SEJAM BEM VINDOS

sábado, 28 de agosto de 2010

Você tem cuidado do seu peso?

Matéria veiculada no G1 da globo faz alerta sobre o crescente desenvolvimento da obesidade, mal que atinge muitos brasileiros.

Necessário atentarmos que para o combate deste mal é preciso nos conscientizar de que somos nós os responsáveis por ele e entendermos que evitá-lo é um ato que  está além da simples vaidade, é uma questão de saúde pública, fato que deve ter uma atenção especial por parte dos nossos governantes.

gordinho_comendo 

Comumente vemos que quando alguém se preocupa com o seu peso e tenta não ultrapassar os limites da gula, é na maioria das vezes mal interpretado como e apenas fizesse aquilo por precupar-se com o padrão de beleza exigido atualmente. Contudo, impende ressaltar que atitudes como estas apenas corroboram com a propagação de se atender aos apelos do paladar, que na maioria das vezes serve ão somente para levar muitas pessoas a se refugiarem e depositarem suas ansiedades no ato de comer.

Vejam a matéria e tentem manter o controle:

Em vez do jantar, um lanchinho. Se pudesse, Fernanda Fonseca, de 20 anos, comeria muito mais. "Se eu tivesse muito dinheiro eu teria muitas tortas alemãs na minha casa".

Quase metade dos brasileiros com mais 20 anos está acima do peso. Cerca de 15% são obesos. A proporção de homens gordinhos é maior do que a de mulheres.

"É um desastre, não dá para fazer dieta. Se pudesse comia o dia inteiro, mas tem que dar uma segurada", afirma Pablo Vallejos, de 21 anos. Mas elas são maioria quando se trata de obesidade.

A região sul é a que concentra mais homens e mulheres com excesso de peso.

Ao contrário do que se poderia imaginar, a briga com a balança é mais frequente entre os brasileiros que ganham mais, e que teriam condições de se cuidar melhor.

De acordo com a pesquisa, os gordos são maioria entre os homens de família com mais de cinco salários mínimos por pessoa. Nas mulheres o excesso de peso prevalece nas famílias com renda de até dois salários por pessoa.

"Os hábitos errados de comer vem muito na esteira das lanchonetes, comidas fast foods, comidas que são muito ricas em gorduras, carboidrato e que na realidade são muito agradáveis ao paladar e que fazem com que muitas pessoas só se alimentem desse tipo de comida. Isso, claro, que vai ajudar a ganhar peso e vai ajudar a engordar. Quanto mais recursos a pessoa, tem mais acesso a esse tipo de comida ela terá também", diz o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Ricardo Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário