SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Verdades e verdades

Há alguns dias, publiquei neste espaço um artigo intitulado “Sem perdão”, artigo este, enviado via e-mail, pelo colega de curso, Geovani Andrade (para ver o artigo clique aqui).

Pois é, este referido post me rendeu alguns comentos relevantes, expressivos, e bastante inteligentes. Dentre eles, gostaria de destacar o comento de meu também colega de curso, João Paulo Meneses. Desde o dia que recebi amigo JP, desejei publicá-lo na página principal do Ad Finem e respondê-lo, claro (risos) Contudo, o tempo passou e a minha falta de tempo e confesso que também, minha incapacidade de argüição, não permitira-me realizar o meu intento.

Considerando a capacidade de ser muito convincente, de meu amigo JP e ainda outros critérios julgados por mim essenciais, é que venho apenas hoje, trazer aqui algumas ponderações sobre o caso, deixando pra vocês, dois artigos do sempre admirável Jabor.

Hoje tive a felicidade de receber também via e-mail, da colega Luciana Roberta, dois fantásticos textos, que jamais, em possibilidade alguma nesta vida, eu seria capaz de descrever com tanta nitidez e sapiência o que penso, como ele faz. Ele consegue ir na essência da questão, ir no cerne mesmo, como ninguém e claro, não poderia, amigo JP, deixar passar a deixa de utilizar o texto para acalorar o debate e ratificar o que penso.

Antes de publicar o artigo de Arnaldo, gostaria que lessem o brilhante e inteligente comento de JP: .

João Paulo Meneses Bezerra disse...

Incontestável que, tanto Lula quanto FHC demonstraram erros e acertos, méritos e deméritos na condução do Executivo nacional. Aliás, a eleição de ambos bem demonstra a verdadeira essência da democracia, pois a maioria que elegeu FHC, filho da cátedra, sociólogo e escritor de renome, elegeu, oito anos depois, Lula, líder sindical e trabalhador da indústria siderúrgica, com curso de torneiro mecânico. Mas como democracia não é consenso, mas sim, dissenso - do contrário estaríamos mais para a imposição, que bem mais se assemelha a regimes totalitários -, permita-me discordar de você, nobre colega Islamara. Fazendo um cotejo de ambos os governos, não posso ser desonesto a ponto de não admitir que, partindo de meu prisma, o atual presidente muito mais realizou que o seu antecessor, quer aproveitando méritos deste e dando continuidade a programas já existentes, quer criando novos, como o ProUni, do que cheguei a ser beneficiado. De se considerar, também, que a julgar pelo modelo de governo realizado antes, não teríamos tido tantos concursos públicos como nos últimos anos, as escolas técnicas muito provavelmente já teriam sido privatizadas, como já vinha acenando o governo psdbista (Lula as ampliou, criando os institutos federais) e a divida externa estaria fadada a ser eterna, dentre tantas outras evidências de governos extremamente neoliberais, da estirpe de FHC. Vejo o artigo reproduzido como um tributo (não póstumo, diga-se) a FHC, verdadeiro no que diz respeito às suas qualidades, mas exagerado demais ao impor a admiração pelos atos políticos deste. O autor talvez até tenha motivos para tal. Contudo, não posso crer que o fato de o PSDB não vincular seu nome ao de Fernando Henrique se dê por injustiça. Se fosso somente por isso, os argumentos elencados nesse artigo desbancariam essa visão. Discordo, outrossim, quando se diz que o brasileiro não perdoa o sucesso alheio, acho que, antes, o brasileiro endeusa demais quem não merece tamanha apoteose. Enfim e por fim, para contradizer essa regra geral, só mesmo os quase 80% de aprovação do governo Lula, que não se deram por acaso. Guzzo deve entender que nem todos pensam como ele. Democracia é isso! O fato de a maioria não eleger governos do mesmo partido de FHC ou por ele apoiados não significa, necessariamente, uma falta de reconhecimento da intelectualidade deste homem e dos serviços que ele pode prestar (quiçá, doravante, nas academias, palestras, conferencias e produções cientificas outras), a meu ver incontestáveis. Leviano e demasiado apoteótico, o artigo. Um apoio não solicitado a FHC, enquanto político. Foi assim que o encarei.

Em continuidade a este post, (que para os que não gostam muito de ler, aconselho de antemão que desistam o quanto antes, porque o caminho ainda é longo), caro amigo JP respeito sua opinião e maneira de encarar as coisas, contudo, é embasado nessa democracia, que citas no teu comento, que o autor do texto mostrou efusivamente sua opinião. Justamente pelo fato de vivermos num país democrático é que temos a discricionariedade de não acompanharmos a maioria.

Não importa pra mim a maioria da aprovação que Lula tem no Brasil. Não importa pra mim se hoje muitos o idolatram, porque ele conseguiu dar peixes a classe de miseráveis que se conformam com pouca coisa, quando deveria ter feito, o que pregou a vida inteira, ensinar a pescar. Não me importam os índices de aprovação, eu não concordo com eles, e, mesmo sendo voto vencido, sinto-me no direito de expressar o que penso. 

Concordo com Guzzo e não vejo que ele atribuiu a falta de reconhecimento da intelectualidade de FHC ao fato de não elegerem os PSDbistas. Ao meu ver, ele apenas ressaltou um fato notório, que todos os que fazem sucesso com o seu mérito, são escanteados no Brasil, por pura inveja.

Bem, mas permita-me utilizar um outro artigo, que a amiga Luciana Roberta me enviou, também via e-mail, para aqui continuar expressando minha opinião a respeito do que eu penso de Lula. Gente, sem querer parecer rude, radical ou partidarista, aos admiradores de Lula peço-lhes que me perdoem, não é nada pessoal contra A ou B é simplesmente minha opinião. Respeito a opinião de quem gosta e quem admira o trabalho de Lula, contudo ainda não vi motivo para fazer o mesmo. Não pretendo mudar a opinião de ninguém, apenas promover o debate e deixar aberto o espaço para que, quem desejar argüir e me convencer do contrário, sentir-se à vontade.

Vejam o artigo de Arnaldo publicado no site da CBN:

VOTE NA DILMA ! (ARNALDO JABOR)

evitar 
As promoções da época!
Vote na Dilma e ganhe, inteiramente grátis, um José Sarney de presente agregado ao Michel Temmer.
Mas não é só isso, votando na Dilma você também leva, inteiramente grátis (GRÁTIS???) um Fernando Collor de presente.
Não pense que a promoção termina aqui.
Votando na Dilma você também ganha, inteiramente grátis, um Renan Calheiros e um Jader Barbalho.
Mas atenção: se você votar na Dilma, também ganhará uma Roseana Sarney no Maranhão, uma Ideli Salvati em Santa Catarina e uma "Martha Suplício" em S. Paulo.
Ligue já para a Dirceu-Shop, e ganhe este maravilhoso pacote de presente: Dilma, Collor, Sarney pai, Sarney filho, Roseana Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno, e muito, muito mais, com um único voto.
E tem mais, você também leva inteiramente grátis, bonequinhos do Chavez, do Evo Morales, do Fidel Castro ao lado do Raul Castro, do Ahmadinejad, do Hammas e uma foto autografada das FARC´s da Colômbia.
Isso sem falar no pôster inteiramente grátis dos líderes dos bandidos "Sem Terra", Pedro Stedile e José Rainha, além do Minc com uniforme de guerrilheiro e seqüestrador.
Ganhe, ainda, sem concurso, uma leva de deputados especialistas em mensalinhos e mensalões. E mais: ganhe curso intensivo de como esconder dinheiro na cueca, na meia, na bolsa ..., ministrado por Marcos Valério e José Adalberto Vieira da Silva e José Nobre Guimarães.
Tudo isto e muito mais!

Depois disso TSE, a pedido de Lula, retira comentário do Arnaldo Jabor do Site da CBN. Leia o comentário de Dora Kramer, Estadão de Domingo:

arnaldo_jabor_thumb[1]

'A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente 'Lula' até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa.'

Para completar o seu pensamento e não deixar espaço para incompreensão, Jabor ainda assevera sobre ‘a verdade que está na cara, mas não se impõe’. Com isso finalizo este post fazendo uso das palavras de Juninho Gomes, também colega de Direito, “Não sou Obama e nem Arnaldo é Lula, mas tenho que dizer, que ele (Arnaldo) ‘É O CARA’”. Leiam e divulguem o artigo. Ah, sintam-se a vontade e comentem.

A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE.
(ARNALDO JABOR)
O que foi que nos aconteceu?
No Brasil, estamos diante de
acontecimentos inexplicáveis, ou melhor,´explicáveis´ demais.
Toda a verdade já foi descoberta, todos
os crimes provados, todas as mentiras percebidas.
Tudo já aconteceu e nada acontece.

DilmaDandoDedo

Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola.
A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira!!!!!!!
Claro que a mentira sempre foi a base do
sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, mas nunca a
verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil,
impotente, desfigurada!!!!!!!!

Os fatos reais: com a eleição de Lula,
uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público
para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos!!!!
Os culpados são todos conhecidos, tudo
está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os
tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e
ignora tudo !!!!!

Questionado ou flagrado, o psicopata não
se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do
mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente
nem remorso nem vergonha do que faz !!!!!
Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder. Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de ´povo´, consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações ´falsas´, sua condição de cúmplice e Comandante em ´vítima´!!!!!

E a população ignorante engole tudo..
Como é possível isso?
Simples: o Judiciário paralítico entoca
todos os crimes na Fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a
dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF.
Os delitos são esquecidos, empacotados,
prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria
desmoralização Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis,
pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que
escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse
governo.

Sei que este é um artigo óbvio,
repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito...
Está havendo uma desmoralização do
pensamento.
Deprimo-me:
Denunciar para quê, se indignar com quê?
Fazer o quê?´
A existência dessa estirpe de mentirosos
está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as
palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais,
nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do
lulo-petismo.

A cada cassado perdoado, a cada negação
do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias
não correspondem mais Aos fatos!!!!!
Pior: que os fatos não são nada - só
valem as versões, as manipulações.
No último ano, tivemos um único momento
de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o
Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos
de nossa política.

Depois surgiram dois grandes documentos
históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do
procurador-geral da república. São verdades cristalinas, com sol a Pino.
E, no entanto, chegam a ter um sabor
quase de ´gafe´.
Lulo-Petistas clamam: ´Como é que a
Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara!
Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio
Amaral não mentiu em nome do PT ? Como ousaram ser honestos?´
Sempre que a verdade eclode, reagem.
Quando um juiz condena rápido, é chamado
de exibicionista´. Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão
(lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de
´finesse´ do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a
polícia estava chegando....

Mas agora é diferente.

As palavras estão sendo esvaziadas de
sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para
contestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova,
uma neo-língua empobrecedora da ciência política, uma língua
esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro
político simplista que está se consolidando no horizonte.
Toda a complexidade rica do país será
transformada em uma massa de palavras de ordem , de preconceitos
ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o
Populismo e o simplismo.

Lula será eleito por uma oposição
mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em ´a favor´ do povo e
´contra´, recauchutando significados que não dão mais conta da
circularidade do mundo atual. Teremos o ´sim´ e o ´não´, teremos a
depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos
a volta da oposição Mundo x Brasil, nacional x internacional e um
voluntarismo que legitima o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.
Alguns otimistas dizem: ´Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de Verdades´!

ESSE TEXTO PRECISA E DEVE SE TRANSFORMAR
NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU !!!
TSE determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário