SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Recebi e-mail de Fávila Maia e Jhonatan Halisson nos informando sobre o movimento realizado ontem, 18, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

É com muito pesar que socializo com vocês essa matéria. Sinceramente, gostaria de viver em uma sociedade, na qual se respeitasse o mínimo possível os seus semelhantes. Assimilar a necessidade de ainda lutar por algo tão óbvio, chega a ser torturante. Admitirmos que na nossa sociedade ainda impera atitudes tão bárbaras e desprovidas de qualquer fundamento, como esta de não respeitar, o que temos de mais precioso, como as crianças, chega a ser ilógico e irracional.

Bem, mas se a realidade nua e crua é esta, fazer o quê? Fugir? Fingir que nada acontece? Jamais. Assim, nada nos resta além de apoiarmos, divulgarmos e expandirmos os caminhos para saída e extirpação deste mal, que dia-a-dia cresce em nosso meio. ESTE CAMINHO É A DENÚNCIA. Não importa quem seja o agressor, ele DEVE ser denunciado.

Vejam a matéria e as fotos do evento. 

FAÇA BONITO. PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ontem, 18, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar desenvolveram uma programação nas zonas rural e urbana de Governador Dix-sept Rosado.

“O Dia 18 de Maio é uma data que não pode deixar de ser trabalhada. Neste ano conseguimos aumentar a quantidade de colaboradores, o que faz com que mais pessoas tomem conhecimento do que fazer quando encontrar uma situação de abuso ou exploração sexual contra a criança”, falou Ana Lúcia Sales, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Foram realizadas várias atividades, começando com palestras nas escolas, com estudantes e a comunidade escolar e que foram ministradas por servidores públicos municipais do Conselho Tutelar, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e por voluntários.

No último domingo, 16, foi realizada uma panfletagem em frente ao mercado público municipal com a participação de crianças do grupo Angelus de Deus e do TIMBALAPETI - grupo de percussão formado por crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Na segunda-feira, dia 17 foi realizada panfletagem e caminhada no Assentamento Três Marias com a participação de alunos, professores e técnicos administrativos da Escola Municipal Francisco de Queiroz Porto.

E no D, a cidade foi mobilizada com a realização de uma caminhada saindo da Escola Estadual Manoel Joaquim, onde percorreu várias ruas da cidade com faixas e cartazes sobre o tema.

“Este tipo de atividade é importante, pois é uma forma que utilizamos para chamar a atenção da sociedade para um tema atual e que ao mesmo tempo gera preocupação em relação à proteção de nossas crianças e adolescentes”, disse a prefeita Lanice Ferreira

Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Itamir Vieira, o Poder Público e a Sociedade têm que  trabalhar juntos para efetivar as medidas de proteção e de denúncia aos abusos cometidos contra a criança e o adolescente. “É um trabalho em conjunto. Não há forma melhor de proteger nossas crianças de que através do trabalho coletivo. Esperamos com essa programação desenvolvida, fazer com que a sociedade não seja omissa e possa cada vez mais denunciar os casos de abuso e exploração”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário