mais propenso a ser seco em virtude de suas fibras serem em espiral, impedindo que a umidade natural se espalhe por todo o fio. São diversos fatores que podem levar uma madeixa a se tornar seca: a região de domicílio (na praia, por exemplo, em virtude da maresia), em lugares onde a água é mais clorada, mudanças bruscas de vida sócio-econômica, traumas psicológicos, cirurgias, e o mais comum, a falta de cuidados com cortes e hidratações.

Os principais cuidados vêm de dentro para fora: a alimentação e a ingestão de água são fundamentais para repor o manto hidrolipídico. No dia-a-dia, produtos que não podem faltar na nécessaire são: o leave-in ou cremes sem enxágüe. Após lavar os cabelos, pentei-os com o auxílio de restauradores para não quebrar os fios. Evite, também, amarrá-los em excesso e com prendedores agressivos, como elásticos sem proteção.

Um produto não indicado para os cabelos secos é o gel, pois o mesmo pode conter em sua fórmula substâncias derivadas do álcool, o que aumenta o ressecamento.

As hidratações profundas e as reconstruções capilares à base de cremes que vão atuar dentro do fio, além de cicatrizar as cutículas que, neste tipo de cabelo, estão abertas; geralmente são os tratamentos mais indicados. A formulação destes produtos possui queratina e colágeno hidrolisado, que têm a função de cicatrizar, hidratar, dar emoliência e maciez ao cabelo.

Dependendo de cada caso, uma sessão por semana no início do tratamento e manutenções uma vez a cada 20 dias, são suficientes para proporcionar mais saúde e beleza aos fios.

Cabelos oleosos
A falta de brilho e a formação de mechas, que se agrupam por causa da oleosidade, são as características de um cabelo oleoso. Geralmente, os cabelos lisos estão mais propensos a serem oleosos por um simples motivo: como possuem suas cutículas sempre fechadas, a oleosidade que parte do couro cabeludo percorre toda a extensão da cabeça até as pontas, além de conter fios bem fininhos, o que facilita ainda mais a sua permanência.

Um cabelo também pode se tornar oleoso quando ocorre um desequilíbrio hormonal ou em mulheres que sofreram aborto de qualquer espécie, até o quinto mês de gestação, lactantes, além de pessoas que ingerem antibióticos, têm estresse, alimentação saturada em gordura e utilizam xampus indevidos.

Os cuidados para evitar que os fios se tornem oleosos são: lavar os cabelos com produtos apropriados, ir a um dermatologista, pelo menos uma vez a cada três meses, não utilizar cremes para cabelo sem antes consultar um profissional capilar, evitar excessos de hidratações e condicionadores, principalmente os espessos, evitar molhá-los todos os dias. Os produtos que devem ser usados são: um xampu para cabelos oleosos e um de limpeza profunda, alternado-os quando necessário.

Um hábito bastante comum de quem tem cabelos oleosos e deve ser evitado é o de passar as mãos nos cabelos, isso ajuda a oleosidade presente no couro cabeludo a descer e ficar sobre todo o fio.
Existem cosméticos hidratantes para cabelos oleosos, mas estes somente devem ser usados quando for necessário. Uma consulta ao dermatologista também é fundamental como tratamento, já que esse problema pode ter origem metabólica e o especialista terá condições de analisar cada caso.

Gennaro Preite é cabeleireiro e consultor técnico da Condor, líder nacional na fabricação de escovas para o cabelo.

Você tem cabelo seco ou oleoso? Quais são as dicas que realmente funcionaram?

Ps. As modelos acimas, ambas são dix-septienses. Os créditos das fotos são de Jarson e meu.

Um comentário: