SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CONVITE

Depois de dois dias longe do Ad Finem, estou de volta. Publico hoje, ipsis litteris, convite enviado pela assessoria de comunicação para exposição fotográfica do Projeto Território do Apodi. Segundo informaçãoes repassadas pelo Secretário Municipal de Educação, Diassis Araújo, a única cidade que receberá cobertura da TV Cabugi será a nossa. A prefeita Lanice Ferreira convida a todos para prestigiar o evento.

C O N V I T E

O SEBRAE (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) e a Prefeitura Municipal Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado têm a honra de convidá-lo(a) para participar da solenidade de abertura da Exposição Fotográfica do Projeto Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião.

Será no dia 01/10/2009, quinta-feira às 19h na Secretaria Municipal de Educação.

A exposição apresenta imagens de vários municípios, retratos do Território Sertão do Apodi exaltando as belezas e a cultura do sertão potiguar com suas paisagens, tradições populares, manifestações artísticas e cenas do cotidiano.

As imagens foram captadas pelas lentes de sete fotógrafos potiguares de renome nacional, cujas raízes estão ligadas à região. A missão de traduzir o sertão em forma de fotografia ficou a cargo de Canindé Soares, Max Pereira, Jean Lopes, Henrique José, Cícero Oliveira, Pacífico Medeiros e Ricardo Junqueira.

A exposição fotográfica permanecerá em Governador Dix-sept Rosado até o dia 14 de outubro, podendo ser visitada das 8h às 21h na Secretaria Municipal de Educação.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Parabéns II


Parabenizo também a funcionária da UERN, Maria de Fátima Guimarães que será condecorada hoje pela referida instituição. Receberá na oportunidade da posse do reitor Milton Marques, a medalha de Mérito Administrativo (o único servidor homenageado no evento), pelo recinhecimento dos bons serviços prestados, ao longo dos 31 anos de atuação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

A cerimônia acontecerá no Teatro Dix-huit Rosado.

Agradeço de coração ao convite da minha querida e sempre amiga, apesar da distância, Fadja Guimarães. Peço-lhes desculpas pelo meu não comparecimento a solenidade. Estou deveras feliz e lisonjeada pelo convite, todavia, motivos alheios a minha vontade impedirão de participar deste evento, que considero híper relevante para nós dix-septienses.

Deixo assim, votos de felicitações a todas vocês;.
Grande abraço...

Parabéns

A despeito de já ter feito as felicitações pessoalmente, quero ainda registrar de público o aniversário de meu primeiro sobrinho, rsrsrsr. Disse a ele, que havia desejado dizer isso, rsrsrsrs, todavia, apesar dele ser realmente, não foi o primeiro, pois quando nasci já era tia de 10 sobrinhos, rsrrss. Bem gente, quero desejar de coração, felicidades mil pra Paulo Martins. Paulo é um homem muito centrado, metódico, culto e muito, muito comedido. Ele é jornalista, funcionário público daPrefeitura de Mossoró há anos, blogueiro e crente da Assembléia de Deus.

Pai de dua lindas garotas Raissa e Larissa, esposo de Graça, filho de Fausto Martins (in memorian) e Ana Julieta e irmão de Marta, Cristina, Ricardo e Gilberto.

Desejo a você tudo de melhor...
Abraços...

Não podendo esquecer, desejo felicidades mil também a Francisco Ernesto, que aniversariou ontem. Parabéns Deus te abençoe;

Férias se acabando...


Meu Deus, como o tempo passa rápido e não percebemos.... Os dias se vão de forma tão célere, que não temos condição de acompanhar...

As férias da UERN começaram esses dias, e, já estão no final. Com isso, aumenta nossa correria, a velha rotina de duas viagens à Mossoró. Bem, mas, apesar dos pesares, sou grata a Deus por tudo, a despeito de implantar-se mais uma rotina na vida, também temos coisas boas na faculdade, além de ampliarmos nossos conhecimentos, teremos a oportunidade de reencontrarmos nossos amigos (colegas de classe, professores), que já perfazem quatro anos de convivência.

É isso ai gente, a UERN reinicia suas atividades, dando início ao 2º Semestre de 2009, nesta segunda-feira, 05/10. Veteranos voltam aos bancos universitários e calouros dão início a uma nova jornada na vida. Com certeza, estes últimos, esperam ansiosos.

Com isso; com o tempo que passa e a rotina que se estabelece em nossas vidas, estamos já descendo os degraus, para alcançar mais uma graduação. Se Deus me conceder a dádiva, próximo ano estarei concluindo meu curso, adentrarei neste semestre, no 8º período e rogo a Deus que me conceda graça e sabedoria para persistir nos meus ideais. Pois bem sei, que sem Ele (Deus), não posso dar um passo sequer.

Assim, caminhemos avante, sempre ad finem, certos de que Deus está no controle de toda a situação.

Continuando...

E continua a Semana Cultural do Educandário Dix-septiense. Hoje, durante o dia, estão sendo realizadas as gincanas culturais dos alunos de 6º ao 9º ano. Amanhã, acontecerão as exposições dos trabalhos do turno matutino e na quarta apresentação do turno vespertino e noturno.

As apresentações seguem durante o dia inteiro. Na quarta-feira 30, encerra-se as atividades da semana, com a apresentação dos projetos do turno vespertino e no final da tarde encerraremos com a entrega das premiações dos vencedores.


As fotos aqui expostas, foram retiradas de uma palestra ministrada pela na tarde da sexta-feira, 26/09, pela enfermeira do SESI e funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, Anastácia Di Pace proferiu. Com o tema Álcool e Drogas, a enfermeira falou sobre os tipos de drogas e seus efeitos no organismo humano.


A posteriori, colocarei mais fotos da semana, inclusive da outra palestra ministrada pelo músico Walter Silva.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Reeleição

Estivemos hoje de meio dia (eu, Júnior Afonso e Wellington) conversando com Humberto Fernandes, Presidente da OAB-Mossoró.

Humberto que empreende esforços no sentido de garantir sua reeleição frente a OAB, está tranquilo quanto a sua situação, uma vez que prestou um relevante serviço a referida instituição e acredita no reconhecimento do seu trabalho.

Sem dúvida torcemos, já convictos de sua vitória, pelo êxito de Humberto em mais este empreendimento.
P.S Foto extraída da Coluna de Karenine Fernandes na Gazeta do Oeste http://www.gazetadooeste.com.br/27_marco_09/karenine_03.jpg
Ei Humberto, manda umas fotos suas para o meu email, rrsrsrsrsrssr. Tá difícil encontrar uma...

Flatulência é motivo para demissão??????

Gente, este mês eu participei de um congresso de Direito em Natal e lá tomei conhecimento, através de um dos palestrantes, de um fato intrigante, ou no mínimo, não muito convencional. Em São Paulo, uma funcionária que comumente soltava gases durante o expediente foi demiida por causa justa.

Quando vi o palestrante fazer referência a esse fato, achei tão inusitado, que pensei logo em postar algo sobre, só que é claro, com o devido cuidado de pesquisar melhor a respeito.
Hoje, lembrei-me do ocorrido e resolvi averiguar se isso realmente acontecera, tal foi minha surpresa. O caso da referida funcionária foi parar na 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), em reclamação trabalhhista julgada em dezembro de 2007. Eis a questão: Um funcionário que costuma cometer flatulência no local de trabalho, durante o expediente pode ser demitido por justa causa????

A dúvida foi sanada pelo aludido tribunal, o qual decidiu que o fato em si, não poderia ensejar na demissão. Conforme resposta do relator o Juiz Ricardo Artur Costa e Trigueiro “A eliminação involuntária, conquanto possa gerar constrangimentos e, até mesmo, piadas e brincadeiras, não há de ter reflexo para a vida contratual. Desse modo, não se tem como presumir má-fé por parte da empregada, quanto ao ocorrido, restando insubsistente, por injusta e abusiva, a advertência pespegada, e bem assim, a justa causa que lhe sobreveio”, arguiu Trigueiros. Ainda ressaltou: “o organismo tem que expelir os flatos, e é de experiência comum a todos que, nem sempre pode haver controle da pessoa sobre tais emanações”.

Para embasamento científico do seu voto, o relator reportou-se a um artigo do médico Dráuzio Varella, que mostra que flatulência não é doença. Segundo o artigo, um adulto pode soltar gases vinte vezes por dia. “Expelir gases é algo absolutamente natural e, ainda por cima, ocorre mais vezes em pessoas que adotam dietas mais saudáveis. Desse modo a flatulência tanto pode estar associada à reação de organismos sadios, sendo sinal de saúde”, disse o juiz.

No voto, o relator fala sobre a irrelevância da questão. Ele assevera que a Justiça não pode se ocupar de “miuçalhas” (de minimis non curat pretor). Destarte, ele legitima sua decisão, salientando que, nas relações empregatícias, pequenas arbitrariedades podem se tornar precedentes perigosos.

A iniciativa do empregador rendeu a funcionária uma indenização de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

É, já pensou se a onda pega. Eu fico imaginando como era o ambiente de trabalho da funcionária. Será que era num ambiente climatizado ein??????? rsrsrsssrss...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

QUASE PRONTO

A contagem agora é regressiva, estamos a pouco menos de um mês para o grande dia de nossa inauguração. Essa semana, na terça-feira, a tarde, recebemos a visita do nosso Pastor Martim Alves, tive inclusive o privilégio de conversar alguns minutos com ele, e acrescer ainda mais a admiração que tenho por aquele homem de Deus. Bem, dia 14 de outubro está chegando, e, a partir de então, teremos novas instalações, mais conforto, mais espaço para recebermos os visitantes de nossa igreja, que dia-a-dia cresce, e, enfim, teremos, melhores condições de trabalhos.
Aos sessenta anos de existênca em nossa cidade, a Assembléia de Deus presenteia seus seguidores, com um belo prédio, digno de elogio.

Sem dúvida, quem passar à rua Padre Florêncio, não conseguirá passar despercebido, sem admirar a grande obra, a arquitetura moderna e arrojada, toda feita com um material de extrema qualidade. Passar pelo crivo do Pastor Coriolano não é fácil, rsrsrsrs.

Enfim gente, meu intento com este post é deixar pra vocês as fotos do nosso belíssimo templo e convidá-los para congratular-se conosco no dia 14. Participem da nossa alegria e nos prestigiem com vossa presença. A bíblia diz: "Chorai com os que choram e se alegrai com os que se alegram".

Aproveito o ensejo, para também anunciar a grande cruzada evangelística, que acontecerá hoje no Largo da Estação, a partir das 19h00m, com a particpação de um cantor de Rio de Janeiro e outro da Bahia e ainda do Pastor Antonio Jácome.
Participem...


P.S. Obrigada a Clildenor por ter me enviado as fotos...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Música Gospel, tema no Geraldo Brasil

CASAL KARLA PERES E XANDY SE CONVERTEU AO SENHOR DEPOIS DE UMA CRISE NO CASAMENTO. KARLA CHOROU O TEMPO TODO NO PROGRAMA...

Hoje a tarde, ao chegar em casa, encontrei Júnior assistindo ao Programa Geraldo Brasil, na Rede Record, quando vi do que se tratava, sentei-me no sofá imediatamente. O programa tinha como tema de hoje, o cresimento da música gospel em seguimentos não evangélicos.

Há muito que vinha percebendo isso, já havia inclusive conversado isso com Júnior e com várias outras pessoas. Sempre que a gente vem de Mossoró com o som ligado, em alguma Rádio FM de Mossoró, somos surpreendidos com hinos, totalmente sacros, tocando em programações normais, digo, não evangélicas.

Todo o Brasil conhece Regis Danese e seu hino "Faz um Milagre em Mim", que indiscutivelmente é sucesso em todas as paradas musicais, além deste, o hino de Damares, Sabor de Mel é também um dos mais cantados e tocados ultimamente. A letra deste hino é demais, e minha intenção com este post é facilitar o acesso de vocês à alguns vídeos com letras que anelam ao alma. Hinos que são verdadeiras orações, adoração a Deus. Sabe aqueles momentos que bate um desânimo, que a gente deixa de acreditar nos sonhos, na vida, nas pessoas, nada melhor do que se deixar enveredar, sentir uma boa música e vivê-la. Vai ai o primeiro link, recomendo que tirem um tempo e vejam, todos eles, não sabemos o que nos acontecerá, se ainda haverá tempo, paara aproveitar coisas simples e tão significativas: http://www.youtube.com/watch?v=3e1h1GKMgu8. JAMILLY, 17 ANOS, NASCEU NO LAR EVANGÉLICO, INICIOU SUA CARREIRA EM CORAIS DE IGREJA E HOJE É SUCESSO. Está cansando da vida? De lutar? Está difícil acreditar nos seus sonhos, parem um minuto, respirem fundo e vejam esse vídeo. Ele é digno de ser visto, revisto e revisto de novo: http://www.youtube.com/watch?v=Ab8w_mBfH9Q

Sobre o programa, achei interessante, quando Geraldo perguntou aos seus convidados, a que eles atribuiam esse interesse das pessoas pela música gospel. A resposta do cantor Regis Danese, foi categórica, quando afirmou esse fato se dá devido a algo muito simples, a necessidade das pessoas de sentir Deus, uma necessidade real, embora não admitida.
RÉGIS DANESE, EVANGÉLICO HÁ 09 ANOS E APENAS ESTE ANO ESTOUROU NAS PARADAS DE SUCESSO, MAS ENFRENTA PRECONCEITO DE TODO TIPO, TANTO DO SEGUIMENTO EVANGÉLICO, QUANTO DO NÃO EVANGÉLICO TAMBÉM.

Fiquei feliz assistindo ao programa, comumente, somos acusados (crente-evangélicos) de sermos preconceituosos, de julgarmos os outros, de fazermos acepção de pessoas, todavia como somos propensos a sempre olhar o erro do outro, ocorre, que as pessoas não percebem, que nos discriminam, nos criticam, nos julgam. Há alguns evangélicos, que por falta de sabedoria, ainda se envorganham de confessar sua fé, por medo de serem ridicularizados no meio em que vive.
Bem gente, deixemos de lado essas querelas e aproveitem os vídeos, não importa sua religião, como disse Mara no programa aludido, Deus não é evagélico, não é católico e não é religião, Deus é Deus, Soberano, Majestoso, Grandioso e Fiel, portanto adorem a Ele.
Recomendo mais uma vez que vejam os links, principalmente o de Jamilly e Robson. Deixo a letra do hino que eles cantam no vídeo, para verem que vale a pena ser visto.
Tempo De Vencer
JamilyComposição: Beno César / Solange de César

Tão certo como
A luz do amanhecer
Teu sonho é possível sim
A nuvem cinza se dissipará
E nada mais será igualÉ a sua vez...
A mão de Deus vai escrever
Mais um de seus milagres
Se você crê que hoje
É o tempo de vencer
Acredite
O céu diz que "sim"...
Num calendário que só Ele vê
Ele já marcou a tua ascensão
Dê asas e a fé te levará
A lugares que você jamais
Jamais sonhou...
A mão de Deus vai escrever
Mais um de seus milagres
Se você crê que hoje
É o tempo de vencerAcredite
O céu diz que "sim"... (4x)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

COMUNIDADE ASSEMBLEIA DE DEUS

O irmão Abrãao Aghamenilson me enviou por email o link de uma comunidade, para que pudesse divulgar e buscar participantes. Na mesma hora que Abrãao me convidava para entrar no link, o irmão Clildenor, também me fazia o mesmo convite. Como não pude no momento atendê-los, estou aqui divulgando o link e convidando meus webleitores para participarem da aludida comunidade.

A comunidade ASSEMBLEIA DE DEUS - GOVERNADOR, pertence ao irmão Clildenor e está inserida na categoria de crenças e religiões.

P.S. Aproveito o ensejo para pedir ao irmão Clildenor que me envie essa foto da Assembleia. Já pedi tanto uma foto dessa e ainda não recebi. Por favor, envia pro meu email.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Revivendo

Estava aqui na Procuradoria trabalhando e lembrei-me de um trabalho urgente que tenho pra fazer, então, subi ao primeiro andar do prédio para conversar um pouco com Paulo Martins, na realidade, para pedir sua ajuda. Acoontece, que estou tentando coletar dados sobre a história da da Assembléia de Deus de Gov. Dix-sept Rosado e necessito de toda ajuda possível. Inclusive, Paulo até brincou comigo, dizendo-me que certamente estava ficando velha, rsrsrsr, porque, segundo ele, quando a gente começa a se interessar pela história do passado é porque esse processo de envelhecimento chegou, rsrsrsrs.

Bem, o fato é que na conversa, Paulo me falou sobre um post que fizera ontem em seu blog, e, que eu ainda não tinha visto, (ontem não entrei na net). Quando voltei pra minha sala procurei logo acessar seu blog e me deparei, sem dúvida, com um excelente resgate histórico, digno de ser mencionado, lido e relido.

O texto bem explicado, concedeu ao leitor uma viagem de volta ao tempo, tão profunda, que até mesmo quem não vivenciou à época mencionada, foi capaz de sentir de perto, experimentar através da imaginação, os fatos relatados, como se fora um filme.

Ao ler seu relato Paulo, lembrei-me de uma outra bodega, já do meu tempo, rsrsrss, em que eu visitava e sempre saia com raiva de você. A bodega de seu pai, lembra, eu criancinha, quando ia lá e você me pedia a bênção, eu ficava irada, rsrsrsr. Ora não aceitava que eu tão nova, rsrsrrs, fosse sua tia... Mas não se preocupe, isso já passou, hoje eu encaro com a maior naturalidade possível.

É, gente, na verdade eu queria apenas remeter vocês ao supracitado texto. Acessem http://paulomartinsblog.zip.net/ e se deliciem com uma leitura agradável e rica em conteúdo.
P.S. Post com data de ontem - 21/09 - pois foi inicado nesta data.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SEMANA CULTURAL DO EDUCANDÁRIO

Há dias que tinha que escrever os posts que só hoje consegui fazê-los, entretanto, o tempo não me permitiu, aliás a falta de tempo. E apesar de aqui estar, este último, ainda será sacrificado, uma vez que outro dever me chama, e, também, como estou em Mossoró não posso anexar as informações que gostaria.

Assim, aproveito apenas convidá-los à participar da abertura da Semana Cultural que terá início nesta segunda-feira, 21/09, às 17h00m, na Quadra Vicente Carlos de Menezes. A Semana traz como tema: Saúde Social x hábitos modernos: o que temos a ver com isso?

A posteriori, publicarei a programação completa da semana...

Teremos na oportunidade apresentações culturais dos alunos da escola e da companhia de teatro São Joaquim.

Participem...

E falando em festa...

A Assembléia de Deus de Gov. Dix-sept Rosado se prepara para o grande dia da inauguração de seu majestoso templo, localizado à rua Padre Florêncio, Centro. A inauguração aoontecerá no dia 14 de outubro de 2009 e contará com a presença do Pastor Presidente das Assembléias de Deus do estado do Rio Grande do Norte, Raimundo João de Santana, do Pastor Presidente de Mossoró e região Oeste, Martim Alves, ainda do Pastor Daniel Faustino, que deu início ao templo e outros mais.

Momento de felicidade para nós assembleianos e de resgate histórico para nossa congregação. Além da inauguração de templo estamos comemorando o sexagésimo aniversário de nossa igreja. São sessenta anos de muita luta, acossamento, zombarias, exclusão, mas também de muitas vitórias, conquistas, triunfo e êxito e são momentos como este, que estamos vivenciando que no dar força pra persistir e caminhar sempre a frente, tendo convicção que nosso alvo é Cristo.

Segundo informações repassadas por algumas pessoas que viveram tempos de outrora; no início da igreja, os evangélicos sofreram muitas perseguições, tendo sido o templo, muitas vezes até apedrejado.

Vale citar que, a despeito do sofrimento enfrentado, a aludida igreja, juntamente com as demais que pregam o cristianismo, contribui de forma significativa para o crescimento, desenvolvimento e restauração de vidas.

Quantas pessoas, que chegaram sem nenhum crédito da sociedade e foram transformadas em cidadãos de bem e hoje vivem ao lado de suas famílias servindo e adorando a Deus. Há uma piada que afirma, que a maioria dos crentes, sempre têm um passado podre, todavia a bíblia assevera que não necessitam de médicos os sãos e sim os doentes.

Aproveitei a foto acima, do blog de Paulo Martins, para também solicitar aos irmãos de Gov. Dix-sept Rosado que me ajudam no resgate histórico de nossa igreja, com fotos e informações. Estamos incubidas (eu e Amanda) de fazermos o histórico da Assembléia para o dia da inauguração. Assim, necessitamos do máximo de informação possível.

Ao nosso pastor Coriolano deixo os parabéns do ad finem, pela força, coragem, dedicação e muito, muito zelo pela obra realizada...

You tube - Ziran Araújo

O amigo João Paulo encontrou, por um caso, o vídeo da festa realizada pelo Departamento de Senhoras, da Assembléia de Deus de Gov. Dix-sept Rosado, no you tube e me enviou o link. A festa, que ocorrera no dia 02 de julho deste, contou com a presença do casal de cantores de Pernambuco Eduardo Silva e Ziran Araújo.

Como ainda não tinha visto o DVD, da aludida festa, que foi gravada por Neutinho, achei uma excelente oportunidade para relembrar alguns momentos vividos no dia e socializar com vocês, instantes de louvor e adoração a Deus: Vejam os links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=afVqlRba06E
http://www.youtube.com/watch?v=uI73rK6EkCw
http://www.youtube.com/watch?v=dqi3T8H9TYQ


P.S. Logo depois de concluir este post recebi uma ligação do irmão Abrãao Aghamenilson, me indicando o link que dá acesso à todos os vídeos da festa, incluindo a pregação ministrada por Eduardo Silva. Caso os webleitores interessem-se é só acessar: http://youtube.com/bandaoasis

Músico Walter Silva

" O músico Walter Silva volta aos palcos na próxima SEXTA POP no Seleto.
Com os Cds “Mais Dia, Menos” e “Sei que Ando Só” já lançados na cidade, o cantor, compositor, sociólogo e professor decidiu voltar a vida artística a partir de agora.
A música “Tudo Bem” teve maior destaque e é tocada em várias FMs de Mossoró. Inclusive recentemente regravada pela Banda Alfredos e os Caras". (Email de Walter).

Ainda sobre o músico, ele virá mais uma vez ao Educandário Dix-septiense, para ministrar uma palestra sobre o lixo cultural ( no que tange a música) propagado na mídia. Desta vez, o músico apresentará a palestra reflexiva, para os pais dos alunos da referida escola.

A palestra acontecerá no dia 24/09/09, próxima quinta-feira, na Quadra Vicente Carlos de Menezes, às 15h00m.

Os que desejarem ver o trabalho do músico, Walter Silva, sintam-se convidados.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Comentário da Professora Ana Aires na Coluna Democratizando a Comunicação

Na realidade, descobri a carta postada abaixo, por meio do comentáro da Professora da UFRN, Ana Aires, na Coluna Democratizando a Comunicação de Hermes Oiveira. Comentário, diga-se de passagem, digno de quem o escreveu, e que me fez buscar no google a referida epístola, até então por mim desconhecida. Vejam o comento. Aproveito o ensejo para dizer, que este sim, eu concordo em gênero, número e grau:

FIQUE SABENDO... “Está na hora de entendermos que docência é profissão”. Por Ana Aires, Professora da UFRN (Fonte: e-mail pessoal, em 10/09/2009).

Hermes como vai? Faz dias que busco um tempo para expressar opinião sobre a carta (edição 255) endereçada ao Didi (Renato Aragão), só agora encontrei. Sem querer desmerecer as verdades da carta, principalmente em relação à idéia equivocada da rede globo sobre o que seja "solidariedade" e o uso absurdo do sentimentalismo dos brasileiros, penso que é preciso refletir sobre algumas passagens e sutilezas da carta e se estou errada me esclareçam..

Primeiro em relação a minha área que é a “educação”. A empresária Eliane equivocou-se ao sugerir que a escolha dos profissionais da educação deva ser pela vocação, essa é uma visão conservadora que reforça a idéia de que ser professor/professora é uma função altruísta, assentada na abnegação, na complacência, no desapego, na renúncia, no voluntarismo. Está na hora de entendermos que a docência é profissão, deve ser bem remunerada, qualificada, prestigiada e que, acima de tudo, possui uma função social e humana das mais valiosas, a formação profissional, mas essencialmente, a construção de valores éticos com vista a contribuir para uma melhor sociedade.

A segunda coisa é a visão equivocada com que ela atribui todas as responsabilidades ao governo, especificamente, o federal. Penso que a construção de uma sociedade melhor não passa unicamente pelo desejo do presidente, embora não possamos canonizá-lo. A empresária Eliane se esquece de mencionar o legislativo, particularmente alguns deputados e senadores que hoje nada fazem, exceto discursos neo-moralistas e neo-udenistas, quando eles, de santo e de devoto a nação, nada tem. Sem esquecer o judiciário e a própria população. Não creio que somente educar os próprios filhos, como deixa entender a empresária, seja contribuir com uma sociedade melhor, embora educar bem os filhos seja imprescindível.

Penso, e isso é ponto de vista pessoal, que a carta da empresária fornece um conteúdo ideológico bem endereçado e é preciso ter cuidado. Concordo que devemos combater o discurso da rede globo, solidariedade não é isso que Didi e Cia pregam, mas esse discurso conservador e, pra mim, mal disfarçado da empresária também não cola.

Ana Aires.

Carta à Renato Aragão

Lendo o email enviado pelo amigo Hermes Oliveira, técnico da UERN de sua coluna de notícias: DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO, tomei conhecimento de uma carta endereçada a Renato Aragão, que até então não conhecia. A carta foi enviada pela empresária Eliane Sinhasique. De início achei um absurdo o que ela escrevera, todavia, continuando a leitura vi que ela tem uma certa razão, é lógico que nem tudo que Eliane escreveu eu concordo, mas muitas de suas afirmações fazem sentido. Vejam a carta, ela bem longa, mas persitam ad finem pois é bem interessante também:

Querido Didi,

Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu nome para colar nas correspondências).

Achei que as cartas não deveriam sem endereçadas à mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido as suas solicitações. Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e te escrever uma resposta.

Não foi por "algum" motivo que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos). Você diz, em sua última carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação.

Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Esse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas, comigo não. Eu não sou ministra da educação, não ordeno as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a freqüentar as salas de aula.


A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da família. Trabalhei muito e, te garanto, trabalho não mata ninguém. Estudei na escola da zona rural, fiz supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro empresária.

Didi, talvez você não tenha noção do quanto o Governo Federal tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa. Os impostos são muito altos !

Sem falar dos impostos embutidos em cada alimento, em cada produto que preciso comprar para minha família.

Eu já pago pela educação duas vezes: pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, porque a escola pública não atende com o ensino de qualidade que, acredito, meus dois filhos merecem. Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais. O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores, dessa dinheirama toda, não tem a educação como prioridade. O dinheiro está saindo pelo ralo, estão jogando fora, ou aplicando muito mal.

Para você ter uma idéia, na minha cidade, a alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 3,82 (três reais e oitenta e dois centavos) enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos)! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda?

Você diz em sua carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você. É por isso que sua carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria se endereçada ao Presidente da República.

Ele é "o cara". Ele tem a chave do cofre. Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ele faça o que for necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No último parágrafo da sua carta, mais uma vez, você joga a responsabilidade para cima de mim dizendo que as crianças precisam da "minha" doação, que a "minha" doação faz toda a diferença. Lamento discordar de você Didi. Com o valor da doação mínima, de R$ 15,00, eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês ou posso comprar pão para o café da manhã por 10 dias.

Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas R$ 15,00 eu não vou doar. Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família.

Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer não para quase tudo que meus filhos querem ou precisam? Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida.

Você acha isso justo? Acredito que não.

Você é um homem de bom senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.

Outra coisa Didi, mande uma carta para o Presidente pedindo para ele selecionar melhor os professores. Só escolher quem de fato tem vocação para o ensino. Melhorar os salários, desses profissionais, também funciona para que eles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação. Peça para ele, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam além de ler, escrever e fazer contas, possam desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. Dinheiro para isso tem sim ! Diga para ele priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.

Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando...

Eliane Sinhasique - Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mais regras do acordo ortográfico

Publico Ipssis literis, mais uma regra referente ao novo acordo ortográfico, que o amig João Paulo Menezes me enviou. Aproveitemos as dicas do JP para nos familiarizarmo com as novas, caso contrário, ficaremos para trás.

Relembrando conceitos...

Ditongo: união de duas vogais numa mesma sílaba.

É aberto quando possui uma vogal junto a uma semi-vogal (foneticamente, o som de uma, que é a vogal, é mais forte em relação ao da outra, que é a semi-vogal.

Paroxítona: a palavra é paroxítona quando a sua sílaba tônica, ou seja, a mais forte, é a penúltima.

Exemplos de palavras paroxítonas em que ocorre ditongo aberto: i-déi-a; pa-ra-nói-a; as-te-rói-de; es-tréi-a.

NOVA REGRA

Nos ditongos abertos ei e oi das palavras paroxítonas, o acento agudo desaparece.

Além das palavras do exemplo acima, temos outras, as quais podem ser citadas como exemplos:

diarréia = diarreia

panacéia = panaceia

assembléia = assembleia

epopéia = epopeia

jibóia = jiboia

heróico = heroico

Atenção!

Há de se reparar se a palavra é paroxítona e possui ditongo aberto terminado em ei ou oi. Se a palavra possui ditongo aberto ei ou oi e tiver a última sílaba como a tônica, será oxítona e, portanto, o acento agudo permanece. Exemplos: herói, papéis, lençóis.

domingo, 13 de setembro de 2009

Parabéns em dose dupla

Hoje é um dia especial, para uma pessoa híper especial. Comemoramos nesta data - 13 de setembro, o aniversário de Amanda. Amanda é filha de Antonio Wilton e Ivanilde Carlos, irmã de Wilton Júnior e Alisson, esposa de João Batista e mãe de João Vítor e Aline Ester (que está chegando) e claro, é minha cunhadinha...

Conheço Amanda há alguns anos, porém não tinha nenhum contato com ela. A despeito de ela namorar com meu irmão João Batista, não tínhamos nenhum tipo de relacionamento, ou ela não me dava valor ou era eu quem o fazia, rsrsrsrsr. Brincadeiras a parte... O certo é que nosso convívio começou com a notícia da concepção de meu sobrinho João Vítor. Fui a primeira a saber do fato e fiquei muito feliz. Daí em diante, começamos a nutrir uma amizade uma pela outra, todavia, ainda não era um relacionamento estreito, próximo... Foi numa situação bem crítica de minha vida, que tivemos de enfrentar diversas agruras, jamais imaginadas, que Amanda se aproximou de mim de forma sem igual. Momento em que eu, Júnior e Jarson precisávamos de qualquer tipo apoio, (o mínimo que fosse seria muito relevante), e, foi exatamente nessa hora crítica, que ela e meu irmão João se achegaram e permaneceram do nosso lado. Horas difíceis, em que muitos se afastam, eles fizeram o contrário, ficaram do nosso lado firme, forte, corajosos e pronto pra qualquer coisa (eles, juntos de outros poucos, pouquíssimos diga-se de passagem).

É por este e tantos outros motivos que venho aqui homenageá-la, dizer que a amo, a amo muito em Cristo Jesus e afirmar que mais uma vez vejo a bíblia se cumprindo, quando Salomão, com sua muita sabedoria assevera:
“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”.
Provérbios 17:17


Sou muito feliz por sua amizade, por Deus ter colocado você em minha vida, sou grata a Deus por ter tido a oportunidade de dizer que tenho amigas verdadeiras, e, com certeza, você é uma delas. Não se preocupe com a responsabilidade que irá aumentar com as afirmações, não espero de você e nem de ninguém a perfeição, seria muito hipocrisia de minha parte, pois tenho consciência de que não sou e claro não poderia te exigir isso. Gostaria de na oportunidade, ratificar uma coisa que comumente afirmo: acredito na amizade e no amor fraterno, só não espero que as pessoas sejam infalíveis, invencíveis. Sei olhar o ser humano, como alguém falho, cheio de defeitos e mesmo assim amá-lo. Primeiramente, tomo por base a mim mesma, assim, não dar pra ver diferente.

Pois é Amanda é isso que és pra mim, uma irmã, uma irmã que Deus me deu, além das muitas outras que tenho e amo, Deus ainda quis me presentear com mais uma, você. Sei que isso é um fato, mas quero dizer-te mesmo assim: podes contar comigo, não importa a hora, o dia, o momento, as circunstâncias, estarei sempre pronta pra te ajudar, entretanto, deves lembrar de uma coisa, bem relevante por sinal, apesar da promessa, um dia, como ser humano que sou, posso vir a falhar, e, se isso acontecer, há um Deus supremo, que nós conhecemos, que jamais falha, jamais cansa, jamais dorme, nem tosqueneja. Que está pronto hoje, e eternamente, e, Este, ah, Este sim, Ele permanece fiel em qualquer situação. A bíblia relata, que mesmo que sejamos infiel, Ele permanece fiel. Isso é para nós lembrarmos sempre da nossa condição de fragilidade.

Assim, maninha parabéns e que Deus continue abençoando ricamente, você e sua família.


E como era em dose dupla, não poderia deixar de lado minha maior fã, rsrsrsrsrs, fã número um, Dalila. Essa linda garota, da foto abaixo, é filha da minha amiga Abilene Freire e Denilson Egídio e irmã, da outra linda menina, Denislene. Hoje ela também está aniversariando e merece nossos parabéns.


E é claro que em hipótese nenhuma eu poderia deixar de me congratular com alguém que me admira tanto, rsrsrsrsrs. É sério gente, ela nutre uma admiração, um amor, que me faz sentir lisongeada, porque quando vem de uma criança sabemos que tudo é muito puro e muito verdadeiro.

Dalila completou 07 aninhos e Ad Finem parabeniza e deseja muitas felicidades. Que essa data se repita, por muitos e muitos anos.

sábado, 12 de setembro de 2009

Secretaria de Juventude lança outro projeto

Depois do sucesso conseguido com o Projeto "Cine na Praça", a Secretaria de Juventude avança com outro projeto de magnitude semelhante ao primeiro. Para quem acredita que a referida secretaria, não deveria ter sido criada por falta de previsão orçamentária, vejam as fotos abaixo e constatem por si só, se ela (Secretaria de Juventude) num já conquistou relevância sem igual. O aludido projeto, teve início na Praça Severino Ramos Vieira e contou com a participação de populares de todas as idades, demonstrando que o que necessita para o desenvolvimento e propagação de uma cultura valorativa é apenas a oportunidade de ter-se acesso a isto. Em nosso país não se dá oportunidade de as terem opção pessoas, desta feita escolher o que é bom fica complicado, uma vez que a massa midiática com visão puramente capitalista, oferece apenas a degradação de nossa cultura, através de músicas de péssimas qualidade e desvalorização do sexo feminino.
Veja como Itamir Vieira, Assessor de Comunicação, retratou o lançamento do projeto intitulado: Cultura na Praça

Nesta sexta-feira, 11 de setembro, a Prefeitura Municipal de Gov. Dix-sept Rosado através da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Desporto iniciou o projeto Cultura na Praça que contou com a participação da Cia de Teatro e Dança São Joaquim apresentando o cordel "Aquela dose de amor" de autoria do poeta mossoroense Antonio Francisco, e do MOVIMENTO ECOARTE da cidade de Mossoró composto pelo coral Fulô de Mussambê e de um grupo de violão organizado pelos professores Denilson e Guido.
A praça Severino Ramos Vieira transformou-se em palco de cultura popular com um grande público composto por pessoas de várias idades que prestigiaram as apresentações dos grupos. "Este projeto terá continuidade pois é um grande espaço para a manifestação e valorização de nossa cultura." Destaca o Secretário de Juventude, José Emídio Oliveira.


Fiquei emocionada ao ver as fotos, pois elas demonstram e confirmam que ainda é possível transformar este mundo em algo melhor, e ainda, que isso só se dará através da educação. Se nossos governantes compreendessem o valor da educação não teríamos um país com tanta miséria, com tantos analfabetos e tantas desigualdades.


Bem o fato é que, sinceramente, não esperava ver o que estamos vendo em Gov. Dix-sept. Não esperava que a Secretaria de Juventude direcionasse ações neste aspecto, acreditava eu, que todas atividades seriam direcionadas apenas ao esporte, ou melhor ao futebol, que era o que comumente víamos... quando víamos.
Não que eu tenha nada contra o futebol, pelo contrário, vejo sua importância e acredito que devam ser investidos recursos neste sentido também, apenas estou afirmando, que esperava apenas isso da secretaria e por isso, peço desculpas de público ao grande amigo Zé Emídio e toda sua equipe.

Não acredito que esteja ofendendo vocês, rsrsrsrsr, realmente sinto-me surpreendida com as ações desta secretaria e vejo isso com bons olhos. Isto significa que vocês estão indo além de nossas expectativas. Críticas, como já afirmei anteriormente, irão surgir, aliás já surgiram, todavia, ratifico o que já disse, não permitam que estas pedras venham obstar o belo trabalho que estão prestando ao povo dix-septiense. Que na mente de vocês estejam presentes apenas pensamentos de otimismo e que possam persisitir ad finem nos vossos objetivos.


Verdadeirmente vocês merecem nosso reconhecimento. Parabéns a todos os responsáveis pelo projeto. Ademais, não há o que acrescentar, as imagens já falam por si.
P. s. FOTOS ITAMIR VIEIRA



sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Desculpas a Hermes Oliveira

Gostaria de me desculpar com o amigo Hermes Oliveira, mais um leitor do ad finem, pois havia prometido que o ajudaria na divulgação do trabalho de Walter Silva, todavia, sobre a palestra que foi realizada hoje pela manhã no SENAI, não tive como postá-la. Ontem eu não tive tempo para acessar a internet e apenas agora é que tive acesso aos meus emails e impossibilitando-me assim de fazer a divulgação.

Hermes Oliveira é técnico da UERN, lotado na FAD. Antes de entrar de férias da UERN, no mês passado, entrei na secretaria da FAD para fazer minha pré-matrícula, quando fui interceptada por Hermes, estranhei ao vê-lo chamar pelo meu nome, não o conhecia até então, pois ele estava de licença. Me aproximei e ele foi de pronto falando do ad finem.

Hermes possui uma espécie de jornal intitulada COLUNA DEMOCRÀTICA e agora ele e sua esposa estão auxiliando o músico Walter Silva na divulgação e realização de suas palestras. Parabenizo Hermes pelo excelente trabalho em sua coluna e aproveito ensejo para agradecê-lo pela participação no ad finem e pelos emails informativos que tem me enviado.

Ainda na oportunidade, mando um abraço para o pessoal da FAD, que sempre nos atendem com muita dedicação e presteza, são eles: George, Leila, Wilton, Hermes, dona Francisca e o Diretor Péricles, que com sua humildade e sabedoria tem prestado um excelente trabalho a referida faculdade. Parabéns a todos vocês que contribuem para o nosso bem estar na Faculdade de Direito da UERN.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mantida a multa contra Anaxmandro e Adonias

Notícia veiculada no site do TRE afirma que a multa de 20 mil Ufirs, aplicada em primeira instância, foi mantida pelos desembargadores. A ação, a que a notícia se reporta é sobre o pedido de cassação de registro das candidaturas de Anaxmandro e Adonias, impetradas pela coligação do PMDB. Em primeira instância a juíza, Welma meneses entendeu que realmente a conduta era contrária a normatização eleitoral e aplicou a multa aludida, sendo seguida agora pelo TRE. A notícia dar a entender que foi mantida apenas a multa, uma vez que o pedido de cassação perdera o objeto, considerando que ele não foi reeleito. Como as informações são restritas, conversei agora com Humberto Fernandes, advogado da parte autora e ele disse que amanhã nos concederia maiores informações sobre o resultado. Assim, a posteriori trarei mais detalhes sobre o fato. Eis a notícia do TRE ipssis literis:

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE
08/09/2009 16:28:29

Propaganda irregular : TRE/RN mantém multa a segundos colocados no pleito de Gov. Dix-sept Rosado
,

Por maioria de votos, os juízes do
Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) decidiram manter a multa de 20 mil
Ufirs, aplicada em primeiro grau pela 57ª Zona Eleitoral, ao ex-prefeito
de Governador Dix-sept Rosado, Anaximandro Rodrigues do Vale Costa, seu
vice Adonias Francisco de Melo, e aos partidos que integraram a coligação
encabeçada pelos dois na campanha eleitoral de 2008. Eles foram
responsabilizados pela veiculação de propaganda institucional daquele
município na TV Mossoró. O vídeo foi levado ao ar já a partir de 2007 e
sua exibição prosseguiu até 18 de agosto de 2008, quarenta dias após o
prazo final para este tipo de propaganda, vedada pela legislação eleitoral
até três meses antes do dia da eleição. O relator do Recurso Eleitoral
8432/2008, juiz Fábio Hollanda, destacou que houve perda de objeto sobre a
questão da cassação dos registro do ex-prefeito e do vice. Anaximandro não
foi reeleito para o cargo, ficando em segundo lugar na disputa pela chefia
do Poder Municipal. Divergiram do relator, o desembargador e corregedor
regional eleitoral, Cláudio Santos, e o juiz Marco Bruno. Eles entendiam
que a multa não deveria ser aplicada ao vice, pois este não teria
autorizado a veiculação da propaganda. Prevaleceu o entendimento de que o
vice também era beneficiário da propaganda. O procurador regional
eleitoral, Fábio Venzon, destacou que o site da TV Mossoró informa que o
sinal da emissora abrange Mossoró e região, estando, portanto no seu
entender, caracterizada a violação as normas da propaganda eleitoral
irregular, o que para ele ensejaria também a cassação dos registros de
Anaximandro e Adonias. O relator Fábio Hollanda disse que recebeu da
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a informação de que a
imagem da emissora em Governador Dix-sept Rosado não é de boa qualidade.
“Entendo que a conduta vedada esta caracterizada, mas perdeu-se o objeto
quanto a cassação dos mandatos dos segundos colocados no pleito”,
ressaltou Hollanda.

Lázaro e Banda em Mossoró

Se aproxima o data para o grande show de Lázaro. Ex-cantor da Banda Olodum, Lázaro tem encantado público evangélico e não evangélico. Comumente encontramos comércios e lojas tocando os hinos inspirados do cantor.

Hoje mesmo, entrei em uma sapataria e o assunto num círculo de pessoas era o referido show e a ansiedade dos mossoroenses esperando o evento. Os ingressos estão a venda na Livraria Gênesis no Oásis Center. O show acontecerá no Porcino Park.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Natal sediará congresso de direito esta semana

Natal sediará o XII Congresso Brasileiro de Direito Processual Civil e Trabalhista. O evento acontecerá no período de 10 a 12 de setembro, no Centro de Convenções da Via Costeira. Para os interessados em participar ainda há tempo, basta garantir sua inscrição através do site: http://www.direitoeprocesso.com.br/.


O evento contará com nomes de gabarito no direito brasileiro e será sem dúvida um dos maiores eventos da área.


Para maiores informações vejam: o link http://www.direitoeprocesso.com.br/folder.htm

Relembrando

Mais uma vez, faço alerta às pessoas que desejam prestar vestibular na UERN, para o ingresso em 2010.

As inscrições este ano começaram mais cedo e só serão realizadas via internet. Assim, para não correr o risco de perderem o prazo, antecipem sua inscrição hoje mesmo pelo site: http://www.uern.br/.

Você tem até o dia 16 deste, depois disso não haverá prorrogação. O boleto gerado no dia 16 poderá ser pago até o dia 18.

Luto

O Secretário de Juventude José Emídio perdeu mais um ente querido. Copio e colo mais informações do blog Paulo Martins - Interação:


Morre o auditor José Emídio de Araújo
Vai ser às 4 horas da tarde, desta terça-feira, o sepultamento do auditor fiscal aposentado José Emídio de Araújo, que faleceu ontem, em Mossoró. Ex-vereador de Mossoró, representando o antigo Distrito de Baraúna, Zé Emídio era bastante conhecido na cidade e na região, devido à função pública que exerceu no Estado. Era pai do ex-jogador Raério (Potiguar de Mossoró) e tio do secretário da Juventude, José Emídio, do município de Governador Dix-sept Rosado. O velório está ocorrendo na Capela do Perpétuo Socorro, na Rua Dionísio Filgueira, centro de Mossoró.


Nossas condolências ao secretário José Emídio.


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Enquete Encerrada

Há três dias que a enquete inserida no Ad finem encerrou-se e não tive a oportunidade de aqui comentar os resultados.

Na realidade, oportunidade eu tive, mas aproveitei esses dois dias de folga, (já que meu sábado agora também é ocupado) para andar muito e jogar conversa fora. Precisamos de algumas vezes nos afastar de toda e qualquer rotina. Fazer coisas diferentes, simples, como sentar numa calçada, despreocupadamente e dialogar, não um diálogo sério, que envolva questões do mundo ou de crises, nada disso, coisas insiginificantes mesmo, bobas, pra rir e descontrair.

Foi isso que fiz. Passei quase uma tarde inteira com Amanda e Chirley conversando abobrinha, depois passei horas, com Amanda de novo, rsrrssr e Meirinha, falando em coisas de mulheres. Não coisas sérias sabe, coisinhas que só nós entendemos e gostamos, rsrsrsrsrsr. Assim, esses dois dias voaram, affffff, passaram como num passe de mágica e amanhã, ah, amanhã voltamos a rotineira correria do dia-a-dia. Essa é a vida.

Bem o que importa neste post é apenas a enquete, desconsiderem as bobagens, rsrsrsrsrs.
Eis a enquete e o resultado:
A que você atribui o fracasso educacional público brasileiro?

votaram na enquete 33 webleitores, destes 17 afirmaram que o fracasso educacional decorre de um conjunto de fatores sociais, culturais, emocionais, econômicos e psicológicos; 01 optou pela à desqualificação dos professores; 05 à falta de compromisso dos profissionais da educação; 03 à família, que em meio a mudanças tem deixado de lado, valores e princípios essenciais e esquecido seu papel, 04 aos governantes que não investem em educação porque querem ver a ignorância proliferada e por fim, 03 aos alunos, que hodiernamente, não se interessam pelos estudos.

É isso ai, obrigada a todos os participantes e continuem sempre interagindo no ad finem.

Parabéns atrasado

Apesar de dois dias já terem passado, ainda quero desejar muitas felicidades a meu cunhado querido. Na realidade um irmão, um amigo, um ajudador.

Bebé, como é conhecido, é um cara simples, sincero, verdadeiro, é certo que bem teimoso, mas muito, muito gente fina e completou mais uma primavera no dia 05 deste mês, e, o Ad Finem parabeniza-o nesta oportunidade.

Uma pessoa híper inteligente, a despeito de tentar sempre esconder seus dons, ele canta hinos super inspirados, toca contra-baixo, bateria, percursão, guitarra, teclado, bateria, violão e outros instrumentos que passar na frente dele e além de tudo isso ainda compõe, isso mesmo já é autor de vários hinos; hinos estes, já gravados e interpretado por cantores renomados no meio evangélico.

Conheço Bebé há uns 22 anos, desde que éramos bem adolescentes, e, desse tempo pra cá, já tive a oportunidade de conviver diariamente com ele, e até hoje, não tenho lembrança dele ter me ofendido em algo.

Apesar de muitas vezes me dar alguns puxões de orelha, principalmente no que pertine a Jarson Pedro, seu sobrinho preferido, rsrsrsr, ele jamais dissera ou fizera algo que me ofendesse ou desagradasse. Por isso que o considero um irmão, um amigo. Ajudador ele foi e é. Sempre esteve presente na vida de meu filho Jarson de forma significativa. Quando comecei a trabalhar, Jarson tinha apenas 02 anos, e, depois disso entrei na faculdade e ai não parei mais. Desse período em diante, Bebé cuidou muito de Jarson, eu trabalhando e estudando pra um lado e Júnior pra outro e, como ele trabalhava em casa, ficava fácil pra ele nos ajudar nesse sentido.

É por esse e outros motivos mais, que desejo muitas felicidades a você Bebé. Saiba que jamais poderei retribuir tudo que você foi, e é para meu filho, mas de uma coisa tenha certeza, sempre lhe serei grata, eternamente grata. Felicidades hoje e sempre. Deus te abençoe ricamente.

Aproveito o ensejo para também parabenizar Adna Gomes, esposa de Bebé, pela conclusão de seu curso superior no mês que se passou. Adna, que é cantora da Banda Oásis, concluiu o curso de Pedagogia, juntamente com mais onze dix-septienses, que na oportunidade também as parabenizo: Claudia, Suely, Mara, Iolete, Alaíde, Gerusa, Abilene, Wildivânia, Lúcia, Carla e Conceição (Tó).

Parabéns a todas.

Maria Clara

O Ad Finem congratula-se hoje com os mais novos papais Neri Neto e Ianara Cibelly. Maria Clara veio trazer alegria a seus entes queridos, pesando 03 Kg e 20 gramas e medindo 47 centímetro.

Sem dúvida Cibelly conheceu a maior dádiva de Deus concebida a vida de uma mulher, o dom de ser mãe. Um dom inexplicável, incomparável, pois nada se assemelha ou se aproxima da felicidade de gerar uma vida dentro de si mesma e vê-la brotar como se fosse uma flor.

Considerando o exposto quero desejar felicidades mil a Cibelly, Neri Neto e Maria Clara. Que Deus abençoe ricamente vocês e lhes conceda muitas graças. Um grande abraço...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Independência ou morte?

Em comemoração aos 187 anos de Independência do Brasil gostaria de deixar uma pérola, rara, raríssima, talvez jamais vista em nosso país. Pérola que reflete, infelizmente o nível cultural, patriota e intelectual de nossa Terra.

Antes de deixar a película, quero frisar algo que ouvi hoje ao meio-dia quando ia pra Mossoró, que de certa forma tem uma relação com o que vou socializar com vocês. Em meio ao meu estado sonolento que ia, ouvi um comentário que me chamou a atenção. Em uma das rádios de Mossoró, o apresentador falava sobre a situação da independência brasileira, o que, no seu sentir, nunca existiu. Afirmava ainda, que nosso país não é soberano. Ora, saberá ele o que siginifica soberano, certamente que não, caso contrário não faria tal comento.

Entende-se por soberania como sendo uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder. Com características específicas, a soberania é una, integral e universal. Restrições não pode sofrer, de nenhum tipo, salvo, naturalmente, as decorrentes de imperativos de convivência pacífica das nações soberanas no plano do Direito Internacional. Em outras palavras, o Brasil goza de completa soberania. Temos leis brasileiras que nos garatem total e completa proteção de alguma possível intervenção internacional.

Bem, mas o fato é que as pessoas que desejam criticar, mesmo sem saber o que criticam, insistem em afirmar que nosso país não é independente, realmente, temos muito que crescer e desenvolver, mas discordo de que não gozemos deste atributo, ou pelo menos discordava antes de assistir o vídeo que deixarei aqui para que vocês possam apreciar. Recomendo que reservem alguns minutos de sua folga neste sábado, pra quem tem essa folga, porque os meus, há dias que deixaram de ser, affffff, rsrsrsrrsrs.

Ressalte-se, assisti o vídeo e cheguei a uma conclusão, certamente, não alcançamos mesmo independência, porque sem cultura, intelectualidade, inteligência, conhecimento, saber, domínio, não dar pra se falar em falta de dependência e infelizmente este ainda é o retrato de grande parte do nosso país. Vejam o link http://www.youtube.com/watch?v=4VGDhOxmZZI

Me respondam se puder: "(...)És belo, és forte, és risonho... e límpido. Se em teu formoso, risonho e límpido(...)". Pena. Tem isso em nosso hino? Como diria Boris Casoy: "Isso é uma vergonha". Sem dúvida, uma grande comemoração, digna de nos congratularmos com o nosso Brasil brasileiro pelos 187 anos de sua independência. Eita Brasilzim.

Certamente Dom Pedro I teria gritado bem forte o seu brado Independência ou morte, se tivesse tido a oportunidade de ouvir o que ouvimos, ou não?????????

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

20.000 mil visitas

Faltando 07 dias para completar os 07 meses de existência e 06 que foi inserido o contador de visitas, o Ad finem comemora suas 20.000 mil visitas. Sabem quando da criação deste meu diário virtual eu pensei nessa possibilidade... Nunquinha gente, nunca mesmo, passou pela minha cabeça que vocês iriam me prestigiar com tão grande maravilha.

Sinto-me feliz, honrada em tê-los aqui. Na realidade, sinto-me lisonjeada, mas não me vejo merecedora de tamanhos méritos, mesmo assim, espero que continuem encontrando atração e motivos para aqui persisitirem ad finem.

Espero que cada webleitor receba meus sinceros agradecimentos, sabendo que cada visita é de extrema relevância para que eu encontre forças para aqui estar com frequência.

Aproveito o ensejo para neste dia especial do ad finem agradecer em especial a Patrícia Evangelista, que sempre tem afirmado ser leitora assídua deste diário virtual, confessando-me hoje a tarde no Educandário Dix-septiense que já faz parte de sua prática constante, entrar na net e acessar em primeiríssimo lugar, antes de qualquer outra página, o Ad finem e o The Place. NO que tange ao ad finem, isso muito me orgulha, tê-la como minha leitora, sem dúvida é mais que um privilégio.

Destarte minha gente, concluo este post, pois as horas se avançam e preciso recolher-me aos meus aposentos. Desejo a todos vocês muitas bênçãos do céu e saúde. Abraço e fiquem com Deus...

RESUMO

Passei o dia inteiro tentando postar aqui no Ad finem, no entanto, tudo não passou de tentativa. Affff, (mesmo sabendo que a expressão não pertence a norma culta, dou-me ao direito de usá-la tanto quanto eu desejar) a internet aqui em nossa terrinha, tem dias que testa nossa paciência. Hoje superou toda e qualquer expectativa, sem dúvida serviu para testar nossa capacidade de nos manter sob controle. Pela tarde, por volta das 16h30min, quando concluia um post iniciado às 12h00min, já estava prontinho faltando apenas postar, minha conexão caiu e fiquei a ver navios. Passei mais uns vinte minutos buscando acessar novamente o blogger, quando percebi que já estava exasperada, perdendo a paciência, resolvi desistir e deixar pra depois.

Pois bem, estou aqui estou, agora com um peso a menos sobre os meus ombros. Após um semestre letivo estafante, quase sobrehumano, estou de férias. Hoje a noite realizei minha última avaliação, e, com a graça de Deus conclui mais um período obtendo sucesso nas 06 disciplinas que estava pagando. Não me resta outra coisa se não agradecer ao meu Deus por tamanha vitória. Diante do meu ínfimo tempo dedicado aos estudos extra-classe, que se dava comumente pela madrugada e nos finais de semana, conseguir êxito depois de todo sacrifício, é com certeza recompensandor, reconfortante, estimulador.

Um mês, um mês inteiro sem pensar em UERN, tendo pelo menos as noites livres para um bom descanso, ficar mais ao lado de Jarson, assistir uns filmes que Júnior comprou há alguns dias e não pude assisti-los. Se bem que nem tudo será folga, iniciei minha prática jurídica esta semana e isso, com certeza exigirá de mim um pouquinho de esforço, sem falar que também devo aproveitar esses dias e dedicar algumas horas para a leitura de embasamento teóricos para minha monografia, que pretendo apresentá-la no final do próximo semestre, se Deus assim me permitir.

No mais gente, estamos bem. As lutas são grandes, mas maiores são as vitórias, pois de uma coisa temos certeza, não há vitória sem luta. Assim, que possamos encontrar forças para seguirmos ad finem nos nossos sonhos e ideiais, sendo brasileiro e não desisitindo nunca.