SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A ÁGUA NO MICROONDAS

Recebi um e-mail com algumas informações sobre o uso do Microondas, não sei até que ponto o teor do conteúdo que postarei é verídico, todavia, deixo-o, haja vista que a atitude de precaver-se é sempre bem vinda.

Se alguém puder acrescer alguma informação sobre o assunto, o espaço estará aberto. 

Faz 5 dias meu filho de 26 anos decidiu tomar uma xícara de café instantâneo.
Pôs para aquecer no microondas (algo que já havía feito antes em várias ocasiões) uma xícara somente com água.

Não sei exatamente por quanto tempo o programou mas me disse que queria que a água fervesse.
Quando o tempo acabou o forno se apagou e ele tirou a xícara do forno.

nuncaaguamicroondas

Enquanto olhava a xícara se deu conta que a água não estava fervendo; todavia, a água saltou diretamente para seu rosto. Ele a soltou de suas mãos depois que a água havia saltado para seu rosto devido a energia acumulada. Todo seu rosto têm feridas de 1º e 2º graus e é muito provável que o rosto ficará marcado. Além de haver perdido a vista parcialmente do olho esquerdo. Enquanto estávamos no hospital o doutor que o atendia comentou que estes tipos de acidentes eram muito freqüentes e que nunca deveria por somente água para aquecer em microondas.
Se se aquece água desta forma sempre se deve pôr algo na água, um palito de madeira ou um sachê de chá, mas se se vai aquecer somente a água é melhor usar o fogão à gás.

Isto é o que um professor de física disse a respeito: 'Obrigado por me enviar a mensagem advertido-me a cerca da água em microondas. Soube de vários casos. Isto é causado por um fenômeno conhecido como super..-aquecimento' . Pode acontecer em qualquer momento que a água está aquecendo especialmente se o utensílio que se está usando é novo.

O que acontece é que a água se aquece muito mais rápido que as borbulhas que começarão a se formar. Se a xícara é nova não têm nenhum raspão ou ranhura por onde as borbulhas possam ir e possam começar a borbulhar na água que já está fervendo, de tal maneia que a água vai aquecendo sobre passando o tempo de ferver (como quem diz ferve...e ferve... e ferve....).

O que acontece então é que a água se obstrui, fica estancada e ao contato com o ar a água salta com força pela energia contida.
Por favor enviem esta mensagem a todos seus amigos, poderão evitar uma grande dor e sofrimento.

6 comentários:

  1. esse caso é interessante, mas infelizmente acontece pq normalmente não gostamos de física ou não entendemos alguns fenômenos...vou tentar explicar como ocorre e evitar em poucas linhas, isso ocorre não devido a vasilha nova ou não,a água pode ultrapassar a temperatura de 100º sem que ela ferva de fato, a energia concentrada nas moléculas é tão grande que qualquer perturbação externa a reação é instantânea é uma explosão de fato, pois a agitação das moléculas faz isso. A maneira mais simples de evitar é sempre colocar a vasilha de forma q ela não fique no cento da bandeja do microondas, assim, ela fica meio q dançando e movimenta a água no interior, fazendo com q ela não acumule energia cinética, e quando retirar a vasilha do microondas nunca direcionar para o rosto...espero ter sido claro...rsrsrs...abraços

    ResponderExcluir
  2. Valeu amgigo Charles pela explicação, sem dúvida esclareceu bastante e contribuiu para o meu aprendizado. Realmente não gosto de física amigo, pra não dizer que detesto, rsrsrs, mas é assim mesmo, já pensou se todos nós gostássemos das mesmas coisas, seria desinteressante não acha?
    Obrigada pelos esclarecimentos, fico muito grata com sua interação e contribuição.

    ResponderExcluir
  3. concordo plenament...todos iguais...impossivel...tb não morro de amores, porém qndo tornamos conhecimentos em fisica, quimica e matematica uteis e presentes no nosso dia-a-dia fica mais interessante e facil absorção...Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Charles, fiquei com uma dúvida: para que a água se aqueça a mais de 100°C sem ferver é necessário que a pressão exercida sobre o líquido seja maior que 1atm (em nossas condições, com altitude próxima ao nível do mar). Esse fenômeno pode realmente acontecer em pressão normal?
    Abração e espero resposta. Fiquei intrigado.

    ResponderExcluir
  5. A pressão de 1atm é a nivel do mar, estamos numa região muito proximo ao mar como vc mesmo reportou, a variação de altitude aki faz cm que a variação de pressão seja praticamente nula...por exe, a água ferve no monte everest a 76°C,ma altitude de 8.848m, quer dizer fazendo um relação simples a variação sera despresivel...lembrando q pressão é força sobre área.vlw...

    ResponderExcluir