SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 4 de maio de 2010

Projovem – Saberes da Terra em nosso município

Agora a noite, participei do lançamento do Programa Federal Projovem Campo – Saberes da Terra, na Comunidade de Três Marias. Os alunos beneficiados nesta turma, aguardavam o início das atividades referentes ao aludido programa, desde 2008.

O programa foi desenvolvido para atender jovens do campo, entre de 18 a 29 anos que ainda não tenham concluído o ensino fundamental, proporcionando o acesso à educação, àqueles que ainda não tiveram essa oportunidade.

O que mais me impressiona no programa é o fato de seu currículo ser desenvolvido de forma que respeita as características, peculiaridades e necessidades do jovem do campo, considerando a pluralidade de gênero, cultura, política, territorial e produtivas do campo.

O programa denominado Saberes da Terra, que fora implementando em 2005, integrou-se ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), que a nível nacional é gerenciado pela Secretaria Nacional de Juventude e hodiernamente atendem a três modalidades diferentes: adolescentes, trabalhador e urbano. 

jovem_rural No caso de Governador estamos com o Projovem trabalhador, no qual o jovem agricultor receberá uma bolsa de R$ 1.200,00 parcelado em 12 meses, sendo este incumbido da obrigação de participar de 75% das atividades desenvolvidas na escola e na comunidade. Impende destacar, que o curso ora in foco, é bem diferente do que normalmente acompanhamos. Ele tem uma didática diferenciada, que proporciona aos jovens o aprendizado, não apenas de conteúdo, como também de técnicas, operacionalização e manejo de uma formação ligada ao campo. Assim, as aulas serão intercaladas entre escola e comunidade, tudo isso acompanhado por professores e técnicos agrícolas.

As aulas que tiveram início nesta noite, na comunidade de Três Marias é relativa à turmas formadas em 2008 e que apenas agora o projeto veio a ser efetivado. Todo o trabalho aqui em Gov. é gerenciado pela 12ª Dired de Mossoró, os professores são funcionários do estado e oriundos de Mossoró.

Na solenidade de hoje estiveram presentes o Secretário Municipal de educação, Diassis Araújo e o de Ação Social Itamir Vieira, a Chefe de Núcleo do Ensino Fundamental, Luzia Tavares e o Presidente do CEACRU, Eduardo rego.

Na aula inaugural Eduardo Rego ressaltou a importância do programa, considerando que pela primeira vez, desenvolveu-se uma política educacional voltada para o homem do campo. Ele frisou que a educação é sempre voltada para a vida urbana e isso acaba induzindo os jovens a saírem do zona rural para zona urbana.

Ressaltou ainda, que se faz necessário que a escola desperte para sensibilizar desde cedo, que é possível se viver na comunidade rural e que esta vida pode e deve ser com dignidade.

Neste final de semana, definiremos, juntamente com o Ceacru, qual o assentamento irá ser beneficiado com a nova turma do Projovem, pois conforme a Dired, novas vagas já estão disponíveis para o nosso município. Esperamos que projetos como este se estendam para que possamos beneficiar a muitas outras comunidades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário