SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Deu no The Place

Acabei de ver uma matéria publicada no The Place que não poderia deixar de aqui postá-la também, nem tão pouco eximir-me de dizer algo sobre o assunto. A matéria versa sobre a abordagem da Polícia Rodoviária Federal, ao ônibus dos estudantes de Gov. Dix-sept Rosado do turno matutino.

Polícia Federal aborda o ônibus dos estudantes universitários de Dix-sept Rosado

Soube agora há pouco, que a Polícia Federal, depois de receber denúncia anônima, parou e abordou o ônibus dos estudantes de Dix-sept Rosado, do turno matutino.

Segundo comentários, o ônibus estava superlotado, com mais de 20 alunos viajando em pé. Até onde soube, os policiais lavraram um ato de infração, não sei se contra o motorista ou se contra o proprietário do veículo.

A situação dos estudantes universitários de Dix-sept Rosado é bem complicada e merece especial e criteriosa atenção por parte do Secretário Municipal de Educação, Diassis Araújo e da Prefeita Lanice Ferreira.

São muitos os comentários de abusos cometidos contra os estudantes, bem como exageros no que diz respeito ao número de passageiros transportados por viagem.

Já vivi toda essa problemática, e sei que a vida de universitário na terrinha nunca foi fácil. O problema não vem de hoje. Já vi, ouvi, e até vivi absurdos cometidos contra estudantes, principalmente nas administrações dos ex-prefeitos Gilberto Martins e Adail (e Anax) Vale.

O que é necessário para tudo isso ser resolvido, é bom senso. Mandar que constituam e também dêem poderes às comissões dos ônibus, que não tem que pedir favores ou serem rebaixadas por nenhum proprietário de ônibus. Os donos dos ônibus, são apenas locatários dos veículos e não devem determinar rotas, horários ou decidir quem anda ou não anda no transporte. Devem sim (por obrigação contratual), destinar um veículo com motorista, em condições de tráfego e a mínima segurança exigida, e acima de tudo, respeitar todos os estudantes, afinal eles estão ali exercendo um direito deles, que está grafado na constituição do país.

Voltarei a tratar sobre o assunto a posteriori, quando tiver mais detalhes sobre o ocorrido.

Já assumi a comissão do ônibus, acredito eu, por quase dois anos e sei na prática o quão espinhoso é lidar com essa função.

Júnior Wilton fala em seu post dos abusos cometidos contra estudantes nos ônibus de nosso município e isso é fato conhecido por todos nós que já fizemos uso desse serviço. Também vi e vivi inúmeros descasos para conosco, e como ele afirma em seu post, isso não é de hoje, vem de longas datas.

Já vi no passado, uma pessoa da Comissão ser chamada de ladra e quase expulsa pelo dono do ônibus, quando na época, nós alunos ainda éramos responsáveis por metade do contrato do ônibus. Acredito, que não apenas nós, que neste momento nos posicionamos contra qualquer espécie de desrespeito para com os estudantes, mas todos os demais, se forem interrogados terão diversas experiências que viram, viveram e testemunharam de total e completo descaso e falta de comprometimento por parte dos donos de ônibus.

Pelo que conheço do amigo Diassis tenho convicção que ele fará o que estiver ao seu alcance para sanar o problema que ora se levanta. Se há realmente excesso de passageiros nos ônibus, se há alguma espécie de desrespeito com a legislação e com os alunos que diariamente se arriscam nas estradas em busca de melhorias, algo preciso ser feito e de forma emergencial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário