SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Deu Nominuto.com

A redação do site natalense Nominuto.com trás informações pormenrizadas a respeito do cumprimento do mandado de busca e apreensão, realizado pela Polícia Federal, na manhã de ontem, na casa do ex-prefeito Adail Vale. O site detalha a ação da Polícia Federal e cita os tipos de documentos apreendidos, fato que ensejou na prisão do ex-prefeito. Veja a matéria. Para ver diretamente no site Nminuto.com clique aqui.

 

Operação prende ex-prefeito de Governador Dix-Sept Rosado

Médico Francisco Adail autuado em flagrante pelo crime de supressão de documento público, previsto no artigo 305 do Código Penal.

Por Redação, Com informações da PF.

Uma Operação conjunta do Ministério Público Estadual e da Polícia Federal, através da Delegacia de Mossoró, prendeu na manhã desta quinta-feira (21), o ex-prefeito de Governador Dix-Sept Rosado, o médico Francisco Adail Carlos do Vale Costa. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de supressão de documento público, previsto no artigo 305 do Código Penal.

O médico Adail Vale, que exerceu o mandato entre 2005 e 2008, é investigado pelo Ministério Público Estadual pelo fato de após ter deixado o cargo de Prefeito ter se apossado e ocultado diversos processos administrativos da Prefeitura.
Segundo o promotor Daniel Lessa, da Comarca de Governador Dix-Sept Rosado, a conduta do ex-prefeito de ocultar os documentos traz benefício ao mesmo, bem como ao filho do mesmo, o também médico Anaximandro Rodrigues do Vale Costa, que exerceu o mandato de Prefeito no final da gestão, por implicar em obstáculo à transparência das despesas ordenadas e sobretudo às investigações de possíveis crimes e atos de improbidade administrativa de sua gestão.

Já a Polícia Federal, ao comentar a autuação em flagrante do ex-prefeito, explicou que o investigado já havia sido intimado em uma ação cível para devolver os documentos públicos, não o fazendo, tendo passado a ocultar os mesmos. Tais documentos foram encontrados na residência de Francisco Adail, em Mossoró, e também em outra residência de sua propriedade, em Governador Dix-Sept Rosado.
De acordo com a PF, o fato de já ter sido notificado pela Justiça a devolver os documentos e não cumprir na integralidade a ordem torna certa a vontade do agente em ocultar os documentos, para gerar prejuízos à continuidade da gestão do município, cuja população foi prejudicada quando o repasse de verbas federais e estaduais tiveram de ser suspensas por falta de prestação de contas.

Na manhã de hoje, os policiais federais acompanhados do Promotor da Comarca e de Promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Criminalidade Organizada (Gaerco) cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em residências do acusado.

Com isso, foram recuperados os documentos públicos, sendo encontrados vários documentos como procedimentos de licitação, processos de empenho e pagamento, notas fiscais, dentre outros, todos originais.

O Ministério Público e a Polícia Federal têm recebido notícias de que fatos supostamente ocorreriam em outros municípios, solicitando à população que noticie o fato à Promotoria da respectiva Comarca, ao Gaerco, através do telefone (84) 3232-0411 ou ainda à Polícia Federal através do telefone (84) 3323-8300. A pena pelo crime de destruição, supressão ou ocultação de documento público pode chegar dois a seis anos de reclusão.

FONTE: NOMINUTO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário