SEJAM BEM VINDOS

domingo, 23 de janeiro de 2011

Troque um deputado por 344 professores

Recebi um comento de um amigo professor da Bahia e gostaria de socializar com vocês. O comentário representa a indignação de muitos que pertencem a mesma profissão e embora eu já tenha exposto, por inúmeras vezes e neste espaço, o que penso e o que sinto diante da situação que vivemos na educação em nosso país, não poderia deixar passar este comento-apelo que o amigo baiano me enviou.

Veja o comento:

Anônimo disse...

Assunto: Eu também concordo com a troca. E você? QUE PAIS É ESTE!!!! VEJAM ISTO ...image

REALMENTE UM SÔCO NA BOCA DO ESTÔMAGO!!!! "No futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todosestão tristes. Na educação é o 85º e ninguém reclama..."

EU APOIO ESTA TROCA  - TROQUE 01 PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES

O salário de 344 professores que ensinam = ao de 1 parlamentar que rouba. Essa é uma campanha que vale a pena! Repasso com solidária revolta! Prezado amigo!

Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública e numa cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00. Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão quenão possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00.

Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar? Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade!

Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estômago do meu idealismo foi duro! Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano... São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.

Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha Argentina R$1,3 milhões. Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior!

Diante dos fatos, gostaria muito, amiga, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será: 'TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES'. Repassar esta mensagem é uma obrigação, é sinal de patriotismo, pois a vergonha que atualmente impera em nossa política está desmotivando o nosso povo e arruinando o nosso querido Brasil.É o mínimo que nós, patriotas, podemos fazer.

Amigo, depois de tudo o que você disse, explicou e explicitou no seu comentário e diante de tudo que já expus neste espaço, receio me tornar repetitiva e enfandonha, concordo com tudo o que dissestes e certamente ajudo a encabeçar esta luta. Entretanto, pra não me tornar prolixa e cansar o meu leitor com os meus discursos já por demais conhecidos, vou acrescer ao seu comento um post que achei deveras inteligente e criativo.

Quero compartilhar com você e com os demais webleitores deste espaço, um artigo-sátira de um amigo blogger e também dix-septiense, que nos faz entender de forma bastante sagaz, o motivo de ainda permanecermos nesta desvalorização sem igual. Recomendo que leia, o artigo nos faz refletir sobre nosso papel e nossa passividade frente a toda essa vergonha que vivemos. Pra falar a verdade, o aludido post seria cômico, se não fosse trágico. Eis o post do www.ideiasemxeque.blogspot.com do amigo Eduardo Andrade:

Bicho besta é esse tal de professor!

Olhe que tô pra ver bicho mais besta que esse tal de professor! Num faz nada da vida, só leva o tempo em reclamar que ganha pouco. E é que diz um tal de MEC que professor no Brasil num ganha pra menos de 950 real por mês. Agora me diga: inda querem mais? Ora, isso quer bem dinheiro pra botar aparelho nos dente, pois que num é moda, com liguinha de tudo que é cor. Menino, num to dizendo mesmo!

Olhe que eu só queria saber o que diabo professor quer com dinheiro. Mas essa confusão todinha é só por mode eles num ter muito o que fazer, num sabe. Isso corrige umas provinhas, faz um tal de plano de aula de vez em quando, prepara uns diário, tudo coisa muito pouca. Num tô dizendo, tudim passa o dia conversando lorota, em pé de frente pra lousa, de de manhã até de noite, e inda querem uma ruma de dinheiro. Ora se num querem. E isso é só porque é tudo doido pra comprar uma mota, uma tal de Pop. Pra mim to vendo: lá vem um cabra véi com o bucho de fora deixando uma professora na escola, muntado numa pop. Menino, num tem cabimento!

E tem uma coisa, é bicho atrevido o tal do professor. Ora, nós manda nossos menino pra escola, e quando o menino faz uma traquinagem eles acham ruim, querem dar batido. Mas eu já disse aos meus menino que num traga desaforo pra casa; no dia que um professor lhe der um batido, meta-lhe a chibata pra cima e deixe comigo que me resolvo. E tem uma coisa, se eu num der jeito, meu cumpade prefeito tem uns amigo na capital que dão.

Num digo mesmo. Dinheiro merece senador, deputado, governador e até incluo um ou outro prefeito e vereador. Apesar de que, do tipo desses dois últimos, tem deles que num deu nem pra professor. Tiveram foi sorte. Só se elegeram porque compraram uns votim com uns achados que tinham guardado. Mas deixe isso pra lá que num sou de falar da vida de ninguém. Vamo mesmo é falar do bicho professor que o mote é melhor, pois tô pra ver bicho mais besta que o tal do professor!

Ora nossos deputados vestindo terno de mil reais, isso num tem cabimento, é um desaforo da gota serena. Mil reais é quase o que ganha um professor! Deputado é pra ser garboso! Pra vestir terno de 10 mil reais só pra ir pras audiências. Terno de festa é pra vim das Europa, importado. Olhe que deputado, senador os caba são trabalhador. É de terça a quinta em Brasília, tudo fazendo discurso porreta. Pense numa canseira das muléstia! E inda tem quem ache fácil a vida dos homem. Pois olhe que todo dia é uma ruma de lei pra mode aprovar. Tem dia que é tanta lei que eles votam na carreira, agente nem ver de tão rápido. Num viram aquela que eles votaram pra aumentar uma mixaria no soldo deles. Menino que fui uma carreira danada, que quase que num dá tempo.

Agora tem uma coisa, já falei pros meus meninos aqui de casa: Num vão na onda desses professor. Aprenda a assinar o nome, a assuletrar umas cinco ou seis palavras, num tem pra que mais que isso. Pode deixar que o diploma do colegial nós dá um jeito, pois tem canto que agente já tira diploma em 30 dias. Olhe que eu já avisei por demais, num invente de querer mais do que isso pois senão vai tudo é virar professor! Veja que tem deputado com milhão de voto hoje lá em Brasília, fazendo discurso porreta que é uma beleza, e nunca precisou mais do que assinar o nome e assuletrar umas letra de jornal. Pois então menino, num caia nessa de estudar, por mode que bicho besta é esse tal de professor!

Um comentário:

  1. ''é mesmo viu;o bicho besta o tal do professor; e o MEC ainda coloca uma propaganda danada nos meios de comunicação querendo mostrar que o professor é bem valorizado no Brasil;é uma piada viu!'' DANIELA MARIA

    ResponderExcluir