SEJAM BEM VINDOS

sábado, 29 de agosto de 2009

Acordo ortográfico

Publico ipsis litters, mais uma regra do novo acordo ortográfico enviado pelo amigo João Paulo:
Circunflexo
O acento circunflexo, famoso “chapeuzinho”, desaparece sempre que houver letras dobradas nas palavras. Veja alguns exemplos, sempre comparado a grafia antiga com a atual.

Vôo = Voo
Crêem = Creem
Enjôo = Enjoo
Lêem = Leem
Diferencial

Em nossa língua, algumas palavras recebiam acento pelo fato de existirem outra com a mesma grafia, muito embora pertençam a classes gramaticais diferentes, e, portanto, possuam significados distintos. É o caso de para (preposição) e pára (verbo), pêlo (substantivo) e pelo (preposição), dentre outras. Com a nova reforma, o acento diferencial desaparece na maioria das palavras e o significado delas somente poderá ser absorvido analisado o contexto em que são empregadas.
Pedro não pára para descansar. = Pedro não para para descansar.

Não havia sequer um pêlo pelo corpo daquela mulher. = Não havia sequer um pelo pelo corpo daquela mulher.

MAIS ATENÇÃO!!!
1 - O acento diferencial continua em pôr e pôde (verbos).
2 - O acento diferencial é facultativo em fôrma (substantivo: fôrma de bolo, de gelo, de tijolos etc.).

3 comentários:

  1. Uma vez assisti uma aula na biblioteca municipal com um professor bem novinho que se chamava joão paulo, e era de gov. queria saber se é esse daí e como faço para entrar em contato.

    ResponderExcluir
  2. É ele sim cara Sônia e posso lhe afirmar uma coisa, todas as aulas que já assisti, ministrada por JP valeram a pena. Ele tem um dom nato para o ensino, coisa que muito licaenciado não tem. Como ele me autorizou, ai estão os endereços eletrônicos dele.

    jpmbezerra_ius@hotmail.com (MSN) ou jpmbezerra@gmail.com (E-MAIL)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. JPê está sempre trazendo boas informações, sempre publicizadas pela blogger Islamara. Parabéns pela iniciativa. Nós, internautas de plantão, estamos semrpe expostos a abreviações internetianas, manias, contrações, símbolos... Não se escreve naum... e tem os aff, vôts, que vez ou outra explodem na tellinha do PC (hehehe). Dessa forma, é sempre bom ter um puxão de orelhas por aqui mesmo pra lembrar que a norma culta da escrita é que deve ser praticada, por isso tento, ao máximo, não utilizar as danadinhas da net. Ops, Internet. (kkkkk)

    ResponderExcluir