SEJAM BEM VINDOS

domingo, 9 de janeiro de 2011

Valorização do Professor

Vejam esse vídeo e reflitam:

Viram o título? Maravilhoso não? Pois é, amei o vídeo, amei a propaganda. Achei-a Super criativa e real. Certamente quem projetou este vídeo foi alguém bem inteligente, sem dúvida.

Parabéns ao MEC por tamanha dedicação em valorizar-nos. Parabéns por investir grande parte de seus recursos em algo tão relevante para nós. Nossa, sinto-me deveras honrada em ter uma propoganda desse nível, em cadeia nacional valorizando minha profissão. Muita honra, vocês não acham?

Lamento porém, viver em um país que necessite de propaganda e incentivo desse tipo, para fazer as pessoas desejarem ter uma das maiores e mais importantes profissões do mundo.

Lamento ter de presenciar algo do tipo, quando queríamos mesmo era ser valorizados realmente no plano fático e concreto. estamos cheios de propagandas e mídias que nos engabelam e nos conduzem ao comodismo. Sonhar é preciso pra viver, porém viver só de sonho, é impossível.

Queremos ver ações e pólíticas públicas que demonstrem de forma efetiva e eficaz, o real investimento em educação. Queremos realmente, ao invés de utopias, vivermos uma revolução na educação, mesmo que isso nos custe lágrimas e suor. O mundo não é mesmo da década de 60, 70, 80. Tudo mudou minha gente. Veja o local onde acontece a educação, onde se protagoniza o ensino, o que aconteceu neste lugar? O que mudou nas escolas brasileiras?

Não adianta se criar métodos, técnicas e outras formas de ensino. Não adianta buscar culpados, não se pode continuar passando a bola. É tempo de medidas efetivas, emergentes, que causem impactos imediato. Estamos cansados e se nada for feito de verdade, sucumbiremos e entraremos numa das maiores catástrofes já vista em nosso país.

POVO SEM EDUCAÇÃO É POVO SUBDESENVOLVIDO. Não podemos fugir desta realidade.

Precisamos experimentar, ver, sentir o que sentem os professores de outros países. Países que tem em seus mestres, a confiança de conduzir o destino de seus patriotas. Países onde os mestres são respeitados como tal. São honrados e reconhecidos, por exercer a profissão mais importante, que conduz o ser humano ao saber.

Quero em particular, viver em um país em que o professor não se dirija a sua sala de aula revoltado com seu baixo salário, pra não dizer miserável e ainda por cima, amendrontado com o que possa receber de seus alunos (ao invés de respeito e reconhecimento o professor no Brasil recebe afrontas e violência). Quero viver em um país onde o professor não tenha que cumular dois cargos e se mate de trabalhar para garantir o seu feijão do dia-a-dia.

Quero viver em um país, onde possamos ver o professor ser reconhecido pelo seu trabalho, que quando o ensino tiver qualidade, sua contribuição seja vista e o mérito não seja apenas do aluno ou da família, que também, quando acontecer o contrário, ou seja, quando vier o fracasso, não seja o professor o único culpado.

Quero viver em um país onde as pessoas possam nos olhar com respeito, quando ouvirem de nós que somos professores.

Se tudo isso acontecesse, propagandas como esta que são veiculadas em cadeia nacional seriam sem nenhum propósito. É isso que penso.

5 comentários:

  1. Siceramente eu sou professor, mas não aconselho ninguém a ser um professor, cada um tem sua liberdade de escolha. Quer ser professor? tudo bem, seja. Quer seguir outra profissão? Tudo bem. mas não esqueça que para chegar a qualquer profissão nessa vida precisa-se de professores, portanto, nunca esqueçam deles. E tb não acredito que no estado do RIO GRANDE DO NORTE exista algum professor tenha coragem de dizer que é professor pq ama ser, que é professor por amor, agente pode e deve trabalhar com amor naquilo que faz, seja qual for a profissão. Agora se alguém trabalha por amor a profissão e é professor, por gentileza seja amigo da escola e trabalhe de graça. Não adianta Brasil, gastar tanto com propagandas lindas e enfeitadas, a realidade para quem está na sala de aula É DIFERENTE para quem só dita as regras. Temos que ser professores, psicólogos, mãe, pai,... ainda bem que DEUS não nos abandona... Obrigado Senhor por tudo, amém.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Everaldo, principalmente quand afirmas que ninguém é professor só por amor a profissão, porque isso não existe. Precisamos amar o que fazemos, mas não vivemos só de amor e nem de vocação, precisamos comer, nos vestir, sentir gente, sentir-nos valorizados e da forma como somos tratados em nosso país, iss fica quase impossível.

    Também sou professora e ainda até me orgulho por isso, mas não aconselho ninguém a seguir esse caminho também não. Sou pedagoga e hoje procuro os novos horizontes que essa formação me oferece, porque vejo que ainda demora anos, décadas, senã séculos, para vermos as conquistas que sonhamos para nós professores.

    Agradeço sua interação neste espaço, pra mim é uma honra tê-lo por aqui. DEsculpem se há algum erro de digitação ou cntextual, estou nesse momento correndo contra o tempo. Tenho compromisso as 15 horas na igreja e ainda estou no PC.

    Obrigada a todos que permanecem neste espaço.

    ResponderExcluir
  3. Cooncordo que é imensa a desvalorização dos profissionais da educação no nosso país. Porém, como verdadeiros educadores precisamos também considerar que muitas vezes, a exemplo dos governantes, deixamos de cumprir com o nosso verdadeiro papel, que é o de cumprir o exercício da profissão com a competência que na grande maioria temos. Como queremos ser valorizados pelos governos se não nos valorizamos como profissionais, se nem se quer participamos das lutas da classe por melhorias salariais? Como queremos ser valorizados por nossos alunos se se quer damos um bom dia ou boa noite aos mesmos? Como queremos ser bem vistos pelos pais dos nossos alunos se não damos satisfação aos mesmos do que ensinamos ou se sempre os culpamos quando seus filhos são reprovados? Enfim, o que estamos fazendo para melhorar nossa valorização? Em algum momento pensamos em rever as nossas prática avaliando o nosso comportamento no cotidiano escolar? Precisamos mudar essa situação começando por acabar com essa maldizença que tanto nos inferioriza diante das demais classes trabalhadoras. Precisamos entender que somos os únicos capazes de mudar essa realidade. Somos nós que estamos todos os dias nas salas de aula do nosso país como o poder de alfabetizar, educar, formar opiniões, etc. Afinal o que estamos fazendo com o poder da nossa profissão além de reclamar dos péssimos salários? Que exemplos etamos dando aos nossos alunos como ser humano, como pessoas, como cidadãos? E quando vamos deixar os nossos interesses pessoais de lado para nos unirmos a classe em busca de mudanças?

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você Ivone.Apesar de não ser Professora, pois acreditem não tenho vocação para tal.Mas tenho respito por estes profissionais.Afinal, toda e qualquer outra profissão, necessita do Professor.
    Nerialba Morais

    ResponderExcluir
  5. O educador é o espelho para muitos jovens. Foi convivendo com Tia Graça(CSCM)que aprendí que um bom professor:acessível,comprometido,atencioso faz toda a diferença na nossa vida escolar. Esse exemplo procuro seguir na minha vida.Espero estar no caminho certo...

    ResponderExcluir