SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Carona Amiga

Você costuma dar carona?

Ontem o RN TV iniciou uma matéria com essa indagação e fiquei refletindo quantas e quantas vezes fiquei naquele sol escaldante da UERN, tentando pegar carona para chegar ao centro.

carona

Enquanto ouvia aqueles alunos dando entrevista e mostrando a dificuldade que eles encontram para chegar até a UFERSA e UERN, porque muitos motoristas passam e os ignoram, pensava como este mundo é desigual e como muitas vezes precisamos ter uma força de vontade imensurável, às vezes sobre humana para não desistir de nossos sonhos.

Quando fiz minha primeira graduação, estudei os dois primeiros anos pela manhã e como já lecionava na época, tinha que está na escola em Gov. City, às 13:00h para ensinar. Assim, não podia me dar ao luxo de esperar pelo ônibus que transportava os alunos até a nossa cidade, pois o mesmo só saia de lá ao meio dia e ainda percorria quase toda Mossoró, para poder se deslocar para o seu destino. Não tendo outro jeito recorria as caronas e cheguei a passar mais de meia hora, em pleno Sol, esperando alguém ter boa vontade e ofertar uma carona.

A exemplo de muitos que ali se encontram e outros tantos que já passaram por lá, sofri muito. Sofri tanto que as vezes me pergunto aonde encontrei tanta força de vontade, para persistir e concluir meu curso. Coisas de Deus mesmo. Nessa segunda graduação também não foi diferente, quando comecei tive que recorrer a caronas, tanto de dia, quanto de noite. Por dois anos fazia a faculdade a noite trabalhava em duas escolas, uma em minha cidade e outra em Mossoró, e, tinha que me rebolar pra dar de conta de toda essa responsabilidade.

Mas voltando a matéria, ela tratava da ausência e insuficiência dos transportes públicos, para atender esta necessidade específica e apelava às pessoas que possuem carros próprios, para os mesmos se solidarizarem com a situação e contribuir para minimização deste problema. 

josivan-barbosa-ufersa-foto-cezar-alves

A reportagem mencionou a “Campanha Carona Amiga”, empreendida pelo Reitor da UFERSA, Josivan Barbosa, que se sensibilizando com o problema enfrentado pelos alunos, resolvera colocar placas em locais estratégicos, onde é ponto para os caroneiros, com a frase CARONA AMIGA. visando sensibilizar os motoristas a pararem e ofertarem carona a quem necessita.

Um exemplo a ser seguido e por isso entro na luta com ele. Amigo, você que tem oportunidade de ajudar a quem necessita, seja nessa campanha ou em outra qualquer, não passe de largo, não finja que não ver. Ignorar não resolve o problema, pelo contrário, só aumenta. Sei que não somos responsáveis pela desigualdade social e outras mazelas de nosso país, contudo, se cada um de nós fizéssemos um pouco, só um pouco do que está ao nosso alcance, contribuiríamos para minimizar com o sofrimento de muita gente. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário