SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Programa de Combate a Obesidade infanto-juvenil

Gostaria de parabenizar o vereador Ricardo Martins, pelo requerimento de nº 060/2010, de sua autoria, que tomei conhecimento e achei deveras relevante.

Ricardo requereu a Srª. Prefeita Lanice Ferreira de Macedo, que se determine a criação de um Programa de Combate à Obesidade Infantil e na Adolescência, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Ação Social e Saúde.

Analisando o requerimento do vereador, fiquei refletindo sobre sua importância, uma vez que hodiernamente, percebe-se que os casos de obesidades, principalmente na faixa etária aqui especificada, tem apresentado um grande e crescente aumento. Esse fato, que chega a ser preocupante e que, sem dúvida, requer atitudes urgentes e concretas, no sentido de inibir e coibir os efeitos desse mal que atinge parte da população brasileira.

A iniciativa é muito importante Ricardo, considerando que a questão educacional é preponderante, temos que realmente assimilar a necessidade de se trabalhar a reeducação alimentar de nossas crianças e adolescentes e para isso, é imperativo contar com a participação de políticas públicas e de desenvolvimento de estratégias nesse intuito.

Muito bem argüido em sua justificativa, Ricardo afirma que: “A obesidade não é apenas, mais um problema estético, que incomoda por causa das brincadeiras de colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, 08 em cada 10 adolescentes continuam obesos na fase adulta. As crianças em geral, ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábito alimentar errado, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbio psicológico, dentre outros, portanto, se faz necessário a parceria das Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social, utilizando toda capacidade instalada do município, para resolução do problema e dessa forma melhorar a qualidade de vida dos possíveis contemplados.

Mais uma vez, parabéns ao vereador. Esperamos ver em breve os resultados desta solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário