SEJAM BEM VINDOS

domingo, 17 de outubro de 2010

Falecimento

É com bastante pesar que venho a este espaço comunicar a morte de um dos grandes homens que conheci em nossa cidade. Detentor de uma sabedoria nata, um auto-didata que influenciou gerações com seus ensinamentos e histórias que encantava muitos. 

Dono de um senso de humor inigualável e conhecido por quem lhe admirava, Sinval Honorato deixou um legado, para todos aqueles que um dia tiveram a oportunidade de conversar com ele, pelo menos por uns minutos.

Digitalizar0001

Embora sem estudo, Sinval, carinhosamente conhecido por todos em nosso município por Irmão Sinval, foi uma das pessoas mais inteligentes que conheci. Com sua sapiência ensinava a todos com estilo e maestria. Nasceu com o dom de ensinar. Com seu linguajar simples, de homem humilde, transmitia aos que o ouvia, conhecimentos e experiências que serviam de base para vida de qualquer ser humano. Detinha um poder de influência através da oratória, que garantia sempre, a presença de ouvintes ao seu redor.

Durante anos, tivemos (eu e Júnior Afonso) a feliz oportunidade de não apenas ouvir seus conselhos e ensinamentos, como também de dividir com ele e com toda sua família, momentos felizes, trsites, de vitórias e derrotas, enfim de compartilhar momentos ímpares que vivenciamos. Sem dúvida o carinho que sentíamos por ele, havia reciprocidade de sua parte. Sempre soube, por meio de sua esposa, a irmã Tica, a admiração que ele tinha por minha pessoa, e certamente pra mim, isso era muito, muito recompensador.

Durante anos, ouvimos seus sermões, conselhos, como se fora nosso pai. Na realidade, era ssim mesmo que ele sempre agia com todos, como um grande pai que aninha seus filhos em seus braços.

Seu jeito durão, autoritário, as vezes até mandão, escondia dentro de si, (quem o conhecia sabe do que estou falando), um homem de fé, sensibilizado pelo amor de Deus, um pai amoroso e um avô dedicado. Conversando a noite passada com o Presbítero de nossa igreja, Enilson Ferreira, ouvi ele dizendo que já há alguns dias vem pensando sobre quem substituiria Sinval Honorato. Segundo seu racicíonio, apesar de haver vários presbíteros em nossa igreja, “Sinval era uma referência, principalmente para os mais jovens iguais a ele” (Enilson).

Realmente Enilson tem razão. Sinval foi uma referência para todos nós da Assembléia de Deus de Gov. Dix-sept Rosado. Com um jeito irreverente de ser e ao mesmo tempo sisudo, ele conseguia conquistar admiração e respeito dos mais velhos e dos mais novos. Afirmo convictamente que Sinval fará falta a muitos dix-septienses que um dia ouviram suas sábias palavras, de conselhos e de ensinamentos.

Não concordo com homenagens póstumas. Não sou a favor de afirmações/declarações desse tipo, depois que a pessoa parte. Contudo, parte de mim, considerando o grande amor que sentia por este homem de Deus, me impulsionou a aqui digitar essas palavras. Tenho um profundo relacionamento de amizades, que perpassa anos, com sua família e certamente fui muito tocada, fiquei muito sensibilizada com sua morte.

Sinval Honorato se despede de nosso meio e parte para glória celestial deixando entre nós sua esposa, Irmã Tica, os filhos Joabe, Joatã, Barnabé, Ana, Abigail, Abilene e Abisague e os netos, Sóstenes, Leciana, Levina,Tasso Assuero, Joales, Joás, Sadraque, Priscila, Denislene, Dalila, Joama, Raiara e Raabe.

Depois de ter sofrido um Acidente vascular Cerebral, na última quinta-feira por volta das 19:00h e de ter passado por uma cirurgia na cabeça, o presbítero Sinval Honorato faleceu na noite de ontem, no Hospital Regional Tarcísio Maia. Seu corpo foi recebido em seu lar por parentes e amigos muito consternados com o seu falecimento e será velado na Igreja Evangélica Assembléia de Deus. O sepultamento acontecerá hoje, às 16:00h, no Cemitério São Sebastião.

2 comentários:

  1. Meus sentimentos de pesar à amiga Abilene e seus familiares pela perda irreparável. Deus lhes confortará.

    ResponderExcluir
  2. Não poderia de forma alguma deixa de expressar meus sentimentos de pesar a essa família que aprendi a amar. Uma falímia de fé, exemplo não só em nosso meio evangélico mas, para todos que os conheci de perto. Gostaria de tbm de expressa em público minha gratidão ao Irmão Sinval ( in Memoria), por tudo que nos ensinou no começo na nossa fé, principalmente ao meu esposo João Batista, por todo apoio, mesmo nos momentos mais difícies. Seus ensinamentos sempre estaram presentes em nossas vidas. E gostaria de agradecer principalmente a Deus por ter me dado oportunidade de agradecer ao Irmão Sinval pessoalmente por diversas vezes, tudo que ele fez por nós. Deixo aqui a minha solidariedade e meu ombro amigo a falímia e principalmente a minha irmã e amiga Abiline, que Deus conforte esse coração tão grande que você tem e te dê conforto nesse momento dificil.

    ResponderExcluir